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terça-feira, dezembro 24, 2013

Gestor do Saaep apresenta à imprensa relatório dos serviços prestados em 2013

Acompanhado de auxiliares diretos, o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Gesmar Costa, apresentou para membros da imprensa, nesta segunda-feira (23) no auditório da autarquia, relatório das atividades desenvolvidas pela autarquia em 2013. 

A apresentação das ações do Saaep desenvolvidas este ano foi acompanhada de café da manhã oferecido aos jornalistas.

No relatório, foram apresentados dados sobre repasse da Prefeitura de Parauapebas para o Saaep nos anos de 2012 e 2013; arrecadação de contas de água, despesas com folha de pagamento e encargos sociais; e frota de veículos e despesas com combustível, além de investimentos em projetos de ampliação nos serviços de captação, tratamento e distribuição de água no município.
Repasses
De acordo com o relatório apresentado, no período de janeiro a março de 2012 a prefeitura fez repasse ao Saaep no valor de R$ 2.620.580,09 e de R$ 1.998.034,64 no mesmo período de 2013. 

No segundo trimestre de 2012, o repasse foi R$ 4.114.505,26 e no mesmo período de 2013, R$ 1.998.483,17.

De julho a setembro do ano passado, o Saaep recebeu da prefeitura R$ 6.103.361,90 e R$ 5.070.994,45 no mesmo período de 2013. Já no último trimestre de 2012, o repasse chegou a R$ 5.236.287,31 e em 2013 a R$ 4.063.445,74. Em resumo, o Saaep recebeu investimentos na ordem de R$ 12.838.447,25 em 2012 e R$ 9.057.512,26 em 2013.
Arrecadação
Com relação à arrecadação das contas de água, de janeiro a março de 2012 o valor chegou a R$ 1.303.996,61, contra R$ 1.054.760,63 no mesmo período de 2013. 

No segundo trimestre de 2012, o valor arrecadado chegou a R$ 1.080.133,57 e a R$ 1.144.040,41 em 2013.

De julho a setembro de 2012, o Saaep arrecadou o valor de R$ 1.180.238,70, enquanto que no mesmo trimestre deste ano foi R$ 1.263.828,90. Por último, a autarquia recebeu R$ 1.197.306,05 no quarto trimestre de 2012 e R$ 2.181.055,38 no mesmo período de 2013. 

No total, o órgão arrecadou das contas de água a importância de R$ 3.564.368,88 em 2012 e R$ 3.462.629,94 este ano.

Folha de pagamento e encargos sociais
No que tange às despesas com folha de pagamento e encargos sociais, no primeiro trimestre de 2012 foram gastos R$ 902.281,97 e R$ 723.933,33 no mesmo período de 2013; R$ 1.220.132,24 no segundo trimestre de 2012 e R$ 1.334.910,78 no segundo trimestre de 2013; R$ 1.287.226,33 no terceiro trimestre do ano passado e R$ 1.505.658.51 no terceiro trimestre deste ano; e R$ 1.898.585,65 no quarto trimestre de 2012 e R$ 2.461.579,73 no mesmo período de 2013, totalizando R$ 3.409.640,54 em 2012 e R$ 3.564.502,62 em 2013.
Frota de veículos
O gestor do Saaep informou no relatório que a autarquia possui uma frota de veículos formada por um caminhão bigjato, dois caminhões F 400, três camionetes Amarok, três caminhões ¾, três automóveis modelo Gol, quatro motocicletas 150 cilindradas, quatro caminhões limpa-fossa, cinco motocicletas Bros, oito veículos modelo Gol (locados) e onze caminhões-pipa.

Para atender a essa frota com combustível, o órgão gastou este ano R$ 25.302,31 com gasolina e R$ 28.788,11 com óleo diesel, totalizando R$ 54.090,42.
Quadro funcional
No quadro funcional, o relatório informa que no primeiro trimestre deste ano ocorreram 69 admissões de funcionários, concessão de férias a quatro trabalhadores e 50 demissões. 

No segundo trimestre, foram registradas 36 admissões, 22 férias e 11 demissões.

Já no terceiro trimestre, a movimentação chegou a 30 admissões, 21 férias e 34 demissões, enquanto que nos últimos três meses do ano ocorreram 4 admissões, 14 férias e 6 demissões.
Projetos iniciados em novembro
O relatório aponta ainda que no último mês de novembro foram iniciados os serviços de construção de sistema de captação, tratamento e distribuição de água no complexo Caetanópolis, para atender a uma população estimada em 35 mil habitantes, com investimentos na ordem de R$ 12.548.666,72.
Informa também a construção de 10 bases em concreto armado (R$ 1.569.999,69) e de 10 reservatórios de estrutura metálica (R$ 8.800 mil), sendo cinco com capacidade para 2.500 m3 de água para atender às comunidades dos bairros Jardim Canadá, Nova Vida, Betânia e Bela Vista, e os outros cinco com capacidade para 200 m3 nos bairros e localidades Jardim Canadá, Céu Azul, Jardim América, Distrito Industrial, Vila
Sanção e Vila Paulo Fonteles.

O relatório anuncia ainda a construção de rede de distribuição de água tratada na Vila Palmares Sul, para atender a uma população estimada em 4.200 habitantes, no valor de R$ 3.920.124,01; e obras de substituição de barreletes e tubulação de captação de água bruta da ETA 1, no Bairro São José, com investimentos na ordem de R$ 5.465.877,13.

O documento informa também a construção de abrigos, guarita, muro, cerca com alambrados, pavimentação de pátios e pintura de reservatórios e edificações de propriedade do Saaep, no alto das torres de TV, Bairro Jardim Canadá (R$ 275.128,72); no reservatório Bela Vista (R$ 564.064,28), reservatório Betânia (R$ 486.817,72), torre de carga Nova Vida (R$ 325.861,79) e na guarita de entrada da ETA 1 (R$ 201.079,62)

























Reportagem: Waldyr Silva / Da redação do Portal Pebinha de Açúcar / Foto: Bariloche Silva

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