Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 11, 2013

Família salva urutau prestes a ser atropelado em rua de Itumbiara, GO

Ave camuflada sobre a sinalização de 'pare' chamou a atenção de condutor.
Também conhecido como pássaro-fantasma, bicho foi devolvido à natureza.




Uma família salvou um urutau que estava prestes a ser atropelado, na noite de terça-feira (9), em uma rua de Itumbiara, no sul de Goiás. 

A ave também é conhecida como pássaro-fantasma e pássaro-pau, por ser capaz de se camuflar, fazendo-se parecer com um pedaço de madeira ou galho de árvore, para se proteger de possíveis predadores.

O comerciante João Batista Vieira conta que passava com o veículo pelo local, juntamente com sua família, quando avistou o urutau camuflado em cima da sinalização de "pare", pintada no asfalto. "Vinha um carro, eu estacionei rapidinho e o salvei", conta Vieira.

Com muito cuidado, a família levou o pássaro para o Corpo de Bombeiros devolve-lo à natureza. "Parece que é filhote. 

Eu fiquei preocupada, porque se a gente não protegê-lo agora, meus netos não poderão vê-lo. 

Então, a gente deu um jeito de tirá-lo da rua", diz a manicure Flávia Vieira.

Ao G1, o biólogo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Goiás, Júlio César Vaz de Oliveira, explicou que a cor branca da plumagem indica que se trata realmente de um filhote: "Quanto mais clara a plumagem, mais jovem é o animal".

Ave de hábitos noturnos, ele é popularmente chamado de mãe-da-lua em outras regiões do Brasil. 


A espécie é típica das áreas quentes da América do Sul. Geralmente, pousa em troncos de árvores e muitas vezes é confundido com um galho seco. 

Seu nome científico é Nyctibius griseus, mas foi chamado pelos índios de urutau, que na línguaTupi significa "ave fantasma".

Família salva urutau prestes a ser atropelado em rua de Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Filhote de pássaro estava camuflado em sinalização de 'pare' no asfalto (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...