Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 11, 2013

Rosiska Darcy de Oliveira é eleita para Academia Brasileira de Letras

Eleição foi nesta quinta (11); poeta Antônio Cícero ficou em segundo lugar.
Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher.

 
 
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira (Foto: Divulgação/Rio Como Vamos) 
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira (Foto:
Divulgação/Rio Como Vamos)
 
 
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira foi eleita para a Academia Brasileira de Letras na tarde desta quinta-feira (11). 

Com 23 votos (dos 38 possíveis), Rosiska passa a ocupar a cadeira de número 10, sucedendo o poeta Lêdo Ivo, que morreu no dia 23 de dezembro de 2012 passado, na Espanha.

O poeta Antonio Cícero, que também concorria ao posto, ficou em segundo lugar, com seis votos, seguido por Marcus Accioly, que recebeu cinco indicações, e a escritora Mary Del Priore, que teve quatro votos.

Rosiska é professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio e membro titular do Pen Clube do Brasil. 

Bacharel em direito pela PUC-Rio, ela trabalhou como jornalista na 

"Revista Visão", no "Jornal do Brasil" e na TV Globo. Durante a ditadura, morou na Suíça, onde fez doutorado e lecionou por dez anos.

Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher. 

É autora de "Le féminin ambigu" e "La culture des femmes", publicados na Europa, e de "Elogio da diferença", lançado no Brasil e nos Estados Unidos. 

Rosiska co-chefiou a delegação à Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e fundou, em 1996, o Centro de Liderança da Mulher, do qual é presidente. 

Membro do Painel Mundial sobre Democracia da Unesco, ela também foi embaixadora do Brasil junto a Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e fez parte do Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID.

Colunista dos jornais "O Globo" e "O Estado de São Paulo", Rosiska também é autora de livros como "A Dama e o unicórnio", "Outono de ouro e sangue", "A natureza do escorpião" e "Chão de terra".

 "A Academia [...] se sente enriquecida com o aumento de seu naipe feminino", disse o Secretário-Geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, segundo comunicado divulgado pela instituição. 

Cavalcanti presidiu a sessão no lugar da presidente, Ana Maria Machado, ausente por motivos particulares. 

Dos 38 votantes, 26 estavam presentes e 12 declararam seu voto por carta.

Outra vaga para a ABL aberta

A cadeira de número 36 da ABL, antes ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, que morreu no dia 22 de março de 2013, vai receber outro novo membro em 2013.

Fernando Henrique Cardoso é um dos candidatos à cadeira 36. 

Ele oficializou em carta sua candidatura no dia 27 de março

A carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, pelo imortal Celso Lafer, em reunião da ABL no Rio, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...