Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 15, 2013

OS SONS DA FLORESTA





















Por Valter Desiderio Barreto.

Um rei mandou o seu filho estudar no templo de um grande mestre, com o objetivo de prepará-lo para ser de um grande administrador.

Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta. 


Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever os sons da floresta.

 
Retornando ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever os sons de tudo aquilo que conseguira ouvir.

Disse o príncipe: "Mestre, pude ouvir o canto dos cucos, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbindo das abelhas, o barulho do vento cortando os céus." 


Ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse, novamente, à floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. 

Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem do mestre, pensando: "Mas eu já não distingui todos os sons da floresta?"

Por dias e noites ficou sozinho na floresta ouvindo, ouvindo, ouvindo... mas não conseguiu distinguir nada de novo, além dos sons já mencionados, anteriormente, ao mestre.


Então, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo que ouvira antes. 

Quanto mais atenção prestava, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz.
Pensou: "Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse." E, sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. 

Queria ter certeza de que estava no caminho certo.
Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais consegueria ouvir.

Paciente, e respeitosamente, o príncipe disse:
"-Mestre, quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da manhã."

O mestre, sorrindo, acenou a cabeça, em sianl de aprovação, e disse:
"- Ouvir o inaudível é ter disciplina necessária para se tornar um grande administrador. 

Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas, um administrador pode inspirar confiança à sua equipe, entender o que está errado e atender às reais necessidades de cada pessoa. 

A morte de um país começa quando os líderes ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhar a fundo na alma das pessoas, para ouvir os seus sentimentos, desejos e opiniões reais. 

É preciso, portanto, ouvir o lado inaudível das coisas, o lado não mensurado, mas que tem o seu valor, pois é o lado do ser humano... lembrando-se de que atrás de uma máquina tem dois olhos, e atrás dos dois olhos tem um SER HUMANO."



COMENTÁRIO:


Esta mensagem serve para todos àqueles que aspiram a carreira de político.


Valter Desiderio Barreto. 

2 comentários:

Blog do Valter disse...

Se os políticos brasileiros tivessem passado pela escola do "Som da Floresta", com certeza teriam evitado passar por tanto constrangimento provocado pelas manifestações ocorridas no Brasil inteiro, no último dia 20 do mês em curso pelo povo brasileiro que não aceita servir mais de cobaia, para um bando de mercenários e corruptos incompetentes, travestidos de servidores públicos, que só vivem a dilapidar o erário municipal, estadual e federal da nossa nação.

Comunicar é Preciso disse...

Sinceramente...



Esta mensagem dispensa qualquer comentário, pois ela é completa.
Quem não entender lendo, jamais ouvirá o 'inaudível'.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...