Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, setembro 15, 2013

Japoneses comemoram 60 anos de imigração no Amapá

Data é marcada com programação cultural.
Evento contou com oficinas e apresentações musicais.

 

Graziela Miranda Do G1 AP
Grupo de japoneses em apresentação musical durante comemoração dos 60 anos da imigração no Amapá (Foto: Graziela Miranda/G1)Grupo de japoneses em apresentação musical durante comemoração dos 60 anos da imigração no Amapá (Foto: Graziela Miranda/G1)
 
 
Diversas famílias japonesas comemoraram neste domingo (15) os 60 anos da imigração japonesa no Amapá. 

A celebração, ocorrida em uma escola particular, teve como objetivo divulgar a cultura japonesa e agradecer aos amapaenses pelo acolhimento.

O evento contou com apresentações musicais, oficina de pinturas, exposição de plantas e origamis (dobraduras de papel), além de degustação de comidas típicas do Japão. "Estamos aqui para agradecer ao povo amapaense por nos acolher. 


Eles sempre nos ajudam e por isso pensamos sempre em dar o melhor de nós", declarou Reiko Yokono, da Associação Nipo Brasileira no Amapá.

Exposição de pinturas japonesas durante comemoração (Foto: Graziela Miranda/G1) 
Exposição de pinturas japonesas (Foto: Graziela Miranda/G1)
 
 
Atualmente existem mais de 105 famílias japonesas morando no estado. 

O começo da imigração aconteceu em 1953, quando 29 famílias vieram diretamente do Japão de um navio atraídas pela extração da borracha na Amazônia.  "Não deu certo. 

Mesmo assim, muitos daquela época ficaram e se tornaram agricultores", disse.

Reiko Yokono conta que as primeiras famílias japonesas que chegaram ao Amapá foram Yoguro, Yoshidome, Yokino e Fugishima. 


Ela acrescenta que  em 2013 os descendentes de japoneses no Amapá começaram a se encontrar e a realizar atividades culturais. "Uma vez por mês fazemos algum evento aqui em Macapá que divulgue a nossa cultura. 

Ele acontece na esquina da Ernestino Borges com a rua Jovino Dinoá, no bairro do Laguinho. 

A programação é aberta ao público e é gratuita. Quem quiser, pode participar", convidou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...