Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 25, 2013

Tributo a servidora pública da Prefeitura Municipal de Parauapebas Maria Nemildes Silva Gomes

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma". Eclesiastes 9: 10.

"Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 

Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre". EFÉSIOS 5: 5 a 8.

"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. 

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens. 

Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 

Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas". COLOSSENSES 3: 22 a 25.

 "Admoesta-os a que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, e estejam preparados para toda a boa obra; Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, dando provas de toda a cortesia para com todos os homens. 

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. 

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens. 

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. 

Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. 

Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens". TITO 3: 1 a 8.

"Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 

Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 

Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 

Honrai a todos. 

Amai a fraternidade. 

Temei a Deus. 

Honrai ao rei.

"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. 

Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 

Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? 

Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. 

Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 

O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 

O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados". I PEDRO 2: 11 a 24.

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. 

Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 

Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. 

Queres tu, pois, não temer a autoridade? 

Faze o bem, e terás louvor dela. 

Porque ela é ministro de Deus para teu bem. 

Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 

Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 

Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
O amor ao próximo, a vigilância, a pureza. 


A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 

O amor não faz mal ao próximo. 

De sorte que o cumprimento da lei é o amor". ROMANOS 13: 1 a 10.

Tentei produzi um texto para  prestar uma modesta homenagem a servidora pública da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Maria Nemildes Silva Gomes, mais conhecida como "Irmã Nemildes",mas não consegui encontrar palavras para definir seu perfil como um ser humano especial, cuja vocação profissional, é a dedicação de cuidar de pessoas idosas. 

Por não ter a capacidade e a devida competência para definir de forma justa e sem bajulação, a índole desta mulher de um caráter e reputação moral, social, profissional e espiritual, acima de qualquer suspeita, não tive outra alternativa se não a de buscar na Bíblia Sagrada, algumas referências que nos mostram atitudes e comportamentos de pessoas que tenham a semelhança do perfil desta minha estimada amiga, da qual tenho a honra desfrutar de sua amizade, e de seu esposo e filhos, por mais de duas décadas. 

Os textos bíblicos cuidadosamente selecionados acima, com certeza definem com precisão, o perfil da nossa homenageada. 

Se nas administrações públicas do Brasil tivesse 50% de funcionários com o perfil semelhante ao da nossa querida "Irmã Nemildes", com certeza absoluta, nosso país seria um exemplo para o resto do mundo no trato com a coisa pública, e principalmente com os nossos idosos.

Funcionária pública municipal, casada com nosso amigo Frankivaldo Gomes, mãe de dois varões e avó de netos, concursada da prefeitura, e que ainda na gestão do segundo alcaide de Parauapebas, já trabalhava com os idosos do município. 

Ela tem dedicado a sua vida ao longo desses anos a essa clientela especial da "Melhor Idade", momentos de carinho, atenção, amor e compreensão, ingredientes necessários para quem levou uma vida com muitos altos e baixo, e que ao chegar ao ultrapassar a barreira dos 60 anos, precisa de um pouco mais de motivação e valorização para continuarem a sonhar com dias melhores, desde que foi implantado os antigos "abrigos de idosos" no início da emancipação política e administrativa de Parauapebas, que hoje são denominados de "Aconchego dos Idosos" e "CRAS". 

Infelizmente é nesta fase da vida que a maioria são desprezados pelos seus familiares mais próximos, como mulher, filhos e netos, e até por àqueles que se diziam amigos. 

Temos conhecimentos de casos que esses idosos são até expulsos da casa de seus filhos por intolerância deles, ou até mesmo de noras e genros, e por não terem para onde ir, ficam perambulando pelas ruas da cidade, dormindo ao relento, até que apareça um "bom Samaritano" para lhe dá acolhida. 

Graças a Deus que não é o caso dos nossos queridos idosos de Parauapebas, que desfrutam de um cuidado excelente por parte da administração pública municipal, onde profissionais competentes e capacitados, tem procurado se dedicar diuturnamente a esses que já deram sua parcela de contribuição para o desenvolvimento e sustento da nossa nação com a força do seu trabalho. 

Finalizando essa singela homenagem a "Irmã Nemildes", eu não poderia deixar de ressaltar, que apesar dessa personagem da vida real que estou retratando aqui neste meu modesto texto, ter esse perfil generoso e sobretudo humano, e que está prestes a se aposentar, nenhum dos quatro gestores anterior ao prefeito Valmir Mariano Queiroz,  valorizou a importância dessa servidora como uma excelente funcionária pública, que mesmo tendo problema de doença, muitas vezes se ausentando do município para fazer tratamento  na capital do estado, porque seu baixo salário, ainda que tendo curso superior, não dá para se tratar aqui, nunca lhe contemplou com uma promoção de cargo e muito menos salarial, como prova de reconhecimento dos seus relevantes serviços prestados a essa categoria de pessoas que são poucos que têm a vocação para trabalhar com os mesmos. 

Esse privilégio só tiveram os que fizeram parte da "panelinha" deles e os "Puxa saco" incompetentes dos mesmos, recebendo altos salários para engordarem suas contas bancárias durante o tempo que ficaram "mamando" nas tetas da "vaca leiteira" do poder publico municipal.

Como a "Irmã Nemildes" tem procurado pautar a sua vida, dentro dos princípios fundamentalmente cristão, conforme nos orientam as referências bíblicas transcritas no início deste texto, ela nunca fez "corpo mole", como desculpa para não trabalhar, como também nunca participou de nenhuma greve por aumento salarial. 

Ela sempre tem me dito quando nos encontramos casualmente, que sua recompensa pela sua dedicação ao seu trabalho com os idosos, ela espera somente em Deus, apesar de hoje ela está enfrentando problemas de ordem familiar, como cuidar de sua querida mãezinha que se encontra enferma pelo próprio peso da idade, nunca negou um sorriso nos lábios e uma palavra de conforto e carinho  a qualquer pessoa que a procura, não só no seu setor de trabalho como na sua própria residência.

"Enquanto eu tiver forças para conseguir me arrastar da minha casa para cuidar dos meus "filhinhos" que são os idosos, que precisam do meu carinho, minha atenção e o meu amor, assim como a minha mãezinha querida, eu jamais deixarei de estar com eles, mesmo depois de aposentada", declara com lágrimas nos olhos, a querida homenageada MARIA NEMILDES SILVA GOMES. 


Vida não tem preço, vida não se compra, vida não se vende, e o que essa servidora pública do município de Parauapebas tem feito pelos idosos ao longo de sua vida, não tem dinheiro que pague !

Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto
Fotos antigas: Arquivos de Maria Nemildes S. Gomes.



Primeira turma de alfabetização - 1995.
Rodada de Conversa


Apresentação dos idosos no Dia das Mães - Escolha da mãe do ano.

Palestra sobre Estatuto do Idoso

Terceira turma de alfabetização - 1998

Adi Marilda: Primeira Presidente da "Ação Social", hoje SEMAS, assina projeto de apoio a Pessoa Idosa.

Desfile de Sete de Setembro quando Parauapebas tinha apenas 13 anos de emancipada

Projeto de leitura dos idosos na Biblioteca

Idosa sendo atendida pela Ação Social com uma cadeira de rodas - 1995.

Novo espaço para atendimento dos Idosos do município de Parauapebas...

...mais amplo e confortável...
...onde todos podem desfrutar da companhia da nossa homenageada...

...servidora Maria Nemildes...

...que a cada encontro da "Roda de Conversa"...

...o momento de descontração...


...é garantido...
...pela capacidade criativa dessa heroína anônima...
...que sempre sorridente...
...permite que cada idoso escolha sua opção de lazer...
...até a presença das educadoras ambiental do SAAEP...

...são dominadas pela emoção da recepção calorosa dos queridos idosos...
...que não conseguem conter as lágrimas de emoção.
O registro desse encontro...


...marcará para sempre essa modesta homenagem a servidora MARIA NEMILDES GOMES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já estava na hora dessa senhora receber essa homenagem por alguém que sabe reconhecer méritos de pessoas que dedicam suas vidas a outras vidas, sem se deixar levar por retorno material e financeiro como é o caso da querida “irmã Nemildes”, como ela é conhecida no nosso meio aqui em Parauapebas. Tudo que esse jornalista fala no seu texto homenageando essa servidora pública eu concordo com ele. Sou testemunha ocular do que essa senhora tem feito ao longo dos anos pelo bem dos idosos tanto do “Aconchego dos Idosos” quando ela prestou serviço lá, como no CRAS do Rio Verde. Ela é realmente uma pessoa muito especial e muito dedicada no que faz. E posso afirmar que não é pelo dinheiro que ela ganha como servidora não, tudo que ela faz é por amor. Lamentavelmente nenhum prefeito que já passou pela prefeitura de nossa cidade nunca reconheceu o seu valor como uma servidora dedicada e aplicada no que faz. E ela como uma pessoa evangélica, nunca reclamou do descaso e da falta de reconhecimento pelo seu trabalho realizado junto aos idosos do nosso município. Não estou menosprezando os demais servidores municipais, mas a gente sabe que pessoas que entraram ontem na administração pela “janela”, sem concurso público, assumem cargos importantes sem ao menos ter passado pela experiência que nossa amiga e colega já passou ao longo desses anos como funcionária concursada na função de Agente Administrativo. Procurem saber quanto ela ganha como Agente Administrativo desde que ela entrou na prefeitura que vocês ficarão surpreso. Como funcionária pública municipal, acho isso uma verdadeira falta de humanismo e respeito com funcionários que tem tantos anos de serviços prestados no poder público municipal e um verdadeiro desestímulo a quem escolhe seguir carreira em cargos públicos. Se ela estivesse na iniciativa privada os anos que ela presta serviço como servidora pública, ela já teria sido promovida a diversas funções com elevação do seu salário. Tomara que o prefeito Valmir corrija essa injustiça que a nossa colega Nemildes sofre a tantos anos pelos prefeitos que já passaram pelo nosso município. Parabéns amiga e colega Nemildes pelo seu grande exemplo de profissional que você e como uma mulher cristã que procura viver uma vida exemplar de uma verdadeira serva do Senhor de conformidade com os textos bíblicos sabiamente selecionados pelo jornalista Valter. Que Deus continue abençoando a sua vida. Infelizmente não vou poder me identificar com a minha assinatura por questões alheias a minha vontade.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...