Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Após matrícula, aprovado aos 14 em medicina diz que 'ficha não caiu'

Francisco Rodrigues se matriculou nesta segunda-feira em Sobral.
Estudante afirma que quer fazer Enem novamente neste ano.

 

Do G1 CE
5 comentários
Francisco passou em medicina aos 14 anos (Foto: Arquivo Pessoal) 
Francisco passou em medicina aos 14 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
 
Mesmo depois de realizar a matrícula para o curso de Medicina nesta segunda-feira (20), no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral, Francisco Rodrigues de Castro Júnior diz que a "ficha não caiu completamente". 

O estudante de 14 anos fez Enem pela primeira vez no ano passado e foi um dos 80 aprovados em dos cursos mais disputados. "A ficha vai cair de vez só no primeiro dia de aula", afirma.

De acordo com o calendário da UFC, nos 6 e 7 de fevereiro serão para a confirmação da matrícula e, no dia 10 de fevereiro, será o início das aulas do primeiro semestre para metade dos aprovados. 

Como ficou em 21° lugar de um total de 40 da ampla concorrência, se houver alguma desistência, Francisco poderá começar os estudos na universidade ainda em fevereiro. 

Caso contrário, ele começa a frequentar as aulas no segundo semestre.

O adolescente que cursou no ano passado o segundo ano do ensino médico recebeu na sexta-feira (17), o certificado de conclusão obrigatório para a matrícula. 

Independente das aulas no curso de medicina, Francisco afirma que vai fazer o Enem novamente este ano. "Farei para ver o quanto eu enferrujarei neste ano", explica.
O menino, que nasceu em Sobral mas passou toda a infância em Mucambo, a 281 quilômetros de Fortaleza, fez Enem pela primeira vez para testar os conhecimentos. 

No 2º ano do ensino médio, ele conseguiu 791,2 pontos na avaliação. “Fiz despretensiosamente. 

Não imaginava que teria essa pontuação. 

Meus amigos que falaram que com esse resultado conseguiria entrar em medicina na UFC”, conta.

Além de ser aprovado em medicina, Franciso também passou no vestibular tradicional da Universidade Estadual do Ceará (Uece), alcançando o primeiro lugar no curso de química. “Como soube da pontuação do Enem antes do resultado da Uece, já esperava que também me sairia bem”, afirma. 

Apesar da pouca idade e das opções, Francisco diz estar decidido em começar a cursar medicina o mais rápido possível. “Eu me acho novo, mas sei que consigo lidar com isso. 

Vai dar certo ”.

Veteranos

Depois que soube do resultado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Francisco passou a participar de um grupo em uma rede social de interação entre novatos e veteranos do curso de Medicina em Sobral.  


Lá, o “bicho”, como são apelidados os calouros, conheceu e foi batizado por outro cearense, Tiago Dirceu Saraiva, que teve uma história parecida com a dele.

Tiago, com 15 anos recém-completados, também foi aprovado no curso de medicina da UFC, no campus de Sobral. 

Quando fez o exame, ele tinha apenas 14 anos e cursava o 1° ano. 

Na época, ele também disse que fez o Enem para testar. "Fiz sem acreditar muito, quando saiu a nota, tive mais esperança. 

Me inscrevi no Sisu em Sobral e veio a surpresa", lembra o estudante.

Francisco diz que o veterano tem dado dicas sobre a faculdade e, mesmo sem encontrarem pessoalmente, os dois descobriram outras afinidades. "Ele me tira algumas dúvidas sobre a faculdade e acabamos nos identificando fora medicina. 

Nós dois gostamos de escrever e temos trocado textos", conta. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...