Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 09, 2013

Idoso que matou 13 a tiros na Sérvia era considerado 'um bom vizinho'

Veterano de guerra, 60, também teria tentado matar a esposa e se matar.
'Eu não sei o que aconteceu', disse vizinho dele na cidade de Velika Ivanca.

Do G1, em São Paulo
35 comentários
Radmilo Bogdanovic, irmão do suposto atirador, Ljubisa, chora em desespero após o massacre, em sua casa na vila de Velika Ivanca (Foto: Darko Vojinovic/AP)Radmilo Bogdanovic, irmão do suposto atirador, Ljubisa, chora em desespero após o massacre, em sua casa na vila de Velika Ivanca (Foto: Darko Vojinovic/AP)
 
 


O sérvio Ljubisa Bogdanovic, acusado de matar a tiros 13 pessoas, incluindo um bebê, era um bom vizinho, segundo relatos de moradores da pequena cidade de Velika Ivanca, palco do massacre.
"Ele era um bom vizinho e qualquer um abriria a porta para ele", disse o morador Radovan Radosavljevic. "Eu não sei o que aconteceu."

Milovan Kostadinovic, outro vizinho, disse que o suspeito foi preso pela polícia quando estava a caminho da sua casa.

"Se ele não tivesse sido parado, poderia ter eliminado todos nós", disse.
O chefe de polícia local Milorad Veljovic disse que 12 pessoas morreram ao longo de meia hora, entre as 5h e 5h30 locais, e uma morreu mais tarde em um hospital em Belgrado. Segundo ele, as mortes foram "pavorosas".

Veljovic acrescentou que pelo menos duas pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas o próprio Bogdanovic, um idoso sem passagem pela polícia mas com permissão para portar armas. Ele teria tentado matar a mulher e depois se matar. Ambos estão internados com ferimentos graves.
Os mortos foram seis homens, seis mulheres e um bebê.

Segundo os vizinhos das vítimas, a criança morta se chamava David, e a maioria dos mortos tinham algum parentesco com o assassino.
Nesta aldeia de 1.700 habitantes, as casas onde ocorreram os crimes foram isoladas e muitos policiais impediam o acesso de qualquer pessoa.

O assassino havia participado, em 1991, ao lado das forças sérvias no conflito servo-croata (1991-1995), mas, segundo a polícia e vizinhos, nada em sua vida indicava um possível massacre.
Em uma colina perto da área onde o massacre ocorreu, no jardim de sua casa pintada de amarelo, Radmilo Bogdanovic, 62 anos, o irmão do assassino, chorava e não conseguia compreender o que havia acontecido. "Ele (o assassino) era a personificação da honestidade. Quando criança, era tímido. Era um homem incapaz de matar uma mosca", disse entre soluços.

Todas as vítimas estavam dormindo no momento do ataque e morreram com um tiro na cabeça, informou a polícia, mas de acordo com vizinhos, alguns foram mortos ao abrir a porta de suas casas para seu assassino.

Um jovem, de vinte anos, Aleksandar Stekic, foi poupado porque dormia no segundo andar de sua casa, enquanto sua mãe foi morta no térreo.
Segundo a polícia, o assassino primeiro matou seu filho de 42 anos e sua mãe e feriu sua esposa antes de levar o terror às casas vizinhas.

Vizinha aponta Ljubisa Bogdanovic em uma foto em grupo de moradores da vila Velika Ivanca. O homem apontado como responsável pelos tiros tem 60 anos (Foto: Darko Vojinovic/AP)Vizinha aponta Ljubisa Bogdanovic em uma foto em grupo de moradores da vila Velika Ivanca. O homem apontado como responsável pelos tiros tem 60 anos (Foto: Darko Vojinovic/AP)
 
Imagem aproximada mostra o homem identificado como o atirador, Ljubisa Boganovic (Foto: Darko Vojinovic/AP)Imagem aproximada mostra o homem identificado como o atirador, Ljubisa Boganovic (Foto: Darko Vojinovic/AP)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...