Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, dezembro 01, 2013

Escassez de água: Quais as áreas mais atingidas?



Os mananciais do planeta estão secando rapidamente, o que vai se somar ao crescimento populacional, à poluição e ao aquecimento global, resultando na diminuição da quantidade de água disponível para cada pessoa no mundo. 

A quantidade per capita no mundo vem caindo desde 1970.



Sabe o que significa "boçoroca"? 
A palavra tem origem tupi e significa "ruptura na terra", como você vê na foto acima, tirada em Avaré, no interior de São Paulo.

Trata-se de um fenômeno destrutivo que resulta das chuvas e também da ação do homem. 
Ele faz a terra ir, literalmente, por água abaixo. 
Saiba como e por quê. Leia mais José Reynaldo da Fonseca/GNU
 
Segundo alerta relatório das Nações Unidas, a escassez da água vai afetar diretamente a qualidade de vida. 
Atualmente já são 2 bilhões de pessoas enfrentando a falta de água, a previsão é que em 2025 este número dobre. 
Em cem anos o consumo de água cresceu 6 vezes, taxa duas vezes maior que o crescimento demográfico. 
O uso intensivo na agricultura foi a principal causa do aumento.


Escassez de água e motivos.

A metade dos 12.500 km3 de água doce disponíveis no planeta já está sendo utilizada e, nos próximos 20 anos, é esperado que a média mundial de água disponível por habitante diminua um terço, fazendo com que duas em cada três pessoas tenham que viver numa situação crítica de escassez de água. 

Infelizmente, quase todos os 3 milhões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial até 2050 nascerão em países que já sofrem com a escassez de água. 

Ou seja, não terão acesso a água de qualidade.

As áreas mais atingidas serão a África, a Ásia Central e o Oriente Médio, local onde especialistas acreditam que eventuais conflitos, se vierem a ocorrer neste século, serão causados cada vez mais por causa da água e cada vez menos por causa do petróleo.

Veja também

Ronaldo Decicino é professor de geografia do ensino fundamental e médio da rede privada.

É exatamente pelo grande alerta que o texto acima nos dá sobre o futuro sombrio do nosso planeta água, é que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas, SAAEP, na pessoa do seu gestor GESMAR COSTA, está colocando nas ruas de Parauapebas, nas manhãs de sábado (no total de cinco sábados), sua equipe de servidores voluntários para levar esclarecimentos e instruções aos munícipes, sobre o uso racional deste líquido precioso que é desperdiçado na nossa cidade 42 milhões de litros de água diariamente, contribuindo assim, para o abreviamento desta escassez prenunciada por pesquisadores e estudiosos do nosso planeta terra. 

Neste último sábado (30) do mês de novembro, a equipe do SAAEP se concentrou no Bairro da Paz para cumprir sua penúltima etapa deste mutirão batizado de: "DESPERDÍCIO ZERO". 

Texto complementar e fotos: Jornalista Valter Barreto.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...