Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 24, 2013

Projeto Salobo sonega impostos a Marabá






O projeto Salobo, da mineradora Vale, que explora cobre dentro da área do município de Marabá, talvez seja hoje a maior fonte arrecadadora de impostos da prefeitura. 

Mas, apesar disso, o ISS – Imposto Sobre Serviços – que as empresas que trabalham no empreendimento vêm recolhendo aos cofres públicos representa apenas uma gota d’água no oceano. 

E sabe por quê? 

Porque a sonegação de impostos é gigantesca no projeto.

O Jornal Opinião tomou conhecimento de que o número de empresas cadastradas no município que estão trabalhando para a Vale no Projeto Salobo é de apenas 12. 

Mas, na verdade, existem mais de 250 firmas terceirizadas e sub-terceirizadas atuando em diversas atividades que integram o mega-projeto de exploração de cobre.

Uma fonte ligada ao empreendimento revela que o esquema de sonegação funciona da seguinte forma: a Vale contrata uma empresa para prestar determinado tipo de serviço. 

Em seguida, esta empresa terceirizada contrata mais firmas para fazer outros serviços.

O imposto da terceirizada da Vale vem sendo recolhido normalmente. 

Mas o mesmo não acontece em relação às demais firmas sub-terceirizadas, e é exatamente aí (no restante da cadeia) que ocorre a sonegação e o município acaba tendo prejuízo, pois deixa de arrecadar recursos que poderiam ser aplicados na saúde, educação, saneamento, infraestrutura.

O jornal procurou o secretário municipal de Gestão Fazendária, Ricardo Rosa, para falar sobre o assunto. 

Ele confirmou apenas que existe, sim, uma investigação nesse sentido, que foi iniciada ainda no mês de junho e que ainda deve durar pelo menos seis meses.

Comedido, Ricardo Rosa afirma que só poderá se pronunciar sobre o assunto quando tiver em mãos o relatório das fiscalizações que estão sendo feitas, para saber o montante da sonegação e iniciar uma cobrança inclusive dos retroativos dos últimos quatro anos.

De todo modo, o secretário de Gestão Fazendária adiantou que a Vale, em tudo que foi solicitada até o momento, vem contribuindo com as informações.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Vale informou que “cumpre todas as suas obrigações tributárias municipais, estaduais e federais e sempre se coloca à disposição das autoridades fiscalizadoras para quaisquer esclarecimentos. 

A Vale informa também que exige a mesma prática e rigor de suas contratadas”.

Fonte:  Marabá Notícias

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...