Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, setembro 16, 2013

Prefeito Valmir Mariano conclama apoio da iniciativa privada para transformação social de Parauapebas


Durante a rodada de negócios realizada pela Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), o prefeito Valmir Mariano aproveitou para conclamar o apoio da iniciativa privada quanto à responsabilidade de colaborar com a transformação social do município.



 






































O evento empresarial ocorreu na quinta-feira (12) na sede da Acip, com a presença de representantes de diversos segmentos empresariais e teve como objetivo apresentar as demandas das empresas contratadas pela empresa Vale para implantação do Ramal Ferroviário.
 
Valmir Mariano fez uma explanação sobre as principais ações do seu governo durante os primeiros oito meses. 

“Estamos trabalhando em grandes projetos estruturantes. Parauapebas é vista como uma cidade rica, mas na verdade é um grande desafio. 

Quero compartilhar com vocês essa responsabilidade”, reforçou o prefeito, destacando que o município precisa de mais apoio da Vale, principalmente em questões técnicas e de tecnologia.
 
“A maior e melhor estação de tratamento de água que temos até hoje em Parauapebas foi construída pela Vale. 

É de apoio como esse que precisamos, pois somente os royalties não são suficientes para atender a toda a demanda gerada pela população, que cresce assustadoramente todo ano”, destacou Valmir Mariano.
 
O chefe do Executivo compartilhou com os empresários participantes do evento assuntos relacionados às áreas de habitação, saúde, educação, água e esgoto, trânsito, segurança pública e diversificação econômica.

HABITAÇÃO

O governo atual assumiu a cidade com um déficit habitacional que passa de 20 mil unidades. 

Diante desse desafio, e com o objetivo de proporcionar condições dignas de moradia, foram investidos mais de seis milhões de reais na aquisição de áreas para desenvolvimento de projetos habitacionais. 

A meta do prefeito Valmir Mariano é entregar 10 mil residências até o final de 2016.
SAÚDE
“O novo Hospital Municipal disponibilizará 180 leitos e com o apoio do governo estadual será regionalizado”, afirmou o prefeito, informando que serão construídas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo que uma delas já está em processo licitatório, cuja construção deve iniciar até o final deste ano. 

As UPAs que serão implantadas atenderão a uma média de 500 a 600 pessoas por dia.

EDUCAÇÃO

A rede pública municipal de ensino conta atualmente com mais de 45 mil alunos matriculados e mais de oito mil deles estudam nos famosos anexos. 

Com os investimentos que estão sendo realizados e programados na construção de novas escolas, serão eliminados os anexos até fevereiro do ano que vem e o turno intermediário até o final de 2016.

ÁGUA E ESGOTO

No início do governo, o sistema de água produzia para cerca de 120 mil pessoas. 

Atualmente, depois dos investimentos que foram feitos, é possível produzir para mais de 180 mil usuários. 

A meta da gestão municipal agora é construir uma nova estação de tratamento de água que atenda 300 mil habitantes.

TRÂNSITO
Recentemente, o prefeito fechou uma parceria com uma fundação de Curitiba para implantar melhorias de mobilidade urbana em Parauapebas. 

Já foi iniciada a abertura da Rua 16 para melhorar o fluxo de trânsito na estrada Faruk Salmen e em parceria com a Vale está sendo projetada a duplicação desta estrada municipal, informou o prefeito no seu discurso.
Novas viaturas foram adquiridas e 39 novos agentes de trânsito tomaram posse. 

Um convênio, que estava desativado desde 2008, com o Detran, foi reativado, o que possibilita o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) efetivar multas. 

Quanto ao transporte coletivo, até o final do ano ônibus com capacidade para 32 passageiros, climatizados e com acessibilidade, deverão substituir a frota das atuais vans, destacou o prefeito.
 
SEGURANÇA PÚBLICA
Já está na Câmara Municipal, para ser aprovada, lei de criação da Secretaria de Segurança do Cidadão, a partir da qual a população terá apoio da guarda municipal, que será armada. 

“Inicialmente, 150 homens serão treinados para atuar na defesa dos cidadãos de Parauapebas”, informou Valmir Mariano.
 
DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA
“Já vi vários municípios sucateados no período pós-mineração. 

Mas nós não podemos deixar isso acontecer com a nossa cidade; é responsabilidade nossa”. 

Com essa fala, o prefeito reforçou a importância do investimento nas matrizes econômicas do município.
 
Um desses investimentos citados pelo prefeito é a reestruturação do Distrito Industrial. 

Valmir Mariano destacou também um projeto que está meio esquecido e que pode ser desenvolvido pela Vale, denominado Recuperação de Subcomponentes.

“Uma das alternativas para diversificar a economia do município é transformar Parauapebas em um centro de conhecimento e pesquisa, aproveitando as riquezas naturais presentes na Floresta Nacional de Carajás”, destacou o prefeito, antecipando que está em processo de fechamento da parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), para implantação de um polo universitário da instituição na cidade.

O prefeito também adiantou que fechou um convênio com o governo estadual para instalação de três escolas técnicas na cidade e adquiriu uma área que será cedida à construção do Senai e Sesi.


Prefeitura Municipal de Parauapebas

Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa  


imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...