Representantes do
Conselho Municipal de Juventude (COMJUP) e da Coordenadoria da Juventude (CMJ) apresentaram na tarde
da última sexta-feira (17), na Câmara Municipal de Parauapebas, proposta do
Programa Rede Cultural Juventude Viva, que objetiva realizar várias ações de inserção
dos jovens em áreas socioculturais.
Participaram da
plenária os representantes do Conselho de Cultura, os vereadores Charles Segundo e Bruno Soares, o secretário
municipal de Cultura, Chico Brito, estudantes, índios Xikrins e a imprensa local.
O evento discutiu e deliberou questões sobre as políticas culturais do
município no âmbito juvenil.
Após o
encerramento da plenária, os participantes puderam prestigiar uma diversidade
de apresentações culturais, realizadas pelos jovens integrantes da Rede Arca, de
grupos de hip hop, skate, Pastoral da Juventude e Banda Legionários, no Centro
de Desenvolvimento Cultural (CDC).
Juventude Viva
O programa objetiva
promover a participação da juventude e dos segmentos juvenis do município em palestras
e oficinas educativas na área sociocultural, estruturado em polos culturais que
desenvolvam atividades educativas, contemplando as características culturais
dos distritos do município. Todas as atividades serão normatizadas por um
comitê
gestor a ser formado por órgãos e entidades municipais, como Secult, CMJ e Comjup.
O Juventude Viva se
fundamenta no Art. 9º da Constituição
Federal, que diz ser de “competência administrativa comum do Município, do Estado
e da União, observada a Lei Complementar Federal, o exercício das seguintes
medidas: XIV - proteger a juventude contra toda exploração, bem como contra os
fatores que possam conduzi-la ao abandono físico, moral, social e intelectual”.
Apresentado pelo assistente social Francisco
Clayton Oliveira de Sousa, membro da CMJ, o programa promete oferecer oficinas
de hip hop, caratê, ginástica aeróbica, capoeira, teatro, danças regionais e/ou
religiosas, música, artesanato, fotografia e comunicação popular; elaboração de
projetos culturais e de políticas públicas para a juventude. O público alvo
deve se enquadrar na faixa etária de 15 a 29 anos, tendo como meta atender até
1.000 jovens por um período de 10 meses.
Confira as fotos aqui.
Texto e fotos: Waldyr Silva
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