Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, outubro 12, 2013

Grupo de operações aquáticas vai ajudar no combate ao contrabando


Grupo Cobra foi criado oficialmente na quinta (10), em Marechal Rondon.


Três embarcações vão trabalhar no combate aos crimes fronteiriços.

Cassiane SeghattiDo G1 PR, em Cascavel
4 comentários
Operação deve começar em novembro (Foto: BPFron/Divulgação)Operação deve começar em novembro (Foto: BPFron/Divulgação)











A região da fronteira do Paraná passa a contar com um grupo especializado em apreensões e operações aquáticas. 
A criação do Pelotão de Comando de Operações de Busca e Repressão Anfíbio (Cobra), grupo qualificado junto à Marinha, foi anunciada na quinta-feira (10), na sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, e contou com a presença da secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki.
De acordo com o comandante do BPFron,  major Erich Osternack, o grupo atuará no Lago de Itaipu e no Rio Paraná para fazer o patrulhamento aquático e, assim, reforçar o policiamento na região de fronteira. “A missão do batalhão é combater os crimes fronteiriços, como tráfico de drogas, armas e contrabando. 
Então, além das viaturas que fazem o patrulhamento na área terrestre, teremos mais esse reforço”, acrescentou.
Grupo atuará no Rio Paraná e no Lago de Itaipu (Foto: AEN/divulgação)Grupo atuará no Rio Paraná e no Lago de Itaipu
(Foto: AEN/divulgação)
Além disso, segundo ele, com o grupo Cobra, a capacidade de interceptação das drogas, armas e contrabando será dobrada. “O que a equipe de água não conseguir interceptar, terá ainda as viaturas em terra”, disse.
Segundo ele, apesar da criação oficial do novo grupo, as três embarcações só devem começar a operar no início do mês de novembro. “Agora nós precisamos fazer o registro das embarcações junto à Marinha do Brasil”, informou. 
O pelotão será sediado emMarechal Cândido Rondon.
Erich afirmou ainda que o BPFron foi inaugurado em julho de 2012 e contava com 90 policiais. Em março de 2013, chegaram outros 30 militares. 
E, atualmente, são 145 policiais. "E a nossa frota que era de 10 viaturas, com essa nova compra que o governo do estado fez, o Beto Richa nos entregou mais 10. 
Então, são 20 viaturas, além das três embarcações”, complementou.
Balanço

De abril a setembro de 2013, já foram apreendidas mais de 100 toneladas de drogas em toda a região de fronteira do Paraná, segundo levantamento feito pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI), capitão Márcio Skovronski Serbai. 
Segundo ele, o resultado é decorrente de ações integradas entre as forças municipais, estaduais e federais de segurança, planejadas nas reuniões do CGI. “Com essas reuniões periódicas, definirmos ações para reduzir os índices de criminalidade na região”, explica o capitão.
Para combater o contrabando, o estado do Paraná montou um cinturão de proteção para a faixa de fronteira com 447 quilômetros de extensão, que abrange 139 cidades, além do Lago de Itaipu, que possui na margem brasileira 1,4 mil quilômetros, incluindo 16 municípios. 
Além do CGI, também há o BPFfron que ajuda na atuação específica na localidade.
De abril a setembro de 2013, já foram apreendidas mais de 100 toneladas de drogas em toda a região de fronteira do Paraná (Foto: AEN/divulgação)De abril a setembro de 2013, já foram apreendidas mais de 100 toneladas de drogas em toda a região de fronteira do Paraná (Foto: AEN/divulgação)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...