Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 11, 2013

'Jovens não querem mais magistério como opção', diz secretário em SP

Governo de SP quer mudar concurso e perícia médica de professores.
Docente deve ir para a sala de aula após ser aprovado em seleção.

Letícia Macedo* Do G1 São Paulo
45 comentários
Secretário da Educação quer que professor assuma logo após ser aprovado em concurso (Foto: Letícia Macedo/ G1) 
Secretário quer que professor assuma após ser
aprovado em concurso (Foto: Letícia Macedo/ G1)
 
 
O secretário estadual da Educação, Herman Woodwald, afirmou nesta quarta-feira (10) ao G1 que a carreira de professsor deixou de ser atraente para os jovens e esse é uma da justificativa para a falta de profissionais da educação em todo o país. "Os jovens não querem mais ter o magistério como uma opção. Consequentemente, você tem cada vez mais ausência de professores", disse.

Woodwald disse que pretende alterar a regra dos concursos para seleção de professores na rede estadual e que vai mudar a realização de perícias médicas de docentes.

As medidas fazem parte de um esforço para sanar o problema de falta de professores que atinge escolas da rede pública. O sindicado dos professores se diz favorável à primeira mudança, mas teme que o novo tipo de perícia prejudique os docentes.

Desde o mês de março, leitores enviaram para o mapa interativo do G1 denúncias de falta de professores relacionadas a escolas municipais, estaduais e federais na Grande São Paulo. 

A maior parte delas, diz respeito à rede estadual. Além da falta de docentes, os estudantes reclamaram da frequente troca de professores e problemas de indisciplina.

A pasta avalia que a falta de quadros é um problema enfrentado em todo o país. “As licenciaturas deixaram de ser atrativas por uma série de razões", disse Woodwald.
O secretário nega que haja desinteresse do governo. "Temos que criar no país a consciência da importância do professor da educação básica”, afirmou.

Atualmente, o professor aprovado em concurso público faz um curso de seis meses na Escola de Formação à distância antes de entrar em sala de aula. O projeto que reformula a lei de concursos, que deve ser aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para passar a vigorar, prevê que, uma vez aprovado, o professor já assumirá a função. No entanto, durante a fase de estágio, que dura três anos, o docente passará por uma formação.

“Durante o estágio probatório ele tem a necessidade da aprovação no curso, que será uma condição do edital para que ele seja confirmado no posto”, afirmou o secretário. Uma vez que o projeto estiver aprovado, a Secretaria da Educação estudará como tornar a atual formação mais adequada à formação dos professores. “É preciso discutir sobre que tipo de curso precisamos dar para que aquele profissional, vindo da formação universitária, saiba o que é a rede pública.”

Segundo Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a mudança anunciada cumpre uma antiga reivindicação da categoria. “O estágio probatório é o momento em que o professor confirma se vai ficar na profissão.”

A expectativa do secretário é que o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa nos próximos meses e que um novo concurso seja realizado no próximo semestre. Além do aumento escalonado de 42,25% até julho de 2014, o governo já possibilitou a convocação de 34 mil professores que já tinham sido aprovados em concursos anteriores.

“Assim, se essas mudanças ocorrerem, em 2014 estaremos com a rede regularizada fundamentalmente com a entrada de professores efetivos, que é o que eu quero.”

Licenças médicas
Outro motivo constante de ausência de professores, o afastamento motivado por licenças médicas também é alvo da pasta. As perícias médicas passarão a ser feitas por médicos credenciados pela própria pasta.


“A Secretaria de Educação conseguiu, através de um decreto, tirar do DPM [Departamento de Perícias Médicas, ligado à Secretaria de Gestão] e passar para a Educação”, declarou ao G1. Os profissionais da saúde já estão sendo credenciados por 34 diretorias de ensino.

Questionada sobre a decisão, a presidente da Apeoesp disse que quer analisá-la melhor antes de opinar. Ela afirmou, porém, temer que a mudança cause transtornos maiores para os docentes. “Não queremos que o professor que está adoecido deixe de cuidar de sua saúde para resolver a falta.”

*(Colaborou Paulo Toledo Piza)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...