Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 15, 2013

Valmir Mariano destaca desafios de Parauapebas ao The Wall Street Journal


O prefeito Valmir Mariano concedeu, nesta manhã, uma entrevista ao jornalista Paul Kiernan, correspondente do jornal americano The Wall Street Journal e da agência Dow Jones Newswires.

Fotos: Irisvelton Silva | Ascom

Anderson George

Núcleo de Imprensa | Ascom
Na oportunidade, o jornalista, que está em Parauapebas a convite da mineradora Vale para conhecer o projeto S11D, perguntou ao prefeito sobre os desafios de sua gestão frente aos problemas causados pela mineração e de que forma a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), mais conhecida como royalties da mineração, é investida na cidade.
Para Valmir Mariano, o crescimento desordenado do município e os problemas causados por conta desse fenômeno estão entre os principais problemas enfrentados por Parauapebas. “Considerando que a cidade cresce entre 12% e 15 % ao ano, existe, portanto uma grande dificuldade em projetar a cidade”, disse o prefeito.
Contudo, Valmir Mariano pontuou algumas ações do governo municipal referente à habitação que, no intuito de zerar o déficit habitacional, executa com verba própria e federal vários programas habitacionais que beneficiarão mais de 8 mil famílias.
O prefeito ainda ressaltou sobre a oferta de água no município que dobrou, desde o início da atual gestão, e hoje oferece cerca de 40 milhões de litros de água por dia, número que deverá chegar a 60 milhões de litros até o fim do ano. Outros projetos na área educacional foram citados pelo gestor municipal. “Temos que construir 20 creches para crianças de 0 a 3 anos e 22 escolas de ensino médio”, explicou Valmir Mariano.
A respeito do Projeto S11D, que está situado no município de Canãa dos Carajás, Valmir explicou que sua implantação implicará na redução do valor da Cfem de Parauapebas. No entanto, o município deverá receber compensações pela construção do Ramal Ferroviário, que será construído para atender o novo projeto de mineração.
Valmir relatou também um pouco de sua trajetória no município e de como a expectativa da vida útil da mina de Carajás diminuiu muito desde a década de 1990. “No início, esperávamos que a mina durasse em torno de 400 anos, mas esse número foi caindo com o passar do tempo e hoje ouvimos que teremos minério para apenas mais 50 anos”, explicou Valmir Mariano, que ainda considerou que novas matrizes econômicas estão sendo planejadas pela atual gestão municipal.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...