Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 03, 2013

Promotor diz que regime fechado de pena de Bruno sobe 9 meses e meio

Segundo Henry Wagner, juíza corrigiu o cálculo do tempo de reclusão.
Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses por morte de Eliza Samudio.

Flávia Cristini Do G1MG
25 comentários
Bruno foi condenado a 22 anos pela morte de Eliza Samudio (Foto: Renata Caldeira / TJMG) 
Bruno durante julgamento 
no Fórum de Contagem
(Foto: Renata Caldeira / TJMG)
 
 
A juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, do 1º Tribunal do Júri de Contagem (MG), corrigiu o tempo em que o goleiro Bruno Fernandes, condenado pela morte da ex-amante Eliza Samudio, deverá permanecer em regime fechado, aumentando o período de reclusão em 9 meses e 15 dias. 

Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelo crime, em júri popular ocorrido em março desse ano. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (3) pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em decisão do dia 26 de março, a juíza considerou que a sentença condenatória de Bruno omitiu o regime de cumprimento do total da pena. 

Isso porque o cálculo de progressão de regime para o semiaberto deve considerar os 22 anos e 3 meses de prisão, que é a totalização da pena pelo assassinato de Eliza Samudio e a ocultação de cadáver e o sequestro do filho, Bruninho.

A sentença proferida em 8 de março estipulava um regime inicialmente fechado para a pena de 17 anos e 6 meses, referente ao homicídio, e regime aberto para as penas de 3 anos e 3 meses (sequestro e cárcere) e de 1 ano e 6 meses (ocultação de cadáver).

O TJ não confirmou o tempo de aumento do regime fechado por considerar que o cálculo será feito ao término dos prazos para recursos e porque a progressão da pena é analisada pela Vara de Execuções, que vai considerar ainda outros aspectos, que são tempo de trabalho na prisão e bom comportamento.

Promotor Henry Wagner fala sobre interrogatório de Dayanne Rodrigues  (Foto: Pedro Cunha / G1) 
Promotor Henry Wagner 
(Foto: Pedro Cunha / G1)
 
 
Segundo o promotor Henry Wagner, o goleiro ficará mais nove meses e 15 dias preso em regime fechado. “Ele [Bruno] vai cumprir em regime inicialmente fechado 22 anos e 3 meses. Isso altera significativamente o cálculo. Foi suprimida uma lacuna na sentença”, afirmou o promotor Henry Wagner ao G1.

A correção ocorre a pedido do Ministério Público, que tomou conhecimento da decisão, mas aguarda um comunicado formal. A Promotoria requereu esclarecimentos sobre a sentença por meio de recurso chamado de embargos de declaração, que foi analisado pela juíza Marixa.

"(...) a sentença embargada realmente padece da omissão apontada. Assim, acolho os embargos para declarar que totalizadas as penas fixadas ao réu Bruno Fernandes em 22 anos e 3 meses de reclusão será a reprimenda cumprida em regime inicialmente fechado. A presente decisão passa a fazer parte da sentença embargada", escreveu a magistrada no despacho.

Semiaberto e pena maior

"A decisão é plenamente satisfatória. Conheço a serenidade da doutora Marixa. Entendi que essa lacuna decorreu de um cansaço natural, humano e, agora, com essa declaração feita ao ponto lacônico, a promotoria vai apelar para tentar aumentar as penas”, afirmou o promotor, que ainda pretende agravar mais a pena de Bruno, para 28 anos de reclusão.


Segundo o promotor, para ter direito ao regime semiaberto, Bruno terá que cumprir 2/5 da pena de homicídio e 1/6 das demais. "A soma é o tempo que ele vai ficar no [regime] fechado. Só depois vai para o semiaberto", disse o promotor.

Com os esclarecimentos da juíza, o promotor calcula que Bruno deve seguir encarcerado até o início de 2018. Como já cumpriu quase dois anos e nove meses de pena, Bruno pode requerer o semiaberto em cerca de cinco anos. Ou antes, se trabalhar e tiver bom comportamento.

“Houve uma subvalorização do mando [do assassinato], uma desproporção da atenuante e agravante na dosagem da pena. 

A Promotoria vai pedir que seja excluída a atenuante da confissão, voltando a pena de homicídio para 20 anos. E que a agravante, o mando, seja de um ano ou dois. 

Se isso ocorrer pode ser que a pena vá para 21, 22, somente no homicídio. Havendo a possibilidade de essas penas, uma vez totalizadas, alcançarem 28 anos, caso o recurso seja acatado", complementou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...