Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 03, 2013

Senado do Uruguai aprova legalização do casamento gay

Modificado, texto volta à Câmara, onde deve ser aprovado novamente.
Igreja Católica fez duras críticas ao projeto nos últimos dias.

Da AFP
137 comentários
 
O Senado do Uruguai aprovou nesta terça-feira (2) um projeto que legaliza o casamento entre homossexuais. 

O texto deve voltar à Câmara dos Deputados, onde deve ser novamente aprovado.

O projeto de lei foi aprovado no geral com 23 votos sobre 31, após sete horas de debates, com o apoio de todos os legisladores da Frente Ampla (FA, situação), e parte dos senadores da oposição Partido Nacional e Partido Colorado.

O texto aprovado sustenta que "o casamento civil é a união permanente, com ajuste na lei, de duas pessoas de sexo diferente ou igual" e modifica várias normas do Código Civil para igualar o casamento entre heterossexuais com aquele que une pessoas do mesmo sexo.

O texto já tinha sido aprovado em dezembro de 2012, na Câmara dos Deputados, mas, como o Senado fez modificações, deverá voltar à câmara baixa para sua ratificação.

Ativistas acompanham os debates na sessão do Senado que aprovou nesta terça-feira (2) o casamento gay no Uruguai (Foto: AFP)Ativistas acompanham os debates na sessão do Senado que aprovou nesta terça-feira (2) o casamento gay no Uruguai (Foto: AFP)
 
 
Está previsto que os deputados o votem novamente na próxima semana.

O texto inclui a opção de escolher a ordem em que serão dados os nomes aos filhos, também no caso dos casais heterossexuais. Atualmente, os filhos têm primeiro o sobrenome do pai.
A Igreja Católica fez duras críticas ao projeto nos últimos dias.

Nos últimos seis anos, o Uruguai legalizou a união de homossexuais e a adoção de crianças por casais de mesmo sexo, além de habilitar a mudança de nome e sexo e a entrada de gays nas Forças Armadas.

Na região, o casamento homossexual está autorizado na Argentina desde 2010 e na Cidade do México desde 2009.




137 comentários no G1 da Globo. Leiam o restante dos comentários na página do G1.

Lucialdo
É fim de mundo! kd a moral e os bons costumes?

Gilka Castilho
Visitei o uruguai por 3 vezes. Em todas as ocasiões fui muito bem tratado. Nada de risinhos, piadinhas, olhares maliciosos como no brasil. Ninguém repara em ninguém, não há como comparar. Tenho amigos espanhóis que montaram um hostel gay no Barrio Sur de Montevidéu. Estes estrangeiros, anteriormente, haviam tentado montar o mesmo hotel em Salvador, mas sentiram-se ameaçados pela estrutura social local. Acho os gays brasileiros muito alienados, pois, se gay tivesse autoestima, não gastaria um único centavo no Brasil. Nos últimos 2 anos tenho feito isso, só gasto no exterior civilizado.

Clecio Penha
Levítico 20.13 diz ( Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticam coisa abominável; serão mortos, o seu sangue cairá sobre eles ). Romanos 1.26-27 diz ( Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque ate as mulheres mudaram o modo natural de suas relações intimas por outro, contrario a natureza; Semelhantemente os homens também deixando o contato natural da mulher se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens e recebendo em si mesmos a merecida punição de seu erro ) nao tenho nada contra, mas essa é a léi. 

Amanda Rodrigues
F - O - D - A - se

Gilka Castilho
Clécio e Levítica, a nova dupla sertaneja de crentes! Faça-me rir, fique bege com tanta erudição biblesca...

Suzana Luchesi
Não, não é a lei. A lei é a Constituição Brasileira e ela não proíbe relacionamentos homosexuais.

Antonio Arruda
Lei não tem acento, foque seus estudos em português!!!

Alessandro Ferreira
A lei não é baseada na biblia,e sim na constituição,onde todos são iguais perante a lei.

Roberto
Cada um deve fazer o que lhe apraz, agora será que está certo? Devemos pautar pelo que está na Bíblia. Se ela diz que está errado, será que não seria conveniente meditar e tentar seguir por este caminho. Pois fazer o contrário, o tempo vai dizer se compensa ou não. Nós que professamos uma fé, devemos sim, manifestar a nossa contrariedade contra essas leis, pois se nos calarmos, estaremos pecando, pois vimos e não falamos. Caso essa pessoa continue no pecado, o problema passa a ser dela e não nosso, que a alertamos. Portanto não devemos nos calar. Se calarmos estaremos compactuando com o pecado

Eliseu Souza
Alessandro Ferreira entao vc e contra a biblia pq vc nao casa com um desses ai

Alessandro Ferreira
Roberto O que é certo pra você,pode não ser para outro,a biblia fala que podemos possuir escravos de outros povos, Levíticos 25:44 e apedrejar filhos desobedientes,Deteronômio 21-21,devemos mesmo seguir isso? Se não seguirmos,viveremos em pecado?

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...