Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 19, 2014

Inundações na Sérvia e na Bósnia matam mais de 40 pessoas

Cerca de 50 mil estão desabrigados nos dois países, nos Bálcãs.
Diques protegem central de energia na Sérvia.

 

Da France Presse
Foto, tirada no domingo e divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Exército da Bósnia, mostra cidade de Brcko inundada (Foto: AP) 
Foto tirada no domingo (18) e divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Exército da Bósnia mostra cidade de Brcko inundada (Foto: AP)
 
 
As piores inundações registradas em mais de um século na Sérvia e na Bósnia, dois países europeus da Península Balcânica, deixaram 47 mortos até o momento e obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira (19). 

Nos dois territórios, cerca de 50 mil moradores foram retirados das áreas afetadas pelas águas.

Já na Croácia, onde as tempestades atingiram a região leste, uma pessoa morreu e 15 mil foram afetadas. 

Nesta segunda, as escolas do país amanheceram fechadas.

"O que aconteceu é algo que ocorre uma vez a cada mil anos, não cem, mas mil anos", afirmou o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

Por enquanto, os esforços das equipes de resgate estão concentrados no Rio Sava, que nesta segunda atingiu seu maior nível na Sérvia e na Bósnia.

Carro é visto em alagamento na cidade de Obrenovac, na Sérvia, nesta segunda-feira (19) (Foto: Antonio Bronic/Reuters)Carro é visto em alagamento na cidade de Obrenovac, na Sérvia, nesta segunda-feira (19) (Foto: Antonio Bronic/Reuters)
 
 
Apesar disso, o dia era de sol na região, sem chuva, e o nível dos rios menores começou a registrar queda.

Na Sérvia, muitas pessoas foram abrigadas em centros coletivos, principalmente em Belgrado, sob a supervisão de voluntários da Cruz Vermelha e de psicólogos.

Os diques instalados por milhares de voluntários ao longo do Rio Sava e ao redor da central de energia Nikola Tesla conseguiram conter a água no domingo à noite, informou o canal estatal RTS. 

A central, localizada perto da cidade sérvia de Obrenovac – uma das mais prejudicadas pelas inundações e responsável por produzir 50% da energia elétrica consumida no país –, estava cercada de água.

O ministro da Energia, Aleksandar Antic, disse que a defesa do entorno era "crucial" para a estabilidade do sistema energético do país.

O tenista sérvio Novak Djokovic - que chamou as inundações de "catástrofe bíblica" e apelou por ajuda da comunidade internacional - anunciou que doará às vítimas a totalidade do prêmio de 700 mil euros que recebeu ao conquistar o Masters 1000 de Roma, segundo a imprensa local.

Na Bósnia, onde um terço do território está debaixo de água, surge uma nova ameaça. 

Com os deslizamentos de terra, as autoridades advertiram sobre possíveis deslocamentos dos campos de minas terrestres da guerra que aconteceu entre 1992 e 1995.

O número de minas é calculado em 120 mil.

Os painéis que indicavam as áreas com minas também foram destruídos.

Samac (nordeste da Bósnia), onde quase todos os 26.000 habitantes foram retirados em botes infláveis e helicópteros, permanecia inundada nesta segunda-feira, assim como dezenas de localidades desta região do país.

Milhares de famílias tiveram de ser enviadas a abrigos (Foto: Reuters)Milhares de famílias tiveram de ser enviadas a abrigos (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...