Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 18, 2013

Semana do Japão vai até o dia 21

Seguem até sábado, 21, as comemorações pela 26ª Semana do Japão, em Belém, que este ano celebra os 60 anos da imigração japonesa no período pós-segunda guerra mundial. 

Até lá, a arte e a cultura oriental serão destaque em oficinas e palestras na programação que encerrará com um grande desfile de dança japonesa em frente à sede da Associação Nipo-Brasileira, na travessa 14 de Abril. 

De acordo com a instituição, a comunidade japonesa no Pará conta com uma população de aproximadamente 30 mil pessoas que residem em Belém, Tomé-Açu, Santa Izabel e Castanhal e está na sexta geração.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, Mami Ito, a participação de não japonesas cresce a cada edição. “Nas nossas oficinas de arranjo floral (Ikebana) e kotó (instrumento musical que lembra uma arpa na horizontal), a maioria dos participantes são brasileiros interessados em conhecer a cultura japonesa”, destacou.

Questionada sobre a diferença entre os imigrantes japoneses que chegaram aqui há 84 anos – antes do período pós-guerra – com os que vieram depois, ela ressaltou que os primeiros imigrantes que vieram para o Pará sofreram muita discriminação e perseguição. “Muitos até se escondiam na mata”, frisou. 

Hoje, eles são convidados a apresentar a cultura deles aos paraenses.

“Eu gosto da cultura japonesa e, como já tocava violão, decidi fazer esta oficina de kotó”, disse o universitário Samuel Vieira, 22, que participa da programação. 

A Semana do Japão contou com a presença do vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Kenta Wakabayashi, que esteve presente na solenidade de abertura e depois seguiu para Tomé-Açu. 

Sábado, a partir das 19h, acontece a apresentação de danças japonesas para o encerramento da programação.

(Diário do Pará)

 

Primeira família japonesa imigrante no Pará .Hisae Sakiyama e os colonos.





















Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...