Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 15, 2013

No AM, cantor Abilio Farias morre por complicações cardíacas aos 66 anos

Cantor morreu na noite desta sexta-feira, em um hospital de Manaus.
O cantor, que tinha 66 anos, era natural de Itacoatiara, no Amazonas.

Marcos Dantas Do G1 AM
Cantor AbIlio Farias morreu em Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas) 
Cantor AbIlio Farias morreu em Manaus
(Foto: Reprodução/TV Amazonas)
 
 
O cantor Abilio Farias morreu vítima de complicações cardíacas na noite desta sexta-feira (14), no Prontocord - Hospital do Coração, localizado na Avenida Álvaro Maia, Zona Centro-Sul de Manaus. 

O cantor, que tinha 66 anos, era natural de Itacoatiara, a 175 quilômetros de Manaus e ficou conhecido no Amazonas com a música 'Ciganinha Feiticeira'.

De acordo com Joelma Farias, de 40 anos - filha do cantor - Abilio morreu por volta das 19h30. "Ele teve um infarto na segunda [10] e foi levado para o Hospital Beneficente Portuguesa, no Centro. 

Lá, eles fizeram um cateterísmo e os médicos constataram que as artérias estavam entupidas", relatou.

Após a constatação de que as veias do cantor estavam entupidas, ele foi transferido para o Prontocord para que fosse implatada uma ponte de safena. 

Depois da cirurgia, que aconteceu na terça-feira (11), ele se recuperava no hospital, mas acabou tendo falência dos rins nesta sexta.

Segundo Joelma, em 2010, o pai já havia se submetido ao primeiro cateterísmo. Na ocasião, ele recebeu um equipamento utilizado para alargar as artérias.

Velório
O velório e o enterro do cantor vão acontecer neste sábado (15). O corpo será velado na Funerário São Francisco, localizada ao lado do Terminal de Ônibus da Cachoeirinha (T2). 


O enterro vai acontecer no Cemitério São João Batista. Os horários ainda serão definidos pela funerária.

Durante o velório, será cantada a música 'Luzes da Ribalda', de Charles Chaplin. 

Segundos os familiares, a canção foi escolhida por Abilio para ser interpretada pelo amigo coronel Martins no dia de seu velório. "Eles firmaram um acordo: quem morresse primeiro receberia a homenagem do outro", disse Joelma.

O secretário de Segurança Pública (SSP), coronel Paulo Roberto Vital, que era amigo de Abilio, disse que esteve pela última vez com o cantor no dia do infarto. "Ele esteve lá na secretraria [SSP] me visitando, porque éramos muito próximos. 

Somos conterrâneos e eu o conhecia há 60 anos", contou.
Entre as lembranças que Joelma guarda do pai está um disco com o Hino do Clube do coração de Abílio, o Nacional-AM, e uma frase célebre. "Quando eu era criança, meu pai me deu um vinil azul com o hino e eu ouvi o dia inteiro, mas o mais marcante é uma frase que ele sempre dizia: Escorregar não é cair!", relembrou.

Abílio Farias faleceu na noite desta sexta-feira (14), enquanto se recuperava de uma cirurgia cardiovascular (Foto: Marcos Dantas/G1 AM) 
 Abilio Farias faleceu na noite desta sexta-feira (14), enquanto se recuperava de uma cirurgia 
 cardiovascular (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
 
 
Carreira

José Abilio de Moura Farias tinha mais de 50 anos de carreira. Nos anos 70, chegou o ser o 'cantor mascarado' do Programa do Chacrinha. 


Afixionado por esportes, torcia para o Flamengo do Rio de Janeiro e para o Nacional do Amazonas.

Segundo a filha Joelma, Abilio foi dependente químico por 30 anos, mas há cinco, havia abandonado o vício por "força de vontade".

Ele fazia aniversário no dia 23 de fevereiro, mesma data do ex-senador e ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, do qual era amigo. 

De acordo com Joelma, no dia do aniversário, eles ligavam para parabenizar um ao outro.

O cantor era viúvo e deixou quatro filhos, todos criados no ambiente musical. 

O último show dele aconteceu em Humaitá, a 675 quilômetros de Manaus

O último álbum do cantor foi um especial com músicas de Waldick Soriano. 

Ele também se preparava para uma turnê pelo Nordeste do país no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...