Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 27, 2013

Versão freestyle da Bíblia causa polêmica e divide opiniões em MG

Pastor roqueiro de Uberlândia reescreve textos das Sagradas Escrituras.
Teólogo afirma que em alguns trechos o sentido original foi alterado.

Augusto Medeiros e Paulo Borges Do G1 Triângulo Mineiro



111 comentários
Jesus Cristo é “o cara”. E São José, pai de Jesus, é um “cara muito joia”. Pelo menos é assim que os dois são descritos em uma releitura da Bíblia "Freestyle" - que em português significa Estilo Livre. A versão escrita por um pastor evangélico de Uberlândia está sendo publicada diariamente na internet e as novas formas de narrar as passagens bíblicas, que podem ser lidas na página do autor, já estão gerando polêmica.


Bíblia rock (Foto: reprodução/TV Integração)Passagem da Bíblia Freestyle descrevendo o encontro dos primos João e Jesus, no Evangelho de Mateus (Foto: reprodução/TV Integração)

O Capítulo 1 do Livro Evangelho Segundo Mateus começa assim: "Livro da geração de Jesus, o cara. Da descendência de Davi e também de Abraão. Depois de Abraão, muito sexo foi feito e muitas crianças nasceram por conta disso. Até que 41 gerações se passaram e nasceu um cara muito joia chamado José. Esse tal de José era especial porque quando a dona Maria (sua noiva) apareceu dizendo que tava grávida do Espírito Santo, ele obviamente sentiu que isso cheirava a chifre."

Até Maria Madalena também ganhou atenção especial. Na versão ela é descrita como uma mulher que "mais parecia um pudim de capeta".






A ideia da versão jovem da bíblia foi do pastor Ariovaldo, que há dez anos fundou a Igreja Manifesto Missões Urbanas de Uberlândia, voltada ao público de roqueiros. Segundo o pastor, ele começou a escrever os textos por hobby. Ele disse ter percebido que poderia falar de forma mais profunda sobre religião, unindo humor e cultura contemporânea. “Na verdade eu escrevi alguns textos para mim mesmo, tentando contar as histórias da vida da maneira que a gente conversa no dia a dia. Quando publiquei isso na internet comecei a divulgar em redes sociais. E várias pessoas passaram a me escrever dizendo que eu devia fazer a Bíblia toda”, contou o pastor.

Mas essa liberdade de expressão rendeu polêmica na internet. Abaixo, alguns comentários de pessoas que leram a versão Freestyle das Sagradas Escrituras. Por meio de opiniões publicadas na própria página do pastor, enquanto alguns criticam, outros apoiam a atitude.
* "Infelizmente estamos perdendo a seriedade da palavra de Deus, muito triste isso"
* "a Bíblia não fala que devemos nos adequar a este mundo"
* "Eu te encorajo a continuar escrevendo, vc alcançará mtas pessoas"
Apesar de ter total apoio dos fiéis da igreja, o pastor disse que já esperava o surgimento de pessoas contra a ideia.
 

Pastor rock (Foto: reprodução/TV Integração) 
Pastor diz que já esperava polêmica (Foto:
Reprodução/TV Integração)


Nas ruas, a população também se divide. “É muito fora dos padrões, até porque o Livro da Vida é a Bíblia e este linguajar não cabe muito bem”, disse o motorista Aparecido Reis da Silva. Para a estudante Thays Silva faltou respeito. “A Bíblia é algo de respeito. E isso ficou muito vulgar”, argumentou.

Para a pesquisadora Sidneia Silva, a mudança de estilo não é bem vinda. “A Bíblia tem que ser aquilo que nós vemos, da maneira como está escrita. Se eu mudar uma palavra, uma pessoa mudar outra, como vai ficar daqui a algum tempo ?”, questionou.

Frequentador da Igreja Manifesto, o técnico em eletrônica Cássio Atestor contou que apoia o projeto. “Eu entendo que seja uma forma de atrair as pessoas a lerem o texto original”, afirmou. Já a atriz Laís Batista disse que a nova linguagem tende a alcançar públicos diferentes. “Ela alcança novas tribos”, resumiu.

Sereno, o pastor disse que já esperava que nem todos concordassem com a releitura. “A discordância vem por causa da resistência que as pessoas têm à mudança do paradigma, da maneira de se falar”, avaliou.


Teólogo careta (Foto: reprodução/TV Integração) 
Manoel diz que em alguns trechos o sentido
foi modificado (Foto: Reprodução/TV Integração)


O teólogo Manoel Messias disse que há pontos positivos e negativos na escolha do pastor. “Em alguns textos, como o prólogo de João, o capítulo 6 de Mateus, o pastor mantém a ideia do texto, embora com uma linguagem totalmente nova e, provavelmente, adequada ao público que ele tem interesse de levar esta Palavra. Em outros lugares, ele faz uso de alguns termos que talvez sejam um pouco fortes e desnecessários. Nestes casos, talvez altere um pouco o sentido do texto original”, explicou o teólogo.

Ainda segundo o pastor, ele escreve pelo menos um capítulo por dia e o objetivo é publicar a versão completa e impressa da Bíblia até o fim do ano que vem. No entanto, mesmo com toda a polêmica, ele não pretende desistir de evangelizar neste estilo "rock and roll" . “As críticas chamam muito a atenção, fazem muito barulho. Mas a quantidade de pessoas que têm escrito e dito que têm sido abençoadas por este trabalho compensa todo o esforço”, concluiu.


111 comentários no G1 da Globo. Leiam o restante dos comentários na página do G1.

Mario Szabo
Biblia é obra de ficção. 
Fabio Silva
É, e você nasceu a partir de um programa de Computador.
Julian Calgaroto
Se for fazer um filme da bíblia, haverá mais efeitos especiais que Matrix Revolutions... hahahaha

Valdeci Justino  

Esse Cara é um Palhaço e não pastor!Repudio veementemente!!!!!Falta de Respeito!

Adeodato Perpétuo 
este pastor roqueiro, deveria respeitar a deus, e escrever outras coisas, mais útil para os seres humanos. pode escrever um livro orientando os jóvens sobre as drogas que está contaminando o mundo. tem vários assuntos mais aproveitavel para melhorar a vida das pessoas, do que este de modificar as leituras da bíblia sagrada. se este pastor roqueiro nâo tem respeito do pai eterno, deveria respeitar as pessoas que repudiam este geito de falar o nome de deus. deus é puro, e por isso nâo pode ser chamado de o cara.eu quero ver quando você se desencarnar.o que vai acontecer.

Rodrigo Lima 
O homem perdeu o temor de Deus! Pra mim esse cara não é pastor, muitos estão achando que abrir igreja é um comércio .

Marcelo Ribeirol 
O MAIS ENGRAÇADO É: qual a referência para dizer o que é ou não correto na bíblia, seja em palavras utilizadas ou significado? NÃO EXISTE. Essa é a verdade. Não há textos originais e estes, mesmo que existissem, seriam questionáveis e passíveis de diversas falsificações. A bíblia é a transcrição de diversas tradições, mitos, lendas e acontecimentos existentes na história e cultura judaica. Eram passados ORALMENTE, de geração, região e tribo. Foi transcrita em aramaico (AT) e em grego (NT). Em pensar que no PASSADO e PRESENTE, pessoas se MATEM em nome deste livro. Fiquem com ele para vocês!



Waldo 
NÃO QUERENDO JULGAR. MAS NA BÍBLIA ESTA ESCRITO: AI DAQUELE QUE MUDAR UMA VÍRGULA SEQUER.

Anderson Sgorlon
Eu sou católico, e sinceramente acho a idéia válida, como o teólogo da reportagem disse há algumas partes meio fortes que deveriam ser coriigidas, mas o fato de muito mais pessoas estarem se interessando pela Palavra de Deus compensa o esforço.

Bruna Sanabria 
Acho uma falta de respeito com DEUS pois como esta escrito na Biblia todos conhecerão a DEUS mesmo que as forças ocultas deste mundo tentar impedir DEUS é o principio de Tudo deste mundo....Acho que deveriam realmente ler e refletir no que estão fazendo....Pois DEUS nunca muda o que ele fala hoje amanhã será a mesma coisa e assim será sempre.....agora o Homem não tem a palavra fixa sempre esta mudando de acordo com as situações.....

Mario Szabo 
Deus??? Que vc é, indio? Va estudar !

Arthur Neto 
Quero ver como vai ficar a parte do Ló bebaço e suas filhas...

Jose Silva 
perdemos o respeito e o temor a Deus...

Aline Oliveira
Prefiro a versão original da biblia, sempre compro na versão antiga acho mais bonito, mas se com essa atitude ele ta conseguindo alcançar almas então não importa como mas o importante é que o evangelho seja pregado!

Alexandre Santos 
O Brasil é um País Católico e quando o Governo vai acabar com essa farra das seitas. Coitado Cristo que pregado na Cruz pra nos livras de nos mesmos.

Luiz Fernando 
SHOW DE BOLA, SÓ QUERO VER O Q ELE FALA DE CAIFAS E JUDAS. IRAAADO HEHEHEHE

Imagem do usuário
Lauriano Mathias 
A iniciativa do pastor é bem interessante. Eu já li a Bíblia toda OITO vezes. Cá entre nós é chato pra caramba. Ele podia sim, ter feito uma versão nesse estilo livre, porém com palavras que não denegrissem os personagem. E nada também que ficasse longe do que realmente estava escrito. E usar palavrão aí deixa de ser plausível em qualquer literatura realmente séria. Nem tanto e nem tão pouco. Faltou equilíbrio.

Adilson Bg 
A vingança está preparada para esse tipo de gente...

Rodrigo... 
NÃO COMPREM A BIBLIA VERSÃO ALMEIDA , A BIBLIA VERSÃO ALMEIDA ATUALIZADA É CHEIA DE TRECHOS ADICIONADOS COM INTERPRETAÇÕES PESSOAIS A BEL-PRAZER FORA DA ORIGINALIDADE NÃO SE MANTENDO FIEL A PALAVRA . ELES ACRESCENTARAM TRECHOS BIBLICOS COM [ ] COLCHETES NÃO SE MANTENDO FIEL AO ORIGINAL E HOJE ELES TIRARAM ESSES CONLCHETES E DEIXARAM A PALAVRAS COLOCADAS POR ELE QUERENDO AOS POUCOS MODELAR A BIBLIA DA FORMA QUE ELES QUEREM . INDICO A VERSÃO SAGRADA , A INTERNACIONAL OU VERSÃO NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE . NÃO SE DEIXE ENGANAR ...

Stanley Viana 
Isso que deu a heresia destes infames dos amaldiçoados do Lutero e do Calvino. Arrastou milhões à apostasia e ao fogo do inferno com suas 20 mil denominações de fundo de quintal.

Bispo Macedo 
Qual o problema em mudar um livro de ficção como a bíblia? Da mesma maneira que alguem viajou quando a escreveu, ele também está reescrevendo as viagens...

Edvaldo Carvalho 
DAVI ERA JOVEM E DEUS NÃO PEGOU LEVE COM ELE, ESTEVAM ERA JOVEM E JESUS NÃO PEGOU LEVE COM ELE,( FOI APEDREJADO DEFENDENDO A PALAVRA COMO ELA É) O PROBLEMA É QUE NEM OS JOVENS NEM OS VELHOS QUEREM A BÍBLIA COM O CONTEÚDO FORTE QUE TEM E QUEREM SE LIBERTAR DESTE JULGO, POR ISSO CRIAM BÍBLIA GAY E VARIAS OUTRAS VERSÕES QUE SE ADAPTEM A SEUS ERROS.

Imagem do usuário
Edvaldo Carvalho 
A VERDADE É QUE A BÍBLIA NÃO TEM QUE MUDAR PARA SE ADAPTAR AS PESSOAS E SIM AS PESSOAS QUE DEVE SE ADAPTAR. JA ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE NÃO SE DEVE ADAPTAR NADA DE CRISTO AO MUNDO MODERNO. EXEMPLO É A RELIGIÃO CRISTÃ QUE MUDOU PARA SE ADAPTAR AO MUNDO E DEU NO QUE DEU, ESSA PORCARIA DA TEOLOGIA PARA JOVENS, PARA RICOS PARA DOENTES... FALANDO EM PORCARIA VEIO A UNIVERSAL, INTERNACIONAL, MUNDIAL E O DIABO A 4 PARA DETURPAR A PALAVRA DE DEUS QUE NÃO MUDA.
Valter Desiderio Barreto
Tudo isso reflete a falta do Espírito Santo na vida desses indivíduos que transformaram o ministério sacerdotal numa verdadeira fonte de renda bastante lucrativa para os espertos que tiram proveito dos incautos e outros imbecís, que deixam de examinarem as Escrituras como Jesus Cristo advertiu, para dar ouvidos a esses ímpios travestidos de "ovelhas" do Senhor. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...