Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 04, 2013

Governo lança a carteira de nome social para travestis e transexuais



ADAM BARROS/ ASCOM SEJUDH
A carteira de nome social garante o exercício pleno da cidadania a travestis e transexuais paraenses. É a primeira do Brasil a valer como o próprio RG.

Da Redação


Agência Pará de Notícias

 

O governo do Estado começa a emitir nesta quinta-feira, 3, a carteira de nome social para travestis e transexuais do Pará. 

O documento, que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania à comunidade LGBT, será lançado em cerimônia marcada para as 17 horas, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Mas antes, a partir das 15 horas, começa a emissão para pessoas previamente cadastradas.

A carteira de nome social permitirá o reconhecimento de transexuais e travestis pelo nome com o qual se identificam. 

O documento será válido para tratamento nominal nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Pará. O direito foi assegurado pelo Decreto nº 726, publicado no último mês de maio no Diário Oficial do Estado.

O documento, que virá com o número do Registro Geral (RG), será emitido pela Polícia Civil. O projeto que deu origem à carteira foi aprovado no último mês de novembro, pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), e está em consonância com a Portaria 362/ 2012, que disciplina o tratamento dispensado a travestis e transexuais por policiais civis nas delegacias.

A diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, Simone Machado, destaca que o primeiro Estado brasileiro a adotar a carteira de nome social para travestis e transexuais foi o Rio Grande do Sul, mas apenas como documento auxiliar ao RG. 

Sendo assim, o Pará é pioneiro ao assegurar no documento os dados civis. “Substituímos o RG pela carteira de nome social, ao contrário do Rio Grande do Sul, onde ela é valida apenas mediante a apresentação da carteira de identidade”, frisa.

O primeiro passo para ter a carteira de nome social é solicitar uma Declaração de Identidade de Gênero à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 

É necessário também apresentar certidão de nascimento original, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência atual. 

Com todos os documentos reunidos, basta ir até o Posto Central de Identificação, na Delegacia Geral da Polícia Civil. O documento é emitido no mesmo dia.

A carteira de nome social tem, além do nome social, foto de identificação, o número do RG e órgão expedidor. 

Também estão inseridos data de nascimento, filiação, CPF e profissão. O documento é válido em todo o Estado.

Serviço: A Delegacia Geral da Polícia Civil fica na Avenida Magalhães Barata, 209, em Nazaré. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8 as 18 horas. 

A Sejudh fica na Rua 28 de Setembro, 339, bairro da Campina, e funciona de 9 as 16 horas, também de segunda a sexta-feira.

Texto: Aycha Nunes - Polícia Civil Fone: (91) 4006-9036 / (91) 9635-2190
Email:  imprensa@policiacivil.pa.gov.br

Polícia Civil do Estado
Av. Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco C. Bairro: Nazaré - Belém - Pará. CEP: 66040-903
Fone: (91) 4006-9094 / 3223-2963
Site: www.policiacivil.pa.gov.br Email: gabinetepcpa@gmail.com / delegadogeral@policiacivil.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...