Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 07, 2013

HORÁCIO MARTINS: AMIGO DA AGRICULTURA


"não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra". Gênesis 2: 5.

 

 “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para lavrá-lo e guardar”. Gênesis 2: 15

 

"Edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado tanto nos vales como nas campinas; e tinha lavradores e vinhateiros nos montes e nos campos férteis, pois era "amigo da agricultura". II Crônicas 26: 10.

 

Começo esse texto com o título acima em destaque, sem nenhuma pretensão de bajulação ou puxação de saco do secretário da Sempror, porque quem me conhece sabe que não puxo saco nem de mulher, quanto mais de homem, e tão pouco estou sendo pago para agir de tal forma. 

 

Até porque, apesar de estar torcendo pelo sucesso da administração do prefeito Valmir Mariano frente à Prefeitura Municipal de Parauapebas, não tenho nenhuma obrigação de ser simpático a esse ou aquele secretário ou funcionário que faz parte deste novo governo que sempre tive as minhas reservas com os mesmos, desde administrações anteriores por não termos empatias e simpatia recíprocas. 



O título do nosso texto foi inspirado em duas passagens da Bíblia como discorreremos a seguir.

 

Nas duas primeiras referências bíblicas de Gênesis, nós podemos perceber o cuidado de Deus, Criador do céu e da terra para com o homem, quando Ele depois de haver criado o mesmo, providencia a forma de sua subsistência e sobrevivência, dotando o solo de várias espécies de plantas úteis à alimentação do homem.

 

Na primeira referência, a gente logo percebe a importância da água no processo da evolução e progresso da agricultura, fica mais do que claro, que ambas não podem se separar, água e agricultura.

 

Se faltar a água, não existe agricultura. E se faltar a agricultura, o Homem morre.

 

Na segunda referência, já percebemos que Deus atribui ao homem a responsabilidade de cuidar daquilo que irá lhe garantir a sua sobrevivência. Lavrar e guardar.

 

O que significa que a obrigação do ser humano para com a terra, é fazê-la prosperar (lavrar) e zelar (guardar), caso contrário, a terra deixará de dar o necessário para a sobrevivência do ser humano no planeta.

 

Deus só faz o que o homem não pode fazer. 

 

O que o homem pode fazer Deus não faz.

 

Prova do que estou falando está acontecendo no mundo.

 

A escassez dos produtos alimentícios para saciar a fome dos seres humanos, por fraqueza dos solos nos quatro cantos do mundo, que não produzem em abundância para atender a demanda da humanidade, pela desobediência e rebeldia do homem a Deus, que tem depredado a natureza (terra), que Deus nos deu para cuidá-la e não para destruí-la como está acontecendo. 

 

Na terceira referência, nos deparamos com a experiência de um dos grandes reis que reinou frente à Tribo de Judá chamado Uzias que assumira seu reinado ainda com 16 anos de idade e que foi instruído a obedecer a Deus pelo sacerdote Zacarias enquanto este era vivo, e lhe instruía na obediência a Deus cujo reflexo de sua obediência ao Todo poderoso, podemos comprovar no restante do capítulo deste Livro de II Crônicas, que nos mostra a sua prosperidade diante dos demais povos de sua época.

 

E um dos seus maiores feitos que o levou a prosperar mais do que os demais governantes dos outros povos, foi o amor que ele demonstrava ter pela AGRICULTURA, “pois era amigo da agricultura”. 

 

Então, podemos afirmar que a agricultura, conhecida como setor primário, é a "mola mestra" para a sobrevivência do ser humano, constituindo-se assim, no mais importante setor de uma administração pública de qualquer país do mundo.

 

Sem o devido investimento neste setor, é impossível qualquer gestor público, seja ele presidente, governador e prefeito, tenha ele a maior experiência do mundo em administração e não forem  “amigos da agricultura”, sua administração estará fada ao fracasso, como foram as quatro administrações que antecederam a administração atual do nosso município. 

 

Nesta oportunidade quero aqui parabenizar a iniciativa do prefeito Valmir Mariano priorizar em seu governo, esses dois setores que foram esquecidos pelos governantes que passaram pela administração pública municipal deste município, em ter colocado para comandar a Secretaria de Produção Rural de Parauapebas, esse homem simples e humilde, porém dinâmico e competente que é o Horácio Martins, "amigo da agricultura", que já vem dando respostas positivas de sua atuação frente a uma das mais importantes secretarias do seu governo juntamente com a Saaep, na pessoa do seu gestor Gesmar Costa, responsáveis pela sobrevivência de todos nós, que são: alimento e água.

 

Ontem, sábado (06), tive a honra de participar da Primeira "Festa do Milho" da Sempror, em comemoração a colheita desses grãos frutos do esforço concentrado de toda equipe desta secretaria da administração do governo “Mãos que Trabalham”, onde pudemos constatar o espírito de cooperativismo entre os servidores daquele setor, que com a “mão na massa”, prepararam canjicas, milho cozidos, almoço regado a churrascos de carne de gado, cabra, acompanhado com refrigerantes que foram servidos a todos que se fizeram presentes. 

 

Deixo aqui meus agradecimentos juntamente com minha esposa Gina Miuki Mikawa Barretos pelo convite recebido, e a disposição do transporte para o nosso deslocamento ao local deste acontecimento inédito no CETRAF na estrada de Canaã de Carajás, pelo titular da pasta da Sempror, o amigo Horácio Martins e sua equipe que fala sua linguagem. 

 

Humildade e simplicidade. 

 

São os dois ingredientes indispensáveis para o sucesso.

 

Quatro anos passa rápido. 

 

Cultura, Educação e Saúde, começam pela barriga e não pela cabeça. 

 

Uma barriga vazia não tem disposição para absorver nenhum tipo de conhecimento e/ou aprendizado.

 

Valter Desiderio Barreto. Jornalista.


A dupla dinâmica Gesmar e Horácio
Todos com a mão na "massa"
Miuki Mikawa e ass. Comunic. da Sempror
Daniel assessor de Horácio
Amigo Dom
Pedagoga Gina Mikawa Barreto
Colaborador com a mão na "massa"
Colaboradora no Churrasco



































































































































































































































































































































































































































 









 















































































































2 comentários:

Servidor público Sempror disse...

Parabéns pela matéria jornalista Valter ! Com certeza tudo o que você fala sobre a agricultura e a água ainda mais usando a Bíblia Sagrada para confirmar sua tese incontestável, merece toda credibildade não só pelos frequentadores do seu blog como também pelas nossas autoridades. Isso prova que você tem um conheciemnto profundo do que fala. Concordo com você também quando você fala sobre essas duas pessoas dígnas que são o Horácio Martins e o Gesmar. Você foi muito feliz quando finaliza sua matéria atribuindo aos dois a responsabilidade do cuidado com a água e a agricultura, produtos fundamentais e indispensáveis para a nossa sobrevivência. Cara, você foi um show nessa sua conclusão sobre a importância da água e da agricultura para o bem da humanidade. Nosso prefeito Valmir vai surpreender essa nossa cidade com ações nunca realizada para beneficiar a população. As fotos postadas estão ótimas, estou em uma delas, só não vi fotos de algumas autoridades do município presentes ao evento como a vice-prefeita, alguns secretários, mas tudo bem, na sua área quem manda é você amigo.O importante foi que você nos prestigiou com a sua presença como um jornalista competente que você é e sempre foi. Um grande abraço. Servidor público na Sempror.

Blog do Valter disse...

Obrigado pela mensagem amigo Servidor público Sempror pelo comentário !

Oportunamente eu explico porque não postei fotos com as "autoridades" municipal presente ao evento.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...