Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 07, 2013

'Ainda não sei o porquê disso', afirma filho de idoso espancado por 3 jovens

Polícia Civil suspeita que agressores integram grupo neonazista do Paraná.
Um deles disse a um guarda municipal que 'negro tinha que morrer mesmo'.

Do G1 São Carlos e Araraquara
436 comentários


O filho do guardador de carros de 71 anos, que foi espancado por três jovens na madrugada deste sábado (6), em Rio Claro (SP), ainda tenta entender o que motivou tamanha brutalidade.  “Eu ainda não sei o porquê disso. 

Ele está terrível e a gente fica até impressionado de ver”, disse o eletricista José Donizete Santana de Oliveira. Dois jovens foram presos e o terceiro ainda é procurado. 

Todos são suspeitos de integrar um grupo neonazista e um dos presos teria dito para um guarda municipal que ‘negros têm que morrer mesmo’. 

A vítima, que continua internada no Pronto-Socorro de Rio Claro, teve traumatismo craniano e o estado de saúde é considerado estável. “Ainda é um pouco grave e ainda aguarda o resultado da tomografia. 

A cabeça foi a mais afetada e ele está bem machucado”, explicou Oliveira.

O idoso, que mora em Ipeúna, costuma ir a Rio Claro para complementar a renda guardando carros em eventos e festas no bairro Santa Cruz. “Ele é conhecido ali e nunca mexeu em nada. Esse foi o primeiro incidente”, afirmou o filho.

Jovens são suspeitos de espancar idoso em Rio Claro (Foto: Rodrigo Sargaço / EPTV) 
Jovens são suspeitos de espancar idoso em
Rio Claro (Foto: Rodrigo Sargaço / EPTV)
 
Racismo

Os dois presos, um rapaz de 20 e outro de 21, são do Paraná e estavam em Rio Claro a trabalho. 


Segundo a polícia, eles têm tatuagens de cunho racista e a polícia paranaense informou que eles são suspeitos de integrar um grupo neonazista. 

“Ele falou que não gostava de negro e que negro tinha que morrer mesmo”, disse o guarda municipal José Carlos Lopes de Barros.

Em depoimento, eles negaram que sejam do grupo e que apenas são amigos de pessoas ligadas ao movimento. 

Ambos vão responder por lesão corporal grave e lesão corporal leve, já que um homem de 57 anos também alegou ter sido agredido. 

O terceiro suspeito do crime ainda não foi localizado.
Os dois presos ainda não têm advogado e devem ser transferidos para a penitenciária de Itirapina.

O guardador de carros Benedito Oliveira permance internado em Rio Claro (Foto: Reprodução/EPTV) 
O guardador de carros Benedito Oliveira permance
internado em Rio Claro (Foto: Reprodução/EPTV)
 
O caso
De acordo com a Guarda Civil Municipal, por volta das 2h30, guardas receberam a denúncia de que havia um senhor caído em uma calçada e que tinha sido vítima de agressão.


Moradores disseram que os autores foram dois jovens que fugiram. Eles foram encontrados perto do local e levados para a delegacia de plantão. 

Durante o caminho, eles disseram frases de intolerância como ‘paulistas são todos burros’,  ‘os pobres tinham que morrer’ e que ‘não gostavam de velhos’.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...