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segunda-feira, dezembro 16, 2013

PESSOAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS A FRENTE DA TECNOLOGIA ASSISTIVA”


A  escola 18 de Outubro, na zona rural de Parauapebas, distante da sede do município 16 quilômetros, convidou a equipe do departamento de meio ambiente do SAAEP, na pessoa do seu gestor Gesmar Costa, para se fazer presente ao encerramento do projeto “Pessoas com necessidades especiais a frente da tecnologia assistiva”, que aconteceu na última sexta-feira, 13, com o objetivo das educadoras ambiental ministrarem palestra através do "teatro de fantoches" sobre o sistema de tratamento de água desenvolvido pela autarquia no município, aos alunos, professores e pais de alunos que participaram do evento. 

Na oportunidade, as educadoras ambiental apresentou diversos produtos artesanais confeccionados por elas, à partir de materiais recicláveis. 

Texto e fotos do Jornalista Valter Desiderio Barreto.

 

JUSTIFICATIVA


Tecnologia assistiva é um termo ainda novo no processo de inclusão escolar é utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover vida independente. 

A escola deve ajustar-se a todas as crianças independentes das condições físicas, sociais e linguísticas.  

Pensando no tema que foi proposto chega a ser um grande desafio para a mesma vindo a contribuir significantemente, fazendo parte desta população que depende e precisa para que sua educação se complete com êxito de uma tecnologia que assiste nas suas necessidades.


(Segundo Francisco Gordinho) em seu livro online: Internet para necessidades especiais, entre os recursos necessários e individualizados a tecnologia assistiva está presente em situações onde haja necessidades de comunicação alternativa e ampliadas como podemos perceber a evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil e faz-se necessário divulgar, apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mostrando a comunidade escolar que é possível trabalhar com vários estratégias que  concebam e ampliam para minorar os problemas funcionais das pessoas com deficiências , desenvolvendo e mostrando atividades que são de suma importância para o desenvolvimento do ensino e aprendizado das pessoas com necessidades especiais.


OBJETIVO GERAL


·Ampliar o rol de conhecimentos da comunidade como um todo sobre a tecnologia assistiva.


OBJETIVO ESPECÍFICO


·Despertar o interesse dos alunos e comunidade para o tema.


·Especificar para que serve e como funciona a tecnologia assistiva e sua importância na inclusão e atendimento a  pessoa com necessidade especial.


·Motivar nossos alunos a serem agentes de transformação na concepção de inclusão tendo a tecnologia assistiva como fonte de conhecimento para essa mudança.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM


·Envolver os alunos em oficinas de construção de materiais, sendo esse momento de descontração e aprendizagem sobre o tema.


·Incentivar os alunos em pesquisas que possam ampliar o acervo de conhecimentos para que produzam materiais a serem utilizados na mostra para o público.


·Aproximar os alunos do conteúdo que está sendo trabalhado com o objetivo de estimular o conhecimento amplo e social sobre a acessibilidade.


ESTRATÉGIAS


·Realizar pesquisas sobre a tecnologia assistiva.


·Visitas de campo.


·Selecionar organizar e confeccionar materiais adaptados para expor na mostra.


METODOLOGIA


As atividades serão desenvolvidos durante o projeto a partir do trabalho com alunos e professores, através de visita de campo nas instituições de apoio NAPP, unidade de assistência e apoio aos deficientes visuais e o sorrir, pesquisas, online, internet. 

A organização das apresentações será a critério de cada professor por área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba o tema abordado buscando conhecer a tecnologia assistiva como um processo de desenvolvimento para o ensino aprendizagem, esta metodologia será voltada para os ciclos iniciais e ciclos finais e EJA, lembrando que as atividades desenvolvidas serão por turma com todos os alunos nos horários normais em que acontecem as aulas. 

Para que todos possam compreender e entender sobre o assunto que está sendo trabalhado, assim torna-se mais fácil para a coleta de dados para uma melhor apresentação pensando na pós mostra que será apresentado na escola, contendo tudo que precisa aprender, pertinente a temática do projeto.


A escola 18 de Outubro trabalhará com o sub-tema “Pessoas com necessidade especiais a frente da tecnologia assistiva”. 

Para fazer-se frente às apresentações serão escolhidos 10 alunos entre turmas e por modalidades da escola.


A culminância do projeto acontecerá no dia 06 de dezembro do corrente ano na escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber, estando organizado conforme segue:


·Apresentações do hino de Parauapebas em libras.


·Apresentações orais e escritas.


·Construção do arsenal de materiais que foram pesquisados.


·Exposição do material nos estandes e paredes do referido local onde serão as apresentações.


·Organização dos alunos.


·Divisão do arsenal de materiais a ser explorado e apresentado pelos alunos.


CONCLUSÃO


O objetivo desse trabalho traz para todos, uma fonte riquíssima de conhecimento, enfatizando e mostrando as pessoas com ou sem deficiências que através de todo arsenal de materiais que foi pesquisado que é possível proporcionar uma maior independência na qualidade de vida e inclusão social através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado e trabalho.


AVALIAÇÃO


Avaliar é a parte da ação pedagógica, sendo a base da reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. 

Por isso a mesma é processual se faz presente em diferentes momentos em situações variadas, respeitando assim a singularidade de cada um.


Por tanto as atividades desenvolvidas serão avaliadas usando alguns critérios;


Verificar se o material pesquisado é de fácil compreensão para todos.


Verificar se as metodologias e estratégias estão sendo trabalhados com a participação de todos.


Verificar a construção do material se está de acordo ao tema.


Verificar as produções textuais considerando coerência, coesão, parte gramatical e ortográfica.


Verificar a atitude dos alunos no momento da realização das atividades e apresentação.

 

Obs:

O texto acima com a programação, é de autoria da Coordenação Pedagógica da Escola







































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