Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 23, 2013

Produtores recebem resultado parcial do Censo Agropecuário


























Na manhã do domingo (21), a equipe responsável pela região 5, uma das seis macrorregiões da zona rural de Parauapebas, apresentou a cerca de 120 produtores o resultado parcial do Censo Agropecuário daquela região, como também os projetos e ações da Secretária Municipal de Produção Rural (Sempror).

A reunião ocorreu na Escola Arco-Íris II, localizada na Vila Rio Branco, e contou com a participação de produtores da Ilha do Gelado, Araçatuba, Carlos Fonseca, Rio Branco, Tapete Verde e Valentim Serra.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Produção Rural Horácio Martins; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Assis; e representantes das associações locais.

Clovis Domingos, produtor do Projeto de Assentamento Rio Branco, foi um dos participantes do evento. Ele ouviu atento a todas as informações disponibilizadas e ao final concluiu que a partir de agora poderá investir na diversificação da produção. “Além do gado que já tenho, vou apostar também em horticultura e fruticultura, um desejo antigo que com incentivo do governo atual poderá dar muito certo”, afirma o produtor.

PARCIAL DO CENSO: REGIÃO 5

A equipe do Censo Agropecuário da região 5 cadastrou 366 famílias e concomitante à realização do censo fez mais de 40 atendimentos emergenciais aos produtores, entre assistência técnica, atendimento veterinário e mecanização de áreas para plantio.

Segundo a coordenadora da área, Acaína Kiss, o número de famílias cadastradas por sua equipe superou as expectativas. “Apesar de nossa área ser a mais extensa, esperávamos cadastrar no máximo 300 famílias e acabamos cadastrando 22% a mais”, destaca.

Segundo ainda Acaína, a região onde ela atua está mais voltada para a produção de culturas temporárias, aquelas que têm um ciclo curto, variando entre 6 e 8 meses entre o plantio e a colheita. A exemplo, temos o arroz, o milho e o feijão. A exceção é a Ilha do Gelado, que está mais voltada para a horticultura com 70% da produção.

De acordo com os dados apresentados na reunião, os produtores pretendem continuar com o cultivo das culturas temporárias, mas ao mesmo tempo querem diversificar a produção. Cinco das seis áreas - Ilha do Gelado, Carlos Fonseca, Rio Branco, Tapete Verde e Valentim Serra - pretendem investir mais na piscicultura.

Os dados do Censo Agropecuário estão em processo de tabulação e devem ser apresentados de forma geral, assim que for concluído o processo.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.


Texto e Fotos: Messania Cardoso


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...