Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 18, 2013

100 dias: saúde, esporte e lazer, planejamento e desenvolvimento.


Saúde

Durante os primeiros 100 dias de governo, a saúde recebeu destaque nas decisões do Executivo. 

Foram disponibilizadas quatro novas ambulâncias à população, com recursos próprios do município. 

A frota de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chega hoje a onze viaturas. 

Além disso, encontra-se em processo a aquisição de um transporte específico para condução das pessoas que fazem hemodiálise no Município de Marabá.

Um anseio antigo da população de Parauapebas recebeu um olhar diferenciado no início do governo, o projeto de construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem sido uma das prioridades na gestão do prefeito Valmir Queiroz Mariano, que ao assumir o cargo determinou a elaboração do projeto arquitetônico das instalações do prédio e aquisição de área para abrigar o Centro, para então ser encaminhado e votado na Câmara Municipal de Parauapebas.

O CCZ vai contar com aproximadamente 1.050 m² de área construída e de 20 mil m² de área no total, com previsão para futuras ampliações, visando atender a uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Na conquista de bons resultados, as parcerias têm sido avaliadas pela gestão municipal com uma ferramenta essencial na realização de um bom trabalho. 

Dentro desta perspectiva, em conjunto com o Instituto Evandro Chagas (do Ministério da Saúde), foi realizada uma campanha de combate à hanseníase no município, que promoveu qualificação para os profissionais de saúde sobre os métodos de detecção da doença.

É válido lembrar que em razão da estrutura existente em Parauapebas para diagnóstico e tratamento de pessoas portadoras de HIV, aids e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pretende transformar o município de Parauapebas em referência estadual na área.

A estrutura oferecida pelo município é composta pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, como nutricionista, clínico geral, ginecologista, pediatra e infectologista.

Outra novidade implantada pela Semsa é a realização do teste rápido de HIV para diagnosticar casos de pessoas soropositivos e agilizar o tratamento, assim como teste rápido para identificação de Hepatites B e C e Sífilis. 

Quando solicitado, o teste rápido é feito também em trabalhadores de empresas e em escolas.

As condições sanitárias de estabelecimentos comerciais têm sido uma preocupação da Semsa. Neste sentindo, a coordenação da Vigilância Sanitária realizou várias ações de fiscalização de forma sistemática no município. 

As ações são baseadas na Lei 3.226/97 e no Código Sanitário Municipal (portaria 007/98), que regulamenta as normas de funcionamento dos açougues, depósitos de carnes, casas de carne, aves abatidas, peixarias e congêneres.

A semsa realizou, ainda, ação educativa sobre dengue nas escolas públicas, creche, empresas de Carajás e salas de espera de ambulatórios públicos, ações e imunização contra febre amarela, difteria, tétano e coqueluche, febre amarela e trípice viral, totalizando 43.617 usuários vacinados. 

Além disso, está sendo firmando uma parceira com o Estado para a construção no novo Hospital Municipal e campanha com rede cegonha.

Esporte e lazer

Evento tradicional no calendário da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a Corrida de São Sebastião, em sua 9ª edição, recebeu atletas de 16 municípios divididos em várias categorias e deu início aos trabalhos da nova gestão.

Parauapebas conta com campeões em várias modalidades esportivas e no início deste ano se consagrou Campeão Paraense de Handebol, o que reforça o compromisso do governo Valmir Mariano com o esporte e lazer durante todos esses 100 dias de mandato.

A gestão manteve os projetos que já estavam implantados e busca melhorá-los para continuar a atender aos atletas do município e comunidade, como é o caso das escolinhas de futebol, judô, jiu-jitsu, caratê e várias outras desenvolvidas pela Semel.

Entre os projetos que a Semel tem dado continuidade, está o Judô Solidário, que revelou os atletas paraolímpicos Rayfran Mesquita, integrante da Seleção Brasileira de Judô e o bicampeão brasileiro de judô, Thiego Marques, que foi recentemente convocado para o mundial de jovens estudantes cegos e de baixa visão, que ocorrerá de 9 a 15 de julho em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Por entender que esporte também é lazer e que essa é uma das atribuições da pasta, a Semel proporciona aos atletas amadores da região a V Copa da Integração que visa também a descoberta de times para outras competições, como o Campeonato Municipal de Futsal.

Desenvolvimento e Planejamento

De olho no aprimoramento do sistema de royalties da mineração com vista ao desenvolvimento local e regional do Estado do Pará, a Prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) promoveram a 8ª Oficina de Mineração.  

Durante o evento, foi ressaltada a preocupação do governo em desenvolver novas matrizes econômicas para cidade de Parauapebas com planejamento e ações estruturadas.

No que se refere a planejamento, ele tem sido palavra de ordem da gestão atual. Prova disso, foi a realização do I Encontro de Trabalho do Executivo com o objetivo de promover mais interação dos secretários de governo com o planejamento Parauapebas 500 mil habitantes do governo Valmir Mariano, organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), entre os dias 5 e 6 de abril.

Durante o evento foi reforçado que a proposta de gestão do governo está baseada nas seguintes metas econômicas: manter despesa de pessoal abaixo dos 30%, manter em 40% os investimentos, incrementar em 5% a receita própria e, com esse recurso, criar uma reserva para emergências em períodos de crises ou possíveis deslocamentos de investidores.

No evento foram destacados os programas Parauapebas Digital, Plano de Diversificação da Matriz Industrial e a implantação da Universidade Municipal. 

Foi informado, ainda, que a licitação para a duplicação da estrada Faruk Salmen deverá sair em até 60 dias.

Confira as fotos aqui

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...