Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 28, 2013

Pacientes atendidos pelo Centro Municipal de Reabilitação terão tratamento com toxina botulínica



Os pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Solange Lana de Ávila terão em breve um novo método de tratamento feito com toxina botulínica. 

É a primeira vez que este tratamento inovador será oferecido em Barretos.

Nesta terça, dia 27, foi realizada uma avaliação para analisar as condições físicas para as aplicações, feitas pelo médico responsável habilitado, o neurologista Marcelo Ubaiz, contratado pela empresa fornecedora da toxina para atender inicialmente 30 pacientes da unidade. 

A avaliação aconteceu na sede do Centro Municipal de Reabilitação e contou com a presença do prefeito de Barretos e ex coordenador da unidade, Guilherme Ávila.

O uso da toxina botulínica tipo A-500 U, cuja aplicação ocorrerá a partir do mês de setembro, beneficiará as pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumatismo craniano, paralisia cerebral, lesão medular, doenças degenerativas e outros distúrbios neurológicos.

“Estas aplicações serão feitas em pacientes que possuem uma rigidez muscular exagerada, propiciando uma maleabilidade dos músculos, contribuindo com a reabilitação desses pacientes”, menciona a coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação, Alessandra Andrade.

Enviada pelo Ministério da Saúde, ou seja, oferecida de maneira gratuita ao município, a substância será utilizada apenas em pacientes em reabilitação que antes precisavam se deslocar para as cidades de Ribeirão Preto ou São José do Rio Preto para receber o tratamento. 

O procedimento de aplicação da toxina será aberto para os nove municípios que pertencem a Diretoria Regional de Saúde, destaca a coordenadora do Centro.

O tratamento é continuo, com aplicações de 3 a 4 meses em cada paciente. 

O custo particular de cada aplicação por paciente seria R$1,2 mil.

O prefeito de Barretos e também fisioterapeuta Guilherme Ávila falou da conquista que beneficiará os pacientes. 

“Uma vez em que os pacientes não precisarão mais se deslocar para outros centros, isto propiciará mais conforto e menos tempo de espera para os usuários”, afirmou.

Toxina Botulínica:

A toxina botulínica, tipo A 500U, é um medicamento de origem biológica amplamente utilizada na reabilitação e controle de distúrbios do movimento. 

O mecanismo de ação da toxina se faz por bloqueio de condução entre o nervo e o músculo. 

Como resultado, o músculo fica enfraquecido e relaxado, aliviando espasmos e contrações indesejadas. 

A toxina é mais conhecida pelo seu uso em tratamentos estéticos, mas o seu emprego na neurologia é amplamente estabelecido, com excelentes resultados para algumas condições específicas.

A aplicação da toxina na musculatura reduz a intensidade das hipertonias, ou seja, possibilita um período de relaxamento muscular durante o qual é possível ganhar movimentação funcional, ampliar as possibilidades de locomoção e transferência, aumentar a independência para cuidados pessoais com higiene e vestuário.





Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...