Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 17, 2013

Projeto de construção do Centro de Controle de Zoonoses em fase de conclusão





Considerado como um dos compromissos assumidos durante a campanha com a população do município, o projeto de construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem sido uma das prioridades na gestão do prefeito Valmir Queiroz Mariano, que ao assumir o cargo determinou a elaboração do projeto arquitetônico das instalações do prédio e aquisição de área para abrigar o Centro, para então ser encaminhado e votado na Câmara Municipal de Parauapebas.

A construção de um Centro de Controle de Zoonoses no município é uma necessidade antiga e urgente da população, em virtude da presença de animais soltos nas ruas, principalmente cães, gatos e eqüídeos, ocasionando problemas como transmissão de doenças, acidentes de trânsito e dispersão de lixo.

De acordo com o tecnólogo em Saúde Pública, Antonio Carlos Cardim, responsável pelo processo de construção, implantação e funcionamento, em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde, o projeto se encontra em fase de conclusão. 

Segundo ele, o terreno localizado entre a VS 10 e o Rio Parauapebas para construção da obra já foi adquirido pela prefeitura e agora será avaliado pelos órgãos ambientais, para então ser encaminhado à Câmara Municipal e em seguida aberto o certame licitatório para a edificação das obras.

ESTRUTURA

Antonio Carlos Cardim explica que o CCZ vai contar com aproximadamente 1.050 m² de área construída e de 20 mil m² de área no total, com previsão para futuras ampliações, visando atender a uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Para atender a todas as funções do Centro, serão construídos quatro blocos de trabalho dispostos em prédios independentes: bloco administrativo, bloco de controle de animal, bloco de operação de campo e bloco de serviços gerais.

A exemplo de outros municípios, explica o tecnólogo, as obras serão realizadas por etapa, iniciando pelo bloco de controle de animal, onde serão instalados os canis, gatis, baias, pocilgas e salas de procedimentos. 

Depois de concluída a primeira etapa, o CCZ já poderá entrar em funcionamento, com efetivação imediata de ações educativas, visando esclarecer à população com relação à prevenção e controle de zoonoses, bem como a atuação consciente e condizente para a melhoria das condições e qualidade de vida dos animais e da população; resgates e apreensões de animais por pessoal treinado em veículos adequados, enquanto não inaugurado na sua plenitude.

Além de recolher animais soltos nas ruas, o CCZ também funcionará como um centro de triagem, tratamento, esterilização e abrigo para animais abandonados. 

A expectativa é que ainda este ano o Centro entre em funcionamento.

O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo controle dos agravos e doenças transmitidas por animais aos seres humanos (zoonoses), como raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outros males. 

Controla também a população de animais domésticos (cães, gatos e de grande porte) e sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros).

Além da conclusão da estrutura, é necessária a aprovação de um projeto de lei que regulamente o seu funcionamento, bem como responsabilize os proprietários a respeito da guarda dos animais em condições adequadas de alojamento, alimentação, saúde, higiene, bem estar e destinação adequada dos dejetos expelidos pelos animais.

Para acesso às fotos clique aqui.

Texto: Waldyr Silva

Fotos: Anderson Sousa
                                                                                                                                                            Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação   Social


Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTEI. FINALMENTE, ESSES POBRES CACHORROS QUE VEMOS DIARIAMENTE PERAMBULAR PELAS RUAS, PRINCIPALMENTE EM VOLTA DOS CHURRASQUEIROS AMBULANTES, TERÃO ALGUM TIPO DE CUIDADO POR PARTE DO PODER PÚBLICO. PARABÉNS.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...