Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, abril 19, 2013

Dia do Índio: Brasil tem apenas um indígena a cada 500 universitários

Número de indígenas na rede pública de ensino superior não reflete a realidade do País; conheça histórias de indígenas graduados

Índios formandos em licenciatura e bacharelado da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Foto: Divulgação
Índios formandos em licenciatura e bacharelado da 
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
Foto: Divulgação

A luta dos poucos indígenas formados pelo ensino superior brasileiro se estende ao longo de toda a graduação, onde choque cultural, carências acumuladas desde o ensino básico e alto custo de vida nos arredores dos campi são adversários que por muitas vezes vencem o sonho do diploma - em alguns cursos, as taxas de evasão de alunos indígenas chegam a 90%.

Se o acesso está mais facilitado, a permanência ainda desafia as instituições. 

Segundo dados do Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, das 125 instituições públicas no País, 63 contam com ações afirmativas voltadas aos índios. 

O mapeamento da presença desses estudantes nas universidades brasileiras é recente. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em 2011, eram 3.540 indígenas entre os 1.773.315 matriculados no ensino superior público (na esfera privada, os números ainda não estão consolidados), ou seja, um indígena a cada 500 alunos.


O cenário dentro dos campi não reflete a realidade do País: os indígenas brasileiros somam 896.917 de uma população total de mais de 190 milhões - o que equivale a um índio a cada 212 habitantes de outras etnias. 

A relação entre os negros é parecida: enquanto a proporção no País é de um negro a cada 13 brasileiros, na universidade pública, o índice é de um a cada 24 matriculados. 

Já no total, a cada 107 brasileiros, um está matriculado no ensino superior público.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...