Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Parauapebas no Pará e Água Fria na Bahia duas cidades com históricos administrativos parecidos

No final de dezembro do ano que já se foi, eu e minha esposa Gina Miuki Mikawa Barreto, resolvemos aguardar a chegada de 2014 na Bahia visitando meus familiares que há quase uma década não nos  viamos, principalmente minha querida mãe Estelita Desiderio Barreto, que no último domingo (05), completou 87 anos de vida com muita saúde e bastante lúcida e alegre. 

Na oportunidade visitamos o município de Água Fria, cujo prefeito é o nosso primo Vanjo Desiderio pelo fato do mesmo está conectado com o nosso Facebook e sempre estamos acompanhando suas ações como gestor daquele município. 

Em conversa com o mesmo, descobrimos que àquele pequeno município tem algo em comum com o município de Parauapebas. 

Ambos sofreram ao longo dos anos a dilapidação dos cofres públicos pelos gestores que os governaram, impedindo assim o progresso e a evolução dos mesmos. 

A diferença está somente no montante de dinheiro desviado em cada município por causa da grande diferença da arrecadação compatível com sua população e recursos regionais. 

Mas o modus operandi dos alcaides que os governaram foram os mesmos. 

O município de Água Fria sobrevive apenas com o Fundo de Participação Municipal-FPM, Parauapebas recebe milhões e milhões de reais por mês de repasse da Vale em função da exploração de minérios extraídos em solo do município, fora outras fontes de arrecadação. 

Visitando aquele município, percebe-se que aos poucos, o prefeito Vanjo Desiderio, filho da terra, formado em Letras, ex-diretor da escola estadual no município, está mudando a cara do mesmo, apesar dos parcos recursos que entram nos cofres da prefeitura. 

Eleito pelo Partido dos Trabalhadore-PT, tem feito a diferença diante de tantos outros que se elegeram pela mesma sigla partidária do meu primo, provando que os escândalos que têm envolvido todos os partidos políticos brasileiros não é uma questão partidária e sim de desvio de caráter e conduta de alguns de seus membros. 

Parabéns ao prefeito Vanjo Desiderio e sua equipe de trabalho pelo desenvolvimento e progresso que você tem proporcionado a este município baiano com o grande objetivo de promover aos munícipes uma qualidade de vida como nunca eles experimentaram em gestões anteriores. 

Que neste ano de 2014 a população água-friense possa ser surpreendida com surpresas agradáveis e alvissareiras. 

Vejam abaixo um pouco da história de Água Fria. 

Texto e fotos do Jornalista Valter Desiderio Barreto.


HISTÓRIA DA CIDADE

Município criado por força de Resolução Régia de 28.04.1727 com o nome de Vila de São João Batista de Água Fria. 

Posteriormente, Decreto Imperial de 1832 fez mudar sua sede para o arraial de Purificação (atual Irará), não tendo, porém, sido executado. 

Em 1842, Resolução Provincial extinguia o município e criava o de Purificação de Campos (atual Irará). 

O município foi restaurado por Lei Estadual de 13.07.1962, com território desmembrado de Irará. 

A sede, criada freguesia pelo Alvará Régio de 11.04.1718, o nome de São João Batista de Água Fria, foi elevada à categoria de cidade quando da lei que restaurava o município.

Gentílico:

água-friense

População:

15.726 habitantes 

CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz. 

É também a oportunidade de desfrutar a natureza. 

Venha conferir.

Clima:

sub-úmido a seco

Temperatura Média:

28º C

COMO CHEGAR:

Saindo da Capital BR 324 Sentido Feira de Santana entra em no Posto São Luiz sentido Conceição do Jacuipe, Coração de Maria, Irara, Água Fria.

Localização:

Feira de santana 

Limites:

Irará, Santanópolis, Ouriçangas, Inhambupe, Sátiro Dias, Lamarão, Serrinha e Biritinga

Acesso Rodoviário:

Vindo de Feira de Santana BR 116 norte entra à direita após o posto Trevo Sentido Santanopolis, Irara.

Vindo de Serrinha BR 116 sul entra na Muribeca sentido Lamarão Água Fria
Vindo de Alagoinhas Sentido Aramari, Ouriçangas Irara Água Fria.

Distâncias:

Da Capital:

146 km    

Igreja Matriz













Foi construída por índios domesticados e escravos vindos da África nos porões dos navios negreiros no inicio do século XVI, época em que também vieram colonos portugueses para colonizar a nova terra

Terras onde hoje é o atual Município de Água Fria, eram habitadas por índios tapuias, cuja aldeia foi encontrada por Padres da Companhia de Jesus – Jesuítas – que, encantados com a fertilidade de suas terras e abundância de água e densa floresta, aqui se instalaram em meados de junho de 1562, razão pela qual, escolheram como Padroeiro São João Batista, iniciaram a catequese dos índios e iniciaram também a construção da Igreja que ainda hoje domina a paisagem e impressiona pela imponência. 


Prefeito Vanjo falando com Gina sobre problema de água no município


Os primos Desidério colocando o papo em dia...








Prefeito Vanjo com sua tia Miranda e Gina Mikawa 




Prefeito Vanjo nos conduzindo a residência de minha irmã Lucy




Uma das ruas de Água Fria muito bem cuidada e limpa
















Prefeito Vanjo recebendo visita em sua residência de familiares




Gina Mikawa Barreto e D. Ester, genitora do prefeito Vanjo Desidério




Prefeito Vanjo na residência de minha irmã Lucy




Mercadinho da minha irmã Lucy e meu cunhado Manoel




Minha esposa Gina em uma das praças de Água Fria





Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...