Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 20, 2013

Indígena de RR formado no exterior volta ao estado pelo 'Mais Médicos'

Médico Otan de Lima Pereira, de 31 anos, vai trabalhar com os indígenas.
Profissional da saúde se formou na Venezuela há um ano.

Vanessa Lima Do G1 RR
Médico indígena Otan de Lima Pereira (Foto: Vanessa Lima/G1 RR) 
Médico indígena Otan de Lima Pereira (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)
 
 
O indígena da etnia Macuxi, Otan de Lima Pereira, de 31 anos, é formado há um ano em medicina integral comunitária pela Universidade Bolivariana da Venezuela. 

Nascido na comunidade do Xumina, na reserva indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia, ele retorna ao estado de Roraima para colocar em prática o que o impulsionou a seguir na carreira: colaborar para a saúde indígena.

Ele é um dos 16 médicos com diploma do exterior que já desembarcaram em Roraima para atuar no programa 'Mais Médicos'.

Otan escolheu compor a equipe da atenção básica de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI-Leste), com atuação nas áreas indígenas localizadas nos municípios de Pacaraima, Uiramutã, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Amajarí, Alto Alegre, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Normandia.

"Foi uma oportunidade que tive de voltar para casa e colaborar com a saúde do meu povo. 

Sempre tive esse sonho. 

Minhas expectativas são as melhores para esses anos de trabalho", destacou o médico indígena, que ressaltou ainda a alegria de retornar às suas origens para contribuir com as comuidades indígenas.

Sobre a escolha por uma formação na Venezuela, ele informou que prestou vestibular quatro vezes para o curso de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mas não obteve êxito.

"Medicina sempre foi meu sonho. 

Quando surgiu a oportunidade de ir para a Venezuela não pensei duas vezes. 

Passei um ano no pré-médico e cursei seis anos de faculdade", detalhou Otan.

O médico trabalhou durante dois anos com as comunidades indígenas venezuelanas e destacou estar preparado para colaborar no atendimento aos povos de Roraima.

"Até onde sei sou o único brasileiro indígena intercambista a ir trabalhar nas áreas indígenas pelo programa. 

O restante são todos cubanos. 

Só tenho a dizer que estou feliz", completou.


COMENTÁRIO:

Parabéns médico Otan de Lima Pereira ! 

Que sua atitude possa contagiar mais membros de tribos indígenas espalhada pelo Brasil inteiro, a seguir o seu exemplo, mostrando para o mundo que educação e conhecimento não é privilégio de "colonizadores" que fizeram e continuam fazendo de tudo para dizimarem a verdadeira nação brasileira que já existia quando Cabral e sua gang invadiu esse território chamado Brasil !

Valter Desiderio Barreto. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...