Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, maio 19, 2013

CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS QUE SEUS "HISTORIADORES" OMITEM DE QUEM NÃO CONHECE.

Antiga delegacia de polícia de Parauapebas onde a d. Marlene ficara presa por 9 meses.





























O texto abaixo é a cópia do documento acima.

EXCELENTÍSSIMA SRA. DRA. PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ – DRA. EDITH MARILIA MAYA CRESPO

JOSÉ DIONÍSIO DOS SANTOS e LUIZ RISSARD, Vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas, abaixo-assinados, comparecem respeitosamente a presença de V. exma. 

Para expor e ao final, requerer o seguinte: 

Este subscritores foram autores de uma representação contra o Prefeito Municipal de Parauapebas – Faisal Salmen, dirigida a V. Exa., no início do ano de 1990, em decorrência de uma CPI criada contra o mencionado Prefeito, através da advogada Maria Bittecourt;
Apresentada a Resolução do Tribunal de Contas dos Municípios, a mesma foi arquivada pela Câmara local e, em consequência, as contas de 1989 do Prefeito de Parauapebas obtiveram parecer favorável pela DD. Auditoria:
Diante disso, servimo-nos da presente para levar ao conhecimento de V. Exa.  que não desejamos prosseguir com o feito, pelo que requeremos o arquivamento do mesmo.

Outrossim, a procuração outorgada a Dra. Maria Bittencourt, não deverá  surtir mais efeito e, ato contínuo, cancelá-la, de livre e espontânea vontade.


Nestes Termos
Pedimos Deferimento
Parauapebas, 02 de outubro de 1991
Poder Legislativo
Câmara Municipal de Parauapebas
José Dionísio dos Santos
Waldemir de Matos Fernandes
Egno NEI Geraldo Alves da Silva
Luiz Rissard
Milton Alves Martins - Presidente
Mizael Geraldo de Carvalho


Datas marcantes e importantes na vida do professor Valter Desiderio Barreto no município de Parauapebas, Pará.


Setembro de 1989 – O professor Valter escreve seu primeiro artigo no jornal “Tribuna de Parauapebas” sob o título: Parauapebas: Opulência e Miséria.

Outubro de 1989 – O professor Valter escreve seu segundo artigo no Jornal “Tribuna de Parauapebas” sob o título: Parauapebas: Opulência e Miséria II.

Novembro de 1989 – O professor Valter escreve seu terceiro artigo sob o título “Meio Ambiente e Ecologia”. No jornal “Tribuna de Parauapebas”, de propriedade do então vereador Francisco Brito (Chico Brito).

1ª quinzena de dezembro de 1989 – O professor Valter escreve seu quarto artigo no jornal “tribuna de Parauapebas” sob o título: “Por que muito obrigado”.

Janeiro e Fevereiro de 1990 – O professor Valter escreve o seu quinto artigo sob o título: “Muito obrigado por quê?”, no Jornal “tribuna de Parauapebas” onde o professor Valter procura despertar o senso crítico da população de Parauapebas sobre as obrigações e os deveres que o prefeito de uma cidade deve ter. 

Tal artigo incomodou o prefeito Faisal Salmen tanto, que o professor não teve mais acesso ao jornal “Tribuna de Parauapebas”, porque o incomodado gestor municipal solicitou ao proprietário do jornal que era o seu aliado na Câmara Municipal que não me permitisse publicar nada em seu Pasquim.

Dia 26 de abril de 1990 – O professor Valter encabeça um movimento com os pais de alunos da Escola Municipal Eurides Santana em favor dos professores do município e invade a Câmara Literalmente, com dezenas de pais de alunos para forçar os vereadores atenderem os apelos dos professores na reivindicação de aumento salarial. 

Na ocasião, recebe ameaça do vereador Chico Brito de processa-lo, por acusar os vereadores de compactuarem com as corrupções do Faisal Salmen. 

No mesmo dia, após sair da Câmara,  o professor Valter juntamente com os pais de alunos, invade a Prefeitura Municipal e só se retira, quando as reivindicações dos professores são atendidas, apesar do Prefeito em exercício naquele dia, o Sr. Renato de Sousa ameaçar mandar prender o Professor Valter, mas o mesmo não se intimidou com tal ameaça.

Dia  1° de Maio de 1990 – O professor Valter, faz uma convocação a população de Parauapebas através de um carro de som durante duas horas, para comparecerem a um Ato Público às 20 horas, próximo a feira de Rio Verde onde, o mesmo faria denúncias graves contra a administração do Faisal Salmen, inclusive apresentando ao público provas da sua acusação: uma Nota Fiscal da "Drogaria Albuquerque"  em Curionópolis, vendendo refeição para a Prefeitura de Parauapebas. 

Participaram desse ato, alguns professores e mais de mil pessoas.

Dia 03 de Maio de 1990 – é criada a Comissão parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Parauapebas, tendo na sua presidência o Vereador João Prudêncio de Brito, que tem como objetivo, apurar e investigar as inúmeras irregularidades ocorridas na Prefeitura de Parauapebas, pelo Senhor Prefeito Faisal Salmen.

Julho de 1990 – é criado o Jornal “Correio do Povo”, cujo objetivo era fazer as denúncias das corrupções, falcatruas e maracutaias do Faisal Salmen, já que “Tribuna de Parauapebas” não permitia que se fizessem tais denúncias, pois o mesmo estava a serviço da administração municipal e era sustentado pelo então prefeito, e o professor Valter Desiderio é convidado pela direção do jornal para escrever no mesmo, e aceitando o convite, ato contínuo, escreve nas duas primeiras e últimas edições, três matérias, mostrando o perfil ignóbil do Sr. Faisal Salmen.

Dia 14 de agosto de 1990 – é aprovado na Câmara de Vereadores, o REQUERIMENTO de n° 265/90, de autoria de vereador Chico Brito e assinado pelo vereador Assis; cujo teor do mesmo, é uma “Moção de Repúdio” contra os autores das denúncias de corrupções do prefeito Faisal Salmen no jornal “Correio do Povo”, dentre esses autores, está o professor Valter.

Dia 28 de agosto de 1990- o Professor Valter é processado na justiça pelo prefeito Faisal Salmen, com mais alguns companheiros seus de luta por insistirem nas denúncias das falcatruas do gestor municipal frente a prefeitura de Parauapebas. 

O referido processo está registrado no Cartório de Único Oficio  de Parauapebas, no livro 001-A, de Registro dos Feitos Penais, às fls. 0001 “Ação Penal” n° 0022/91.

Dia 30 de outubro de 1990 – a ex-esposa do professor Valter, D. Elenir Diniz Barreto, é demitida da Educação Municipal pelo prefeito Faisal Salmen, onde a mesma exercia o cargo de professora a mais de quatro anos e meio na Escola Municipal Eurides Santana. 

Esta atitude foi em represália as constantes denúncias do professor Valter contra os roubos aos cofres públicos feito pelo mesmo.

Dia 25 de Outubro de 1990 – Sai no jornal “Diário do Pará” a seguinte Manchete: Prefeito Invade a Câmara Para Evitar Cassação. 

E: “Parauapebas: Prefeito Corrupto e Capangas Invadem a Câmara”. 

Essa matéria referia-se a invasão do Sr.Faisal Salmen a Câmara para evitar que se lesse denúncias de suas corrupções.

Dia 02 de novembro de 1990 – O jornal “Diário do Pará” publica uma matéria sobre a adesão do professor Valter a candidatura do candidato Jader Barbalho a governo do Estado no 2° turno,  e naquela oportunidade, o mesmo faz denúncias contra os desmandos na administração do gestor Municipal de Parauapebas, Faisal Salmen.

Dia 18 de Dezembro de 1990 – Tribunal de Contas dos Municípios na sua sessão ordinária de n° 632, julgou procedente todas as denúncias feitas pelo Professor Valter e seus companheiros, contra o prefeito Faisal Salmen. 

O jornal “O Liberal” publicou em grande destaque essa decisão do Tribunal de Contas, no dia 20 de Dezembro de 1990.

Dia 20 de dezembro de 1990 – O jornal “O Liberal” publica em suas páginas a matéria:
“TCM confirma irregularidades na prefeitura de Parauapebas”.

Dia 21 de Dezembro de 1990 – O jornal “O Liberal” publica em suas páginas a matéria com seguinte título: “Faisal Salmen diz que TCM confirma as denúncias notícia inverídica”.

Dia 27 de Dezembro de 1990 – O jornal “O Liberal” publica em suas páginas a matéria com o seguinte título: “Presidente do TCM confirma as denúncias contra Salmen”.

Dia 07 de Janeiro de 1991 – Professor Valter é intimado pelo juiz da Comarca de Curionópolis, a apresentar sua defesa prévia no prazo de 05 dias através de advogado, para se defender da ação que o Prefeito Faisal moveu contra o mesmo por denunciá-lo a Imprensa e ao público suas falcatruas e os saqueamentos aos cofres públicos de Parauapebas.

Dia 03 de Fevereiro de 1991 – O jornal “O Liberal”, publica em suas páginas a seguinte matéria: “No tribunal de contas dos municípios, um dos prefeitos mais enrolados é de Parauapebas. 

Seu nome: Faisal Faris Mahamoud Salmen Hussain. 

Encontraram irregularidades de todo tipo”.

Dia 11 de Fevereiro de 1991 – O professor Valter é nomeado pelo Presidente da CPI da Câmara Municipal de Parauapebas, Vereador João Prudêncio de Brito, representante daquela Comissão junto a imprensa nacional, e enviado ao Rio de janeiro naquele mês, para denunciar os desmandos do Prefeito Faisal Salmen no município mais rico em potencial do Brasil.

Dia 25 de Abril de 1991 – O professor Valter recebe um mandado do juiz de Curionópolis marcando a data do seu interrogatório da ação  que responde por denunciar o  prefeito Sr. Faisal Salmen.

Dia 07 de Maio de 1991 – O professor Valter é interrogado pelo M.M. Dr. Juiz de Direito da Comarca de Curionópolis e confirma todas as suas acusações feitas a Imprensa contra o Sr. Faisal Salmen.

Dia 21 de Maio de 1991 – é apresentada na Câmara Municipal de Parauapebas, uma denúncia ao Presidente daquela Casa, contra o Sr. Prefeito Faisal Salmen encabeçada pelo Sr. Vivaldo Costa Canedo e o Professor Valter, que resultou no afastamento por 180 dias do referido prefeito da Prefeitura. 

Na oportunidade, foi relembrado que outras denúncias feitas por moradores da cidade, foram arquivadas, porém dessa vez, a Câmara tentara se redimir com a comunidade, afastando o alcaide de Parauapebas, para alegria de todos.

Dia 03 de junho de 1991 – A juíza Dra. Maria Vitória Torres do Carmo, da Comarca de Parauapebas, nega a liminar solicitada pelo Prefeito Faisal para retornar ao cargo.

Dia 27 de junho de 1991 – A juíza da Comarca de Parauapebas, reintegra o SR. Faisal Salmen, no cargo de Prefeito, através de um Mandato de Segurança de n° 86/91, impetrado pelo mesmo a seu favor, apesar de todas as provas contra o corrupto prefeito, a juíza preferiu ignorar .

Dia 10 de Julho de 1991 - É realizado um atentado simulado na casa do Vereador ASSIS com o seu consentimento, cujo objetivo era inibir os responsáveis pelo plano de assassinato do professor Valter àquela noite, que tinha sido planejado pelo Sr. Faisal Salmem e quem iria executar era seria o então delegado de polícia da época Gonçalves, conforme confirmaram na época testemunhas.

Dia 02 de Agosto de 1991 – O Prefeito Faisal convida o Professor Valter na prefeitura na frente de várias pessoas, para ir a sua casa, pois queria conversar com o mesmo.

Dia 05 de Agosto de 1991 – O professor Valter vai a casa de Faisal acompanhado pelo Vereador Waldemir de Matos Fernandes. 

Ao chegar na residência do Sr. Prefeito, o mesmo recebe propostas para abandonar o grupo que lhe fazia oposição com promessas de reintegrar sua ex-esposa ao serviço publico, e lhe dá um emprego digno com salário compatíveis com suas necessidades. 

E na ocasião afirma que jamais sairia da prefeitura,  e caso isso acontecesse pela segunda vez, aconteceria mortes em Parauapebas, pois seus militantes estavam armados, ele os tinha armado a todos. 

Não sabendo o alcaide que Valter estava gravando toda a conversa em um gravador miniatura devidamente camuflado.

Dia 15 de Agosto de 1991 – Se desloca de Parauapebas, uma caravana composta de homem e mulheres da nossa cidade rumo a Belém em dois ônibus da empresa Transbrasiliana, com objetivo de protestar, e denunciar os desmandos do Prefeito Faisal Salmen na Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Na ocasião Valter ficou encarregado de comandar o protesto frente ao Tribunal de Justiça em um carro de som cedido pelo então Deputado Estadual Wagner Fontes.

Dia 18 de Agosto de 1991 – O professor Valter recebe do vereador João Prudêncio de Brito uma carta anônima que lhe entregaram na Câmara, avisando-lhe que sofreria uma conspiração por parte do ex-secretário do Vice-Prefeito Renato, o Luiz Filho, o mesmo havia contado para o vereador Fernando quem participara do atentado simulado na casa do ex-vereador Assis, e as pichações da cidade contra o prefeito.

Dia 22 de Agosto de 1991 – O professor Valter recebe um comunicado do Sr. Nasser (sobrinho do prefeito) em um papel timbrado da Prefeitura dizendo que aguardasse comunicação do vereador Fernando.

Dia 30 de Agosto de 1991 – É combinado entre o vereador Fernando, Prefeito Faisal e o Zé do Galo, um depoimento que o Professor Valter teria que dá na promotoria pública.

Dia 03 de Setembro de 1991 – O professor Valter é forçado e coagido a dá um depoimento no Ministério Publico de Parauapebas, confirmando os nome de todos os participantes do movimento contra o ex-prefeito, sob a ameaça de ser preso e transferido para Belém. 

Os nomes já estavam em poder das autoridades, Promotor de Justiça, e a Polícia Federal que fazia a segurança pessoal do Faisal, os mesmos tinham sido revelados pelo alcaguete  Luiz filho ao ex-vereador Fernando.

Dia 12 de Setembro de 1991 – Valter vai descontar um cheque no Bradesco em nome de MUNIN, sobrinho de Faisal , no valor de Hum Milhão e Quinhentos Cruzeiros, e o mesmo não tem fundos. 

Tal importância foi enviada pelo Faisal, para que o professor Valter Barreto e sua família fossem embora definitivamente da cidade. 

Por se sentir lesado, e contrariando a ordem do prefeito para não o procurá-lo na prefeitura, o mesmo foi ao encontro do Faisal Salmen para receber o dinheiro, só saindo da prefeitura, quando lhe foi entregue a referida importância em espécie.

Dia 17 de Setembro de 1991 – O professor Valter viaja para a Bahia e deixa sua família em Parauapebas.

Dia 19 de Setembro – O vereador João Prudêncio de Brito é assassinado no quintal de sua casa.

Dia 02 de Outubro de 1991, Seis vereadores assinam um documento solicitando o Arquivamento do processo contra o Faisal e envia para a Procuradora Geral de Justiça do Estado. 

São eles: Luiz Rissard, Nei, Mizael, Milton da Coca, Zé do Galo e Fernando, os dois últimos eram membros da comissão processante que decidira pela cassação do Faisal.

Dia 08 de Outubro de 1991 - É publicado no Diário Oficial o parecer prévio contrário a aprovação das contas do prefeito de Parauapebas.


Dia 09 de Outubro –  O delegado de polícia de Parauapebas Gonçalves e seu colega Pantoja, prendem de maneira arbitrária a companheira do vereador João Brito, D. Marlene abadia da Silva, sem lhe dá a mínima chance de defesa, acusada de ser a mandante da morte do esposo.


Dia 18 de Outubro de 1991 – O jornal “O Liberal” publica em suas páginas a seguinte manchete: “Prefeito de Parauapebas tem contas rejeitadas pelo TCM”

Dia 10 de Novembro de 1991- É lançado o livro do Professor Valter em Salvador – Bahia.

Dia 23 de Novembro de 1991 – No jornal “Província do Pará”, sai uma matéria com o seguinte título: “Salmem Estaria Envolvido no Assassinato’. 

Onde o professor Valter dá um depoimento naquele jornal e mostra indícios do envolvimento do prefeito Faisal Salmen e os vereadores, na morte de João Brito”.

Dia 24 de novembro de 1991 - No jornal “Diário Do Pará” sai uma matéria com o seguinte titulo: “Prefeito Suborna Opositor Com Cheque Sem Fundos”. 

Onde o professor Valter conta tudo sobre o seu depoimento na justiça de Parauapebas no dia 03 de setembro de 1991.

Dia 06 de dezembro de 1991 -  É lançado em Belém o livro “Máfia Religiosa” do professor Valter, e ganha um espaço no jornal “O Liberal”.

Dia 12 de dezembro de 1991 -  O jornal “A Folha Do Norte”, publica uma matéria sobre o livro do professor Valter.

Dia 16 de dezembro de 1992 - O jornal “A Folha Do Norte”, publica uma matéria com o seguinte titulo: “Marcado Pra Morrer Denuncia Prefeito”, onde o professor Valter denuncia o prefeito Faisal de ameaça-lo de morte pelas constantes denuncias que vem fazendo sobre seu envolvimento na morte do Vereador João Brito.

Dia 23 de Janeiro de 1992- No jornal “Folha Do Norte” publica uma matéria sob o titulo: “Posseiros Fazem Prefeito Sumir”.

Onde é denunciado o prefeito Faisal de querer expulsar dezenas de famílias que invadiram uma área da prefeitura, para fazerem suas casas.

Dia 25 de Janeiro de 1992- O jornal “Folha Do Norte” publica uma matéria sob o titulo: “Prefeito Rebate Acusações e Desmente Fuga”, onde o Faisal tenta desmentir sua ação de truculência contra os posseiros.

Dia 03 de fevereiro de 1992 -  o jornal “Folha Do Norte” com exclusividade publica uma matéria sob o titulo: “Viúva Derruba dono Do Pó”, onde pela primeira vez, desde que foi presa, D. Marlene rompe o silêncio através de depoimento gravado ao Professor Valter,  e fala sobre a morte do seu companheiro Vereador João Prudêncio de Brito.

Dia 08 de Fevereiro de 1992 -  o jornal “Folha Do Norte” publica uma matèria sob o titulo: “Viúva Do Vereador Nega Ter Sido A Mandante Do Crime”, tal matéria é um resumo da audiência que ouve para serem ouvidas as testemunhas da acusação da D. Marlene e o seu próprio depoimento na justiça de Parauapebas. 

Matéria de responsabilidade do Professor Valter.

Dia 17 de Fevereiro de 1992 -  o jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o titulo: “Acusado De Tráfico Ameaça Matar Denunciante” onde é registrada a ameaça de morte que o empresário Rubens Marcio de Sousa, fez ao professor Valter Desiderio Barreto em via publica, no dia 15 daquele mês, por seu nome ter saído no jornal como envolvido no trafico de drogas em Parauapebas.

Dia 18 de Fevereiro de 1992 - É registrado na secretaria de segurança pública do estado, uma denuncia do Professor Valter contra o empresário Rubens Márcia De Sousa, por esse tê-lo ameaçado de morte.

Dia 18 de Fevereiro de1992 - o jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o titulo: “Acusada da morte do marido quer provas”, onde o professor Valter denúncia a conivência da justiça de Parauapebas com a prisão arbitraria da D. Marlene.

Dia 19 de Fevereiro de 1992 -  o jornal “Folha do Norte” divulga a denúncia que o professor Valter fez a policia federal sobre o trafico de drogas que rola em Parauapebas, fala do documento que o professor Valter registrou no cartório com todos os nomes dos seus possíveis assassinos, ou aqueles que desejam vê-lo morto em Parauapebas.

Dia 26 de Fevereiro de 1992 - o jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o titulo: “Professor Continua Ameaçado De Morte”, onde o referido jornal dá destaque a denuncia que o Professor Valter fez, da ameaça de morte sofrida pelo empresário Rubens Márcio de Sousa, proprietário do Supermercado Amazonas, no bairro Cidade Nova.

Dia 09 de Março de 1992 – Jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o título: “professor acusa PDT de conivência”, onde o professor Valter denuncia o PDT do qual era membro, por ele não aceitar abandonar o caso João Brito.

Dia 11 de Março de 1992 – o jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o título: “PDT é acusado de conivência com os mafiosos”, matéria essa assinada pelo próprio professor Valter, onde ele conta toda sua luta para conseguir apoio para provar que a D. Marlene membro do partido, foi usada como bode expiatório na morte do seu marido. E denuncia a omissão do PDT em ajudá-la.

Dia 12 de Março de 1992 – Jornal “Folha do Norte” publica uma matéria sob o título: “Matador no vereador vive numa vila chefiada por macumbeiro”. 

A referida matéria, é um depoimento do senhor que hospedou os dois pistoleiros que mataram o vereador João Brito, dado ao professor Valter, e foi divulgada em primeira mão no jornal da capital do Estado.

Dia 09 de Maio de 1992- O professor Valter viaja para Brasília para fazer denúncias verbais e escrita as autoridades competentes do Ministério da Justiça, sobre todas as irregularidades e arbitrariedades praticadas do município de Parauapebas, e solicitar a interferência daquelas autoridades na prisão arbitrária da D. Marlene.

Dia 13 de Maio de 1992 – O professor Valter entrega ao Conselho de Defesa do Direito da Pessoa Humana, no Ministério da Justiça em Brasília, um relatório denúncia de todas as arbitrariedades praticadas pelas autoridades políticas, policiais e judiciais de Parauapebas provando com documentos a prisão arbitrária da D. Marlene Abadia da Silva.

Dia 17 de Maio de 1992 – O jornal “O popular” de Goiânia, publica uma matéria sob o título: “Mulher é acusada sem provas”, onde o mesmo registra a entrega da denúncia feita pelo Professor Valter ao Conselho de defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Brasília.

Dia 20 de Maio de 1992 – O professor Valter lança o seu Livro na livraria Cultura Goiânia, em Goiânia, com uma cobertura do Jornal O Popular.

Dia 25 de Maio de 1992 – O governador  Jader Barbalho, envia ofício ao Professor Valter através do seu subsecretário Dr. Wilson Ribeiro, respondendo sua carta que lhe foi entregue em mãos no dia 09 de Janeiro, apelando por providências contra os abusos praticados pelo Sr. Faisal Salmen, Vereadores, policiais e a própria justiça do Estado.

Dia 22 de Maio de 1992 – o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – Ministério da Justiça em Brasília, envia o oficio de n° 250, relatando todas as providências tomadas em relação as denúncias feitas pelo professor Valter no dia 13 daquele mês.

Dia 04 de Junho de 1992 – D. Marlene Abadia da Silva, é libertada da cadeia de Parauapebas, através da justiça de Brasília. 

Nesse dia, o professor Valter telefona para o Ministério da justiça em Brasília, e a Dra. Rosana assessora daquele órgão, informa que eles haviam acionado a Juíza de Parauapebas para libertar a D. Marlene.

Obs:

Esgotaremos esta história até o dia 31 de maio quando se encerra o mês da comemoração do "Jubileu de Prata" de Parauapebas. 

O nosso povo merece respeito e precisa saber o outro lado de uma história mal contada por parte de quem interessa esconder sua cumplicidade com diversos fatos aqui relatados. 

Valter Desiderio Barreto - Pioneiro de Parauapebas desde fevereiro de 1984. Jornalista e escritor.  


Primeiro Comendador de Parauapebas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...