Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 29, 2014

Pesquisa mostra Dilma com 37%, Aécio com 21,6% e Campos, 11,8%

Instituto MDA fez levantamento a pedido da Confederação do Transporte.
Dilma perdeu 6,7 pontos percentuais em comparação com último estudo.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (29) mostra que, a menos de seis meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) registrou 37% das intenções de voto e se mantém na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. 

Na pesquisa anterior, divulgada em fevereiro, ela aparecia com 43,7%.

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) aparece na segunda colocação do levantamento, com 21,6%. 

Em fevereiro, ele havia obtido 17% das intenções de voto. 

Já o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, se manteve na terceira colocação do levantamento do MDA, com 11,8% (9,9% na pesquisa anterior).

No cenário em que Dilma aparece com 37% das intenções de voto, foram apresentados aos eleitores apenas o nome dela, de Aécio e Campos.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuias para mais ou para menos. 

O MDA ouviu 2.002 eleitores entre os dias 20 e 25 de abril em 137 municípios de 24 unidades da federação. 

Por ser ano eleitoral, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como determina a regra do processo eleitoral, sob o número BR00086/2014.


Outros candidatos

Em outro cenário com seis candidatos, Dilma mantém a liderança com 36,5%, Aécio aparece com 21,5% e Campos registra 11,2%. 

O candidato José Maria Eymael (PSDC) tem 0,6%, Levy Fidelix (PRTB), 0,4%, e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também aparece com 0,4%.

Dos entrevistados, 19,2% afirmaram que votariam branco ou nulo e 10,2% não sabem ou não responderam.

Em um terceiro cenário, no qual aparecem outros candidatos "nanicos", Dilma aparece com 36,4%, Aécio tem 21,2% e Eduardo Campos registra 11,1%. 

O senador Magno Malta (PR-ES) aparece na quarta colocação, com 0,6%, seguido por Pastor Everaldo, do PSC (0,4%), Randolfe Rodrigues, do PSOL (0,4%), José Maria Eymael, do PSDC (0,4%), e Levy Fidelix, do PRTB (0,3%). 

Dos eleitores ouvidos no levantamento, 19% afirmaram que votariam branco ou nulo e 10,2% não sabem ou não responderam.

Segundo turno

Conforme os dados, em qualquer cenário há tanto possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno ou de ocorrer segundo turno. 

Dilma vence no primeiro turno se tiver mais do que a metade da soma dos demais candidatos. 

Apesar de isso ocorrer em todos os cenários, a margem de erro impede qualquer afirmação.

Em eventual segundo turno com Aécio Neves, Dilma teria 39,2% contra 29,3% de Aécio. 

Dos entrevistados, 22,8% votariam branco ou nulo e 8,7% não sabem ou não responderam.

Contra Eduardo Campos, Dilma teria 41,3% contra 24% de Campos. 

Votariam branco ou nulo 24,4% e não sabem ou não responderam 10,3%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Dilma lidera com 20,5% das intenções de voto. 

Aécio Neves aparece na sequência com 9,3%.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em terceiro com 6,5%, e a ex-senadora Marina Silva, que deve ser vice de Campos pelo PSB, registra 4,5%. 

Eduardo Campos aparece depois com 3,6% das intenções de votos. 

Dos entrevistados, 1,4% votariam em outros candidatos, 14,1% votariam branco ou nulo e 40,1% não sabem ou não responderam.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...