Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 04, 2013

'Fomos impedidos de doar sangue por sermos gays', alega casal

Casal de Rio Preto (SP) diz ter sido vítima de discriminação sexual.
Autoridades dizem que cumpriram a lei; norma da Anvisa é questionada.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
160 comentários


Um casal gay, inconformado por não conseguir doar sangue, denunciou e questionou a Anvisa e os critérios de doação nesta semana em São José do Rio Preto (SP). 

Eles alegam terem sido vítimas de discriminação sexual porque foram impedidos de doar sangue no Hemocentro da cidade. As autoridades dizem que cumpriram a lei, mais dois afirmam que foram vítimas de preconceito.

A Resolução - RDC nº. 153, de 14.06.2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta os procedimentos de hemoterapia no Brasil, considera que homens que tiveram relações sexuais com outros homens (HSH) nos últimos 12 meses que antecedem a triagem clínica devem ser considerados inaptos temporariamente para doação de sangue.

Por causa dos riscos, os Hemocentros de todo o país seguem regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Antes da doação, a pessoa passa por uma triagem rigorosa. 

Se estiver gripada, com dengue, com infecção ou se tiver feito uma tatuagem recentemente, por exemplo, não pode fazer a doação por um período determinado.

No ano passado, o operador de caixa João Gabriel Araújo procurou o Hemocentro  para doar, mas durante a triagem foi impedido. “Fizeram um monte de questionamentos e perguntaram se eu tinha namorado. 

Eu disse que tinha, aí falaram que não poderia doar por ter menos de um ano de relacionamento estável. Falaram que a partir de um ano poderia vir doar normalmente”, afirma o operador de caixa.

Depois de um ano de relacionamento estável, o rapaz voltou ao Hemocentro com o parceiro. Os dois saíram de lá sem conseguir fazer a doação. “A gente falou que tinha mais de um ano de uma relação estável. 

Aí eles negaram e falaram que além da relação estável, tinha de ficar um ano sem relação sexual com o parceiro do mesmo sexo”, afirma João Gabriel.

E os que doam e omitem a opção sexual, o que é feito com o sangue? Ele é usado, não é?"
João Gabriel Araújo
 
Inconformados, os dois procuraram a imprensa. Segundo ambos, o fato de serem gays poderia ter influenciado a negativa da doação. 

Os jovens foram chamados nesta quarta-feira (3) pela direção do Hemocentro para esclarecimentos. “Homossexuais masculinos, que tenham tido relação sexual nos últimos 12 meses, tem de permanecer 12 meses sem doar sangue, isso é a norma atual do Ministério da Saúde”, diz a hemoterapeuta Roberta Fachini.

Pessoas heterossexuais que tenham relações com desconhecidos também não podem doar sangue durante um ano. “Não existe discriminação alguma, não é esse o sentimento. Tanto que homossexual masculino pode doar sangue, depende das condições do relacionamento. Isso tem de ser individualizado”, afirma a hemoterapeuta.

As explicações não convenceram o casal. “Perguntamos se homossexual não pode doar sangue. Eles disseram que simplesmente não. E os que doam e omitem a opção sexual, o que é feito com o sangue? Ele é usado, não é?”, diz Araújo.

O infectologista Renato Ferneda de Souza explica que os critérios são estabelecidos para garantir mais segurança aos pacientes que vão receber o sangue. “Com a entrevista feita e os exames criados o risco é muito baixo, até por isso temos poucos casos de infecções por doenças notificadas”, afirma Souza.

Em nota, o Hemocentro de Rio Preto reafirmou em nota que segue as normas do Ministério da Saúde, mas que incentiva a doação feita por homens e mulheres de qualquer opção sexual.

Casal João Gabriel Araújo e Diego Branco reclama de discriminação (Foto: Reprodução / TV Tem)Casal João Gabriel Araújo e Diego Branco reclama de discriminação (Foto: Reprodução / TV Tem)
 
 

160 comentários no G1 da Globo. Leiam o restante dos comentários na página do G1.

 

RENAN CARDOSO 
É pura mentira o que foi dito por esse pessoal do Hemocentro... falar que eles aceitam que homosexuais sejam doadores depois de um ano sem sexo não é verdade pois na regra deles está escrito que qualquer pessoa que tenha tido contato sexual com alguém do mesmo sexo não pode doar... o mesmo aconteceu comigo e eu fiquei irado quando aconteceu.. agora simplesmente resolvi que eles podem ir se danar e não terão meu sangue nem nada... aliás, esta hipocrisia acontece em vários outros países também...
Imagem do usuário
Rafael Garcia
Quer fazer exame de HIV de graça? Tem outros lugares pra isso! Viver no grupo de risco é assim mesmo!
Marcelo Paxeco 
Vocês esperem pelo menos 6 meses depois de relação sexual desprotegida pra doar sangue. Se as pessoas não fossem tão safadas, já era HIV, etc ter acabado. Se todos seguissem a biblia, muita desgraça no mundo ja tinha sido evitada.
Pedro Silva 
DIREITO. Eta palavrinha embaçada, todos só sabem dizer tenho direito, mas esquece que o seu direito acaba onde começa o meu e vice versa. Não quero receber sangue ruim, de forma alguma nem por engano, nem de graça.
Valter Desiderio Barreto
Não é "CASAL", casal é termo que define a união de seres de sexos opostos. MACHO e FÊMEA. No caso dos dois HOMOSSEXUAIS da matéria é definido "DUPLA" ou então "PARCEIROS" ou há outra opção de termos. "AJUNTADOS". Os cursos superiores de jornalismo, principalmente no Brasil, ignoram essas definições porque tanto contemplam clientes homossexuais em seus cursos, com o termo "CASAL" para não "milindrá-los", como também os próprios veículos de comunicações que tem em seus quadros de funcionários homossexuais e clientes que se utilizam seus serviços. Tudo em nome do dinheiro. "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". I Timóteo: 10

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...