Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 03, 2013

O saber que vem do Pará. Estudante de Manaus ingressará em Harvard


 
Nascido na pequena comunidade de Vila Flexal em Óbidos (PA), Jean Cardoso Lopes, 18, finalista da escola estadual Sebastiana Braga, filho de um encanador e uma auxiliar de serviços gerais é o mais novo brasileiro habilitado para ingressar na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo. O jovem, que foi aprovado em cinco universidades norte-americanas, optou por cursar Medicina e Ciências Políticas e está de malas prontas para seguir no final do mês de abril para Boston-EUA.

O estudante é filho de Jonas Correa Lopes e Vanuza Cardoso Lopes. Filho mais velho de quatro irmãos, Jean estudou a vida inteira em escolas públicas e, conforme relato da família, era sempre elogiado pelos professores por conta das boas notas.

Por conseqüência das médias escolares e do empenho na educação, as premiações começaram a surgir na vida do menino simples de Vila Flexal. Dos 11 aos 15 anos foi chamado para participar de diversas olimpíadas científicas dentre as quais de Astronomia, Robótica, Matemática, Lingüística, dentre outras realizadas nacionalmente.

Nessas competições, Jean contabilizou 23 medalhas e diversas menções honrosas pela participação. Em 2010, aos 15 anos e dando início ao ensino médio, conseguiu viajar para cinco países participando de concursos, olimpíadas educativas e exposições.
 
Trajetória

Em Buenos Aires (Argentina), por exemplo, participou de uma exposição de robótica e concurso de matemática; em Caracas (Venezuela) ministrou palestras para estudantes do ensino médio. Já na capital da Guiana Francesa, Caiena, competiu nas olimpíadas de astrofísica; na cidade de La Paz (Bolívia) participou de concurso de Física e da elaboração de projetos e concurso de lingüística. Na Cidade do México (México) concorreu nas olimpíadas de astronomia.

Após o período de prosperidade e inúmeras competições, em 2011 decidiu mudar-se para Manaus (AM), com seu irmão Jonas Lopes. Na capital amazonense hospedou-se na casa de seus tios e deu continuidade aos estudos, concluindo o ensino médio na escola estadual Sebastiana Braga.

Durante o período escolar na cidade de Manaus, foi convidado para participar de um concurso de astronomia na Polônia e para outras competições educativas no Brasil, projetos estes que não foram à frente.
 
Decisão

No ano de 2012, aos 17 anos, cursando o 3º ano do ensino médio, começou a estagiar na área administrativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao conhecer o ambiente acadêmico e ver outros jovens planejando o futuro, Jean viveu um momento decisivo em sua vida. “Quando comecei o estágio na Ufam, vivi um momento muito complicado na minha vida. Pensava em tudo o que eu havia conquistado e, inspirado pelo ambiente acadêmico, comecei a pensar em estudar em uma universidade americana”, revelou.

O jovem também conta que sempre admirou a forma de como os estudantes americanos levam a vida universitária e por isso tomou a decisão. “Nos Estados Unidos a Universidade é muito diferente. A realidade que eles vivem era a que eu sonhava viver. Lá, após o ingresso na Universidade, eles estudam durante dois anos um pouco de tudo, para poder escolher a profissão. Também me entusiasmei ao saber que as universidades norte-americanas bancam integralmente o aluno estrangeiro que é admitido nas instituições”, disse Jean.
 

 
 Jean comemora com a família o ingresso na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
 
A partir desse pensamento e da vontade de conquistar seus sonhos ele se inscreveu sem o consentimento dos seus pais e tios, nos processos seletivos em dez Universidades americanas (Universidade de Harvard, Universidade de Stanford, Universidade de Yale, Universidade de Oklahoma, Universidade de Caltech, Universidade da Flórida, Universidade de Connecticut, Universidade de Princeton, Universidade de São Francisco e o Massachusetts Institute of Technology – MIT).

Para conquistar uma vaga ele passou pelas seguintes etapas: prova TOEFL (Teste de inglês como língua estrangeira), análise de histórico, elaboração de diversas redações e inúmeras entrevistas.

Depois do fim do processo seletivo, começou a receber as cartas de admissão com bolsas integrais em cinco universidades, Havard, Stanford, Yale, Oklahoma e Caltech. Ele ficou tão feliz que quase não acreditava que tinha conseguido. Após o recebimento das cartas, resolveu contar para a família sobre os processos seletivos que realizou e sobre as admissões.

“Contei para toda minha família e pensei sobre tudo que vivi até aqui. Eu estudei a vida inteira em escola pública, meu pai é encanador e minha mãe, auxiliar de serviços gerais. Sou de uma pequena comunidade do interior do Pará, atualmente moro em Manaus e faz quatro anos que saí da casa dos meus pais, para lutar em favor dos meus sonhos e agora eu consegui”, comemora o estudante.

Jean irá no final de abril para os Estados Unidos onde visitará todas as Universidades, onde foi admitido e conhecer os costumes e a cultura do país. “Em abril, a minha vida vai mudar, vou conhecer novas pessoas, novas culturas e viver novas experiências. Estou com sede de conhecimento e sei que vou suprir realizando meu sonho”, enfatizou o jovem estudante.

Para quem está buscando a mesma oportunidade, o jovem e promissor estudante recomenda: “As pessoas não devem desistir dos seus sonhos, para isso, é necessário ter esperança, estudar muito, manter o foco, ter fé, dedicar-se e acreditar que é possível”.
 

Fonte: SEDUC/AM

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...