Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 28, 2013

Debate sobre os médicos me dá vergonha - Por: Gilberto Dimenstein

Publicado em Terça, 27 Agosto 2013

gilbertodimenstein vitrine

O perfil dos médicos cubanos é o seguinte: em geral, eles têm mais de uma década de formados, passaram por missões em outros países, fizeram residência, parte deles ( 20%) cursaram mestrado e 40% obtiveram mais que uma especialização.

Para quem está preocupado com o cidadão e não apenas com a corporação, a pergunta essencial é: essa formação é suficiente?

Aproveito essa pergunta para apontar o que vejo como uma absurda incoerência - uma incoerência pouca conhecida da população - de dirigentes de associações médicas. 

Um dos dirigentes, aliás, disse publicamente que um médico brasileiro não deveria prestar socorro (veja só) se um paciente for vítima de um médico estrangeiro. Deixa morrer. 

Bela ética.

Provas têm demonstrado que uma boa parte dos alunos formados nos cursos de medicina no Brasil não está apta a exercer a profissão. 

Não vou aqui discutir de quem é a culpa, se da escola ou do aluno. 

Até porque para a eventual vítima tanto faz.

Mesmo sendo reprovados nos testes, os estudantes ganham autorização para trabalhar.

Por que essas mesmas associações, tão furiosas em atacar médicos estrangeiros, não fazem barulho para denunciar alunos comprovadamente despreparados?

A resposta encontra-se na moléstia do corporativismo.

Se os brasileiros querem tanto essas vagas por que não se candidataram?

Será que preferem que o pobre se dane apenas para que um outro médico não possa trabalhar?

Sinceramente, sinto vergonha por médicos que agem colocando a vida de um paciente abaixo de seus interesses.

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. 

Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). 

Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. 

É morador da Vila Madalena.


Fonte: Folha de S. Paulo



309 comentários. 
Leiam o restante dos comentários no portal
Portal Geledés
 

 
Merli Leal Silva · · Professora na empresa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA SAO BORJA
 
Assunto: VERGONHA- mandei po conselho federal de medicina. Bando de arrogantes!
Solicitação: Sou dra de verdade, fiz doutorado na USP e estou morrendo de vergonha de ter médicos como vocês, elitistas, racistas e insensíveis. O que pensam que são? Elite branca, sem noção da gravidade dos atos corporativistas que estão fazendo. Deixem os médicos de verdade atenderem a pobreza que vocês não querem saber. Voces só pensam em grana, pelo menos uma vez na vida pensem no povo. Muito envergonhada pelo que vocês estão mostrando. Liberem o registro e mostrem um pouco de bom senso com o povo sofrido que precisa de médicos do porte dos que estao chegando.
Jutificativa: Cansada de ver corporativismo e insensibilidade. Parem com isso, a população tá cheia de tanta arrogância.

Agradecemos seu e-mail

Volte ao nosso Portal: http://www.portalmedico.org.br/


Elpidio De Oliveira Oliveira 
dra. merli,olha fico muito feliz,repito MUITO feliz com sua postura e acredito que voçe seja mesmo uma médica de verdade,seus pacientes ou clientes devem estar orgulhosos de ser atendidos pela senhora.lendo sua postagem posso te dizer mais uma vez parabéns de VERDADE QUE DEUS CONTINUE LHE ILUMINANDO.


Penha Souza ·
Merli, sei que muitos profissionais pensam e agem como você, então não estaria na hora deles se manifestarem publicamente como fez? Ou o CRM não lhes dá essa liberdade, de discordar de suas orientações? Parabéns por sua coragem!

Alvino Lara · UEPG
Drª Merli, suas observações são um alento. tenho certeza absoluta que existem mais profissionais da sua estirpe, até porque conheço alguns. Infelizmente, não se manifestam como a senhora. Parabéns e obrigado.
 

Nadia Hommerding · · Universidade de São Paulo
Este é o momento mais inapropriado para manifestação de xenofobia nacional. Que ela existe em relação à estrangeiros trabalhando no Brasil, sempre foi evidente, entretanto a casta da medicina, melhor do que as demais profissões... sentiu-se menosprezada, assim como os cidadãos brasileiros de classes menos favorecidas sentem-se há décadas. Que venham os estrangeiros sim para que os brasileiros coloquem-se em seus lugares e pratiquem a fraternidade, responsabilidade social e não somente status profissional, baseado em interesses estritamente econômicos e de competitividade bárbara nas regiões mais ricas do Brasil.
 

Marie Vian Urgell
André tenha certeza que a população não esquece de médicos devotados, que não esquece que em suas cidades o problema da falta de infra-estrutura, do descaso nos pagamentos de médicos como você que vão trabalhar no interior recebem o primeiro mês depois ficam a ver navios com contratos precários. Tudo isto vem sendo debatido, mas nós população precisamos que mais médicos como você, com a Dra. Merli se manifestem, denunciem também este corporativismo podre, esta muralha de proteção que alguns profissionais estabelecem tornando-se inatingíveis, inescrupulosos que se filiam a planos de saúde e quando você precisa eles te enviam uma notinha por fora porque o plano paga mal.( Notinhas de 15000 para cima viu!)
Precisamos de mais transparÊncia em todas as esferas do país, a começar pela política. Mas há muitos colegas seus colegas que fingem presença em plantões colocando a responsabilidade de toda uma população nas costas daquele que trabalha e fazem isto com a conivência dos diretores destes hospitais. Estas máfias tem que acabar. Isto tem que ser denunciado.
A população não está contra os médicos, está revoltada com o descaso e o descaramento de alguns médicos sim. Com o descaso e o descaramento do governo também. Com o ralo para onde vai o dinheiro público que não chega nem para vocês nem para a população ficando nos caixas 2 de governos e de corporativistas inescrupulosos.
Mas se a D Dilminha acha que trazer mais médicos vai acalmar a população está completamente enganada pois os problemas pro vocÊ levantados não foram esquecidos.

 
 

André Figueiredo · Médico Residente Ortopedia e Traumatologia na empresa Hospital Madre Teresa
Marie Vian Urgell Penso que médicos éticos sejam a maioria. Concordo que há sim desvios de conduta por partes de profissionais médicos e também de todas as outras áreas. E concordo que esses desvios se tornam mais graves quando a saúde de um pessoa está em questão. Porém, para que isso seja coibido, precisamos de um governo sério, que se esforce para coibir a corrupção em todas as esferas. E o governo que está no poder não nos têm dado sinais que esteja disposto a cumprir tal papel, dado os inúmeros escândalos e manobras para acobertar pessoas sabidamente corruptas. Te garanto que a maior parte dos médicos concorda com todos os seus argumentos. Temos que nos unir como cidadãos para lutar por uma saúde pública de qualidade. Infelizmente, o governo usa a velha tática do "separar para governar", jogando uma classe contra a outra.
 

Paulo De Tarso Riccordi · UFRGS
O que as corporações médicas não confessam:
Acabei de chegar de uma consulta médica com o gastroenterologista dr. Sabino Loguércio Vieira. Me atendeu por meia hora com toda a calma, mostrou a análise dos exames que fez em mim, explicou o que e porque acontece, me deu uma aula do que tenho e de como posso/devo evitar. O tratamento que me deu há dez dias já produziu os resultados que esperávamos. Não cobrou a visita de hoje, porque considera que é reconsulta, análise de exames. Semana passada, a mesma coisa se passou com o pneumologista dr. Carlos Tiethboel Filho, queridão como seu pai, também médico humanitário. Carlinhos me atendeu por quase uma hora, meia hora perguntando, examinando, diagnosticando, anotando, me dando uma aula do que eu tinha, porque tinha, como cuidar e não ter de novo. Ainda hoje ele atende várias pacientes idosas em suas casas, para que não precisem do esforço, velhinhas, de ir até o consultório. Já contei no FB os exemplos dos meus pediatras e dos meus filhos. Nunca me tratei com eles, mas ouço que Helena Lúcia Sória, Sérgio Vieira, Ênio Casagrande são da mesma escola. Pois é, há porradas de médicos maravilhosos, vocacionados, competentes, preocupados com os pacientes, que te olham nos olhos, sabem teu nome, te ouvem contar, experientes, capazes de diagnosticar sem precisar pedir exames nos equipamentos das galáxias. Assim como jornalistas sérios, políticos sérios, engenheiros sérios. Do mesmo modo, nos últimos meses cruzei por vários cafajestes, que me pediram dinheiro por fora do convênio, cobraram pela reconsulta para entregar os exames pedidos, cinco dias após a primeira, que não tinham mais horário pelo IPE, mas se eu pagasse mais um pouco por fora apareceria o horário - roubando de mim e do governo. Não sei em que momento da história aconteceu essa inflexão. Quando foi que os médicos vocacionados para tratar e curar foram sendo substituídos pelos formados para a extorsão, para o remedismo, para o atendimento de 10 clientes por hora, cabeça baixa sem olhar para o paciente, inseguros, a pedir exames nos aparelhos da NASA para qualquer resfriado. Será que a constatação que esses pilantras têm de 60 anos para baixo diz alguma coisa? O que as escolas de medicina ensinam nesses últimos 40 anos? Mas neste caso do Mais Médicos a merda transbordou. Todos os canalhas disfarçados com jalecos vieram para as ruas, manchar o nome de gente séria como meus médicos respeitáveis e respeitados. Sindicatos dos Médicos em todo o país, Conselhos Regionais de Medicina comandam uma tropa de dinheiristas preconceituosos, discriminatórios, irados contra os que chegam ameaçando romper o comércio da cura. A medicina preventiva, o médico de família, dedicam-se a evitar que as pessoas adoeçam. O central da verdadeira política de saúde não apenas tratar de quem já adoeceu, mas evitar que adoeça. A política de saúde é propiciar que as pessoas tenham saúde e não doença. Doença é bom para vendedor de remédio, para vender exames das galáxias em equipamentos da NASA, e para esse tipo de médico dinheirista. Por isso seus sindicatos e Conselhos gritam tanto que não aceitaram ir para o interior do país por que lá não têm esses equipamentos supersônicos. Primeiro, eles não sabem diagnosticar com os olhos, mãos e ouvidos. Segundo, eles são caudatários dessa escola de empresas de diagnósticos estrelares e da indústria farmacêutica. Medicina preventiva é boa para só para sociedade, para as famílias e para os médicos que fizeram o juramento de Hipócrates. É isso que está em disputa no Brasil neste momento: uma visão de medicina curativa x preventiva. Os que vaiam os recém chegados estão preocupados em defender sua "boca", traficantes da cura que são. Eu, nesses dois últimos meses paciente de seis médicos - podendo louvar só dois deles - escolhi meu lado nesse debate dos Mais Médicos. Estou, como o Macaco Simão, contra mais médicos. Eu quero Muito Mais Médicos! Cubanos, australianos, marcianos, desde que médicos que pisem no barro, atendam crianças ranhentas, saibam teu nome, olhem para ti, te toquem, médicos que integrem equipes multidisciplinares da Saúde da Família. Estamos assistindo no Brasil a disputa mal disfarçada de duas visões de saúde. Não se engane, não é apenas restrição à vinda da "negrada comunista com cara de empregada". O que está por baixo do barulho é o que é saúde. Pergunte de que lado está a indústria de remédios.


Denise Novisck · Trabalha na empresa Refrigeração paraná
 
Parabéns por suas palavras, inteligentíssimas, resume todo meu pensamento.Me permita compartilhar tão brilhante explicação.

Ligia Abreu E Lima · Faculdade Moura Lacerda
Parabéns Paulo De Tarso! Como afirmou Denise você resume meu pensamento. Hoje a tarde num consultório médico fiz exatamente esta sua colocação. Meu médico ortopedista é da linhagem desses humanistas que você citou.No consultório dele tem afixado na parede um quadro com o Juramento do Médico (escrito por Hipócrates). Quando na sala de espera comentamos sobre o "Mais Médicos" e as manifestações dos médicos brasileiros contra o Programa ,indagamos: será que todos os médicos conhecem esse Juramento?(para quem não conhece o teor do Juramento,sugiro que leia).....

Ligia Abreu E Lima · Faculdade Moura Lacerda
Na minha cidade Araras-S.Paulo um Prefeito na década de 90, implantou um Projeto Médica da Família, na periferia da cidade. Para desenvolver o Projeto foram contratados médicos cubanos e foi considerado ótimo o desenvolvimento do Projeto. Só não teve continuidade porque não houve interesse político para o prefeito que o sucedeu...

Hercules Macedo · · Centro Universitário Una
 
Dimenstein...na mosca...suas perguntas são cirúrgicas(sem trocadilho). Uma vergonha essa manifestação raivosa de quem, ao que me parece, só pensa em exercer a profissão em belos centros urbanos repletos de consultórios luxuosos ou hospitais de ponta.

 


Fonte:

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...