Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, agosto 25, 2013

Ao New York Times, Barbosa descarta candidatura política


Jornal americano publicou neste sábado (24) um longo perfil do ministro do Supremo Tribunal Federal

ESTADÃO CONTEÚDO
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Elza Fiúza / ABr)
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Elza Fiúza / ABr)


Em um longo perfil publicado neste sábado (24) pelo jornal norte-americano The New York Times (NYT), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, é retratado como alguém direto, sem tato, mas que não tem medo de enfrentar o status quo brasileiro.


Segundo o perfil, as ações recentes de Barbosa envolvendo o julgamento do mensalão, além de outros casos que passaram pelo tribunal, tornaram o ministro do Supremo objeto de fascínio popular.

Ainda assim, em entrevista concedida ao correspondente da publicação no Brasil, Simon Romero, Barbosa afirmou que seu temperamento não é o mais adequado para o jogo político.

"Eu tenho um temperamento que não se adapta bem à política. 

Isso porque eu falo o que eu penso", disse Barbosa, personagem do Saturday Profile ("perfil de sábado") do NYT. 

"Não sou candidato a nada."


Com relação à recente acusação feita ao colega de STF, Ricardo Lewandowski, de que o magistrado estaria fazendo "chicana" (medida para atrasar o processo), Barbosa não se desculpou, destaca o NYT. 

Ele disse à publicação que alguma tensão é necessária para o tribunal funcionar corretamente.

"Sempre foi assim", disse ele, afirmando que os argumentos agora são apenas mais fácil de se ver, porque os trabalhos do tribunal são televisionados.

O jornal fez também uma ligação entre o trabalho do tribunal e a onda de protestos que tomou o País.

Barbosa explicou que discorda da violência de alguns manifestantes, mas disse acreditar que os movimentos de rua são "um sinal de exuberância da democracia."

"As pessoas não querem ficar passivas e observar esses arranjos da elite, o que sempre foi a tradição brasileira", disse ele.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...