Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 21, 2013

Professor cria ponto de ônibus VIP e inicia ações do bem em Campinas

Parada tem água potável, lixeira, revistas e jornais para os usuários.
Local, que terá luz elétrica para melhorar a segurança, já rende elogios.

Luciano Calafiori Do G1 Campinas e Região
26 comentários
O decorador Luiz Leão no ponto de ônibus em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1) 
O decorador Luiz Leão no ponto de ônibus em
Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1)
 
 
Revisteiro, jornal do dia, água potável e, futuramente, iluminação artificial. 

A sala VIP não está em nenhum aeroporto, mas em um ponto de ônibus localizado na Avenida Luiz de Tella, na Cidade Universitária, em Campinas (SP). 

A parada inusitada fica a poucos quarteirões da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O autor da obra é o professor aposentado de engenharia de alimentos Ahmed  El Dash, nascido no Egito e que teve a ideia de dar mais conforto para usuários da parada de coletivo, após verificar que o local sempre ficava sujo e o chão danificado. "As pessoas jogavam lixo, o piso estava quebrado e estava um ambiente ruim. 

Foi uma ideia na base da necessidade", sustenta o professor aposentado, que desembolsou cerca de R$ 1 mil pelas melhorias no espaço público.

"Tem uma senhora que me disse que tinha medo de ficar no ponto, mas agora está contente. Isso vale mais do que R$ 1 mil", relata El Dash.  

“Achei muito bacana e uma coisa muito diferente”, confessa o microempresário Alexandre Pinheiro Fernandes, que parou a moto em frente à sala vip para conhecer o novo "ponto turístico " da Cidade Universitária. "Uma bordadeira me contou e vim aqui ver", explica.

Os pedreiros Gentil Ferreira lendo jornal  no ponto de ônibus vip (Foto: Luciano Calafiori/G1) 
O pedreiro Gentil Ferreira lê jornal disponível no ponto de ônibus vip 
(Foto: Luciano Calafiori/G1)
 
 
O pedreiro José Carlos de Carvalho disse que trabalha há 22 anos com o professor El Dash e, de início, achou estranha esta história de colocar uma pia, um filtro de água e revisteiro em um ponto de ônibus. 

Mas confessa estar admirado de ver que o local está sendo mantido intacto por quem passa e usa os "presentes". “Achei meio estranho, disse que não ia durar muito, mas já faz duas semanas”, lembra o pedreiro, que colocou os azulejos e fez a pintura. “Ainda falta pintar o chão e colocar luz”, completa.

Bilhete deixado por usuário do ponto de ônibus vip em Campinas  (Foto: Luciano Calafiori/G1) 
Bilhete deixado por usuário do ponto de ônibus vip
em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1)
 
 
Gentil Ferreira de Almeida também ajudou na obra, na parte hidráulica da sala vip. 

Ele conta que, na quinta-feira (18), o filtro de água “salvou” a vida de 35 mulheres que estavam em um ônibus que quebrou no local. “Tinha 35 mulheres e quase todas beberam água aqui. O ônibus quebrou bem em frente ao nosso ponto, que coisa?!”, revela.

O decorador Luiz Leão levou o carro para uma oficina após um problema e tem utilizado o sistema de transporte urbano nos últimos dias.  “Não tinha reparado. Sensacional!. 

Achei louvável esta iniciativa”, avalia.“Se todo mundo fizesse isso seria uma boa”, comenta a doméstica que preferiu se identificar apenas como Nice. Ela usa o ponto diariamente e está surpresa pela preservação.

“Dei até os parabéns para a pessoa que fez isso ”, conta a doméstica Mariluci Raimundo, que já tomou água no espaço comunitário e passa todos os dias pelo novo ponto de espera.

Ideia louca e solidariedade

"Acharam que a minha ideia era louca. Eu disse: Sou pesquisador e vou experimentar. Está dando certo e o povo está dando apoio", defende o egípcio. 


A gentileza do professor El Dash iniciou uma cadeia de solidariedade. 

A professora de farmacologia Elen Landucci parou o carro em frente ao ponto nesta sexta-feira (19) e doou revistas para os usuários. “Ficou ótimo”, elogia a educadora. 

O professor deixou uma mensagem para quem passa pelo local. O texto fixado em um dos pilares diz: "O Brasil é um presente para todos nós, sem igual na face da terra. 

Vamos cuidar bem dele, cada um de nós em seu espaço. Vamos entregar um Brasil melhor para nossos filhos e netos". 

Uma usuária que passou pelo local deixou um bilhete de agradecimento. O recado diz: "Muito legal a atitude! Obrigada", finaliza.

A doméstica Mariluci Raimundo arruma as revistas doadas no ponto de ônibus vip (Foto: Luciano Calafiori/G1) 
A doméstica Mariluci Raimundo arruma as revistas no ponto de ônibus vip 
(Foto: Luciano Calafiori/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...