Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 22, 2013

100 dias de governo do prefeito Valmir Mariano na Prefeitura Municipal de Parauapebas: Produção rural



Visando desenvolver um trabalho de melhor qualidade, que possa atender ao produtor rural dentro de suas reais necessidades, a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) realizou o mapeamento e divisão da zona rural de Parauapebas em seis regiões, durante a realização do Censo Agropecuário.  


A ação faz parte de um objetivo maior da gestão municipal, que consiste no fortalecimento da agricultura familiar, de forma responsável e sistemática.

Para cada região foi destinada uma equipe de cinco profissionais especializados, sendo: um Médico Veterinário, um Zootecnista, um Engenheiro Agrônomo e dois Técnicos Agrícolas. 


A esses profissionais foi incumbida a responsabilidade da realização do Censo, assim como o atendimento emergencial aos pequenos produtores. 

Durante os primeiros 100 dias de governo, foram realizados mais de 360 atendimentos, incluindo os de orientação técnica, implantação de projetos e manejo produtivo. 


Cerca de 300 agricultores beneficiados.

Para realização de gradeamento, destoca e construção de represas nas propriedades rurais foram disponibilizados às seis regiões, dois tratores de esteira e seis tratores de pneu, que já foram utilizadas em mais de 24 hectares de destoca (limpeza com retirada de tocos) e 40 hectares gradeamento. 


Ainda na busca de melhorar o relacionamento com o produtor e verificar de perto suas necessidades, também, foram realizadas mais de 28 reuniões, destas 20 foram na zona rural. A primeira, antes do décimo quinto dia da nova gestão, ocorreu na Vila Albani, distante do município 85 km.


A Sempror tem dado continuidade às ações de apoio a Feira do Produtor Rural de Parauapebas, disponibilizando o espaço físico e apoio técnico na manipulação e conservação dos alimentos até que este chegue ao consumidor final.


Além disso, apoio no escoamento da produção, feito por 14 caminhões que percorrem todas as 06 regiões – rotas vicinais - semanalmente. 


Aos colonos que moram distante da sede do município é disponibilizada a casa de apoio, localizada ao lado Feira do Produtor.

Devido os investimentos em assistência técnica e escoamento da produção a comercialização na Feira do Produtor sofreu um aumento significativo nesse primeiro trimestre de 2013. 


A média de comercialização no mês de janeiro foi de 6 toneladas por dia, em fevereiro subiu para 8,3, já em março chegou a 9,1, um aumento de 52% em apenas 60 dias.

Nesse período também foi fortalecido o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio da intensificação de ações de fiscalização de abatedouro no município e de unidades de produção de produtos lácteos. 


O governo municipal tem se preocupado apoiar a criação de cooperativas no ramo da agricultura e pecuária. 

Dentre as ações mais atuais está à busca de parcerias com os seguintes órgãos: A Empresa de Assistência Técnica E Extensão Rural (EMATER), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), a Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPAq), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Instituto de Terras do Pará (ITERPA), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Central de Abastecimento do Estado do Pará (CEASA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI). 


Tudo com o intuito de beneficiar o produtor rural, seja com a aquisição de insumos, seja com o apoio para implantação de novos projetos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar.


Atualmente o Censo Agropecuário já está em fase de conclusão, com 99% dos cadastros efetivados. 


Os dados já estão sendo tabulados, porém, as equipes já estão identificando as potencialidades de cada produtor e incluindo-os nos vários Programas desenvolvidos pela Secretaria.

O resultado do Censo será a base para a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Produção Rural, que será aplicado no período de julho de 2013 

 a julho de 2014.

 












Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...