Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 26, 2013

Juiz Federal Substituto expede mandato de prisão contra Dário Furtado Veloso





































































Leiam abaixo a origem do mando de prisão do réu Dário Furtado Veloso.


Passo a analisar as apelações do Ministério Público Federal e dos apelantes EDUARDO BARBOSA DE SOUZA, JOSÉ MARIA RODRIGUES BARROS e DÁRIO FURTADO VELOSO em relação à dosimetria das penas impostas pelo MM. Juiz a quo.


Inicialmente, em relação aos réus, não merecem acolhida os pedidos de redução das penas impostas.


A defesa do apelante DÁRIO FURTADO VELOSO simplesmente pede a redução das penas de forma genérica, sem especificar qualquer razão para isso.


O apelante JOSÉ MARIA RODRIGUES BARROS pede a redução da pena pecuniária alegando incompatibilidade com sua situação financeira de simples empregado, mas não traz aos autos qualquer comprovação de seus ganhos e despesas. 


Saliente-se ainda que o mesmo não se trata de simples empregado mas de gerente comercial da empresa Alvorada, tendo inclusive poderes de gestão sobre a mesma, como se depreende dos autos.


Já o apelante EDUARDO BARBOSA DE SOUZA pugna pela redução da pena pecuniária em razão da existência de ação civil que pode vir a condená-lo e reduzir-lhe o patrimônio.


Mais uma vez sem razão o apelante, posto que não existe relação de dependência entre as esferas civil e penal e a pena imposta pelo MM. Juiz a quo encontra-se dentro da capacidade financeira do réu.


Quanto à apelação do Ministério Público Federal, em relação ao apelado CELIVAN ARAÚJO, não vislumbro razões para que a pena imposta seja majorada, posto que as circunstâncias judiciais do crime que praticou não lhe são desfavoráveis.

 
Já em relação ao crime de peculato-furto, entendo que, embora tenha sido explicitado na sentença de maneira clara as circunstâncias judiciais consideradas para fixação da pena-base desse crime, não foram consideradas de maneira correta, não havendo sido fixada, portanto, com correção, as penas-base dos acusados DÁRIO FURTADO VELOSO, EDUARDO BARBOSA DE SOUZA e JOSÉ MARIA RODRIGUES BARROS para esse delito, estabelecidas que foram no mínimo legal.


Assim fundamentou o MM Juízo de primeiro grau a aplicação da pena-base para esses réus:
"O réu é primário e portador de bons antecedentes, boa conduta social e personalidade normal. 


Não ficaram suficientemente esclarecidos os motivos que o levaram à prática do crime. 


As circunstâncias em que se desenvolveu o crime nada revelam de excepcional. 


As conseqüências do delito foram gravíssimas, posto que privaram milhares de pessoas carentes do Município de Marabá de receberem a assistência nutricional do Programa de Combate às carências Nutricionais - PCCN. 


O Estado, como vítima primária, e os carentes, como vítimas secundárias, em nada contribuíram para a realização do crime.


So pesadas as circunstâncias judiciais, preponderando a primariedade e os bons antecedentes, fixo a pena-base em seu mínimo legal, (...)" (dosimetria da pena do apelado Dário Furtado Veloso, fl. 2393)
"O réu é primário. 


Nada há nos autos que macule sua conduta social e seus antecedentes, que considero bons. 


Na prática dos dois delitos, o réu foi movido apenas pela ganância, tendo se aproveitado da total desorganização e do império da ilegalidade na Prefeitura de Marabá, à época dos fatos. 


As consequências do crime foram drásticas, já que os alimentos subtraídos se destinavam a combater a nutrição de milhares de gestantes e crianças desnutridas do Município de Marabá, sendo que as vítimas em nada contribuíram para a prática dos crimes.


Dando relevo à primariedade e bons antecedentes do réu, entendo como necessária e suficiente para prevenção e repressão dos crimes, a fixação das penas-base no mínimo legal." (dosimetria das penas do apelado Eduardo Barbosa de Souza, fl. 2395)


"O réu é primário, não registra maus antecedentes, além de ter boa conduta social e personalidade normal. 


Motivos e circunstâncias normais. 


As consequências de suas condutas foram graves, deixando sem assistência milhares de pessoas carentes do Município de Marabá, não havendo qualquer contribuição das vítimas para os delitos.


Primário e de bons antecedentes, é suficiente a fixação das penas -base no mínimo legal." (dosimetria das penas do apelado José Maria Rodrigues, fls. 2396/2397)
Os trechos da sentença apelada acima transcritos demonstram que, ao aplicar o disposto no art. 59, do CP, o MM. Juiz a quo, apesar de verificar, deixou de valorar as conseqüências do peculato-furto e sua influência na reprovabilidade da conduta dos apelados.


É cediço que a primariedade e bons antecedentes não garantem a fixação da pena-base no mínimo legal se existem outras circunstâncias judiciais desfavoráveis aos acusados.


Fonte:  STJ : Ag 1276131
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...