Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 25, 2014

A Verdade que aos surdos não interessa

"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas,
em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar,
socorros, governos, variedades de línguas".
( I Coríntios 12.28)

"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem".
(I Coríntios 14.40)


Meditando nesses versículos, podemos entender por que há tanto desacerto e tanta incoerência em boa parte do comportamento e dos ensinos protagonizados por muitos “líderes” atuantes hoje no meio dito evangélico.


São lobos astutos travestidos de líderes, que se aproveitam da forma como o sistema “funciona” e do modo como está organizado. 

São profissionais eclesiásticos que buscam primeiro e antes de qualquer coisa, seu próprio bem-estar e interesses pessoais, camuflados em discursos, como quem busca, propaga, defende e vive o Reino de Deus. 

Mas na verdade estão longe de toda essência e verdade daquilo que seja o santo e bíblico evangelho de Cristo Jesus.


São estes os que almejam tomar conta de tudo e organizam “convenções” para lhe respaldar. 

São líderes que combatem qualquer pregação ou pessoa que possam colocar em risco o seu “apostolado”.


Alardeiam toda novidade que aparece na praça, investem em qualquer estratégia evangelística que esteja “dando certo”. 

Imitam e copiam descaradamente todo tipo de evento que dê retorno financeiro e que atraia mais pessoas para os seus currais. 

Chamam de “mover de Deus”, qualquer coisa que promovam, e assim enganam multidões. 

Semelhantemente, muitos irmãos abrem mão da capacidade de pensar e se deixam manipular pelos tais.


Nesse contexto de “liderança”, qualquer pensamento que tenham é atribuído à voz do Espírito Santo. 

Qualquer pretensão que cultivem é chamada de ordem de Deus. Qualquer palavra que falam são profecias. 

E quando pensam ou imaginam toda sorte de situações sobre fatos ou pessoas, imediatamente afirmam tratar-se de uma “revelação”.


São amantes do reconhecimento público, gostam do aplauso, da admiração, de serem aclamados por títulos semelhantes aos autênticos servos de Deus da era bíblica e se orgulham de serem vistos como homens cheios do Espírito Santo, muitas vezes simulando línguas estranhas em todas as ocasiões, claramente afrontando a Palavra de Deus, que afirma: “
E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 

Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus". (I Coríntios 14:27-28).


Alguns pregadores usam e abusam das técnicas de manipulação de massas; gritam exageradamente durante muito tempo, até conseguirem influir no emocional das pessoas; alteram a velocidade do discurso, o tom de voz, e assim persistem até que todos estejam gritando, chorando, numa catarse coletiva. 

E a esse tipo de histeria, que não passa de técnica de manipulação mental, chamam de presença do Espírito Santo.


O Espírito Santo pode agir e fazer o que quiser, do jeito que quiser e se manifestar das mais variadas formas, Ele é Deus, Ele é Soberano. 

Não ouso questionar as genuínas ações do Espírito Santo, nem o jeito que Ele opera. 

Também creio e prego sobre dons espirituais e sobre o poder de Deus. 

No entanto, o mesmo Espírito Santo que se manifesta em poder é o que inspirou homens a escrevem as sagradas letras das Escrituras. 

Logo, o Espírito Santo jamais seria o autor e motivador de ações esquizofrênicas e desvairadas, que assemelham a Casa de Deus a um manicômio e que a própria Bíblia reprova. 

Muitos irmãos se deixam levar pelo emocionalismo e se esquecem desse fundamental detalhe.


Está escrito na Palavra: “
Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. 

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 

Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?" (I Coríntios 14.21-23).


É preciso ter cuidado com esse tipo de prática. É preciso ordem no culto. 

É preciso entender que o espírito do profeta está sujeito ao profeta e não se deixar levar pelas emoções e muito menos tentar manipular o sentimento dos outros.


É preciso cuidar para não escandalizar as pessoas que visitam as igrejas e chegam sedentas de Deus, mas que saem de nossos recintos assustadas e portando a pior imagem possível a nosso respeito. 

Fomos chamados para ganhar o mundo e não para sermos ridicularizados por ele.


Não obstante, também percebemos uma nítida técnica de amedrontamento das ovelhas, com o óbvio propósito de mantê-las sob controle. Shows e espetáculos dão a tom da versão gospel do pão e circo. 

Ensina-se apenas o básico e não se dá alimento verdadeiramente sólido ao rebanho. 

Criam-se doutrinas baseadas em “visões” e “revelações” (bem à moda das seitas e heresias), regulamentos e regras ridículos, que visam, antes de qualquer coisa, manter as rédeas curtas, gerando proibições e imposições humanas, baseadas em usos e costumes, sendo a maioria desprovida de qualquer embasamento bíblico.


Tais “pastores, apóstolos, bispos, patriarcas” mantém o rebanho o tempo todo envolvido com novidades, deixando-os afastados da séria teologia bíblica, para que assim não cresçam, ficando eternamente subservientes à sua dependência.


Não aprendem a exercer o seu direito de cidadãos do céu, não são ensinados sobre mordomia cristã, sobre renúncia e cruz, nada sabem acerca de santificação e testemunho. 

Perecem com o medo de demônios, vivem prisioneiros de superstições, aprendem regras, cumprem o que conseguem, mas são cristãos sem plenitude, dependentes, raquíticos espiritualmente e facilmente manipulados para entregarem dinheiro em troca de supostas bênçãos dos céus.


Graças a Deus, que por outro lado, o Espírito Santo está fazendo cair as máscaras de tais “crentes” e provocando um verdadeiro mover entre aqueles que de fato têm sede de Deus.


Isso está provocando algumas reações contrárias, gerando antagonismos. 

É fácil compreender a razão, pois quem busca a face de Deus, encontra. 

Quem tem sede, é saciado. E quanto mais íntimo de Deus, quanto mais dependente dEle você for, menos você vai depender dos homens com suas regras carnais e loucuras heréticas.


Deus está levantando uma geração capaz de se derramar diante de DEle, sem a necessidade de se submeter às normas e rituais preestabelecidos por impostores do ministério; uma geração  que quebra as regras do mantra gospel e se entrega verdadeiramente à adoração sincera, com a alma, sem necessidade de manipulação, sem apelos à prosperidade, sem nada exigir de Deus, sem G12 e sem “profetas do ego”.


Ovelhas precisam ser conduzidas, é verdade. Mas precisam ser conduzidas por pastores autênticos ao Pastor por excelência, o Sumo Pastor, que é Jesus Cristo. 

O Evangelho é simples e é essa simplicidade que precisa voltar. 

O poder de Deus não envelhece. 

A Igreja não precisa de “novas unções”, de “novas visões” e muito menos de “novos apóstolos”. 

A Igreja está distante da Bíblia e é de Bíblia que ela precisa.


Deus está perto. 

É preciso aprender “chegar-se a Ele e Ele se chegará”... ovelhas são ovelhas. 

Pastores são pastores. 

Todos são irmãos. 

Isso que precisa ser restabelecido. 

Relação entre irmãos e não dependência mística entre gurus e seguidores.


São as complicações que o homem colocou no Evangelho... são as deturpações que o homem fez na verdadeira doutrina, que dão margem a tantas heresias que hoje se evidenciam.


"Por isso que existem tantas ovelhas “perdidas” dentro da casa do Pai. 

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. " (II Coríntios 11:3)


Procure crescer no conhecimento da Palavra, procure conhecer a verdade e a verdade te libertará (João. 8.32). 



Pr. Reinaldo Ribeiro 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...