Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 18, 2013

Redações nota 1.000 do Enem tinham erros de português, diz jornal

Segundo 'O Globo', textos tinham erros como 'enchergar' e 'trousse'.
MEC afirma que texto é analisado como um todo.

Do G1, com informações do Jornal Hoje



125 comentários


Redações que obtiveram nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio apresentaram graves erros de português, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (18) no jornal "O Globo"

Palavras escritas com erros de grafia como "rasoável", "enchergar" e "trousse" apareceram em alguns textos que ganharam nota 1.000. 

Também foram percebidos erros de concordância em algumas redações.

O Ministério da Educação explicou que o texto é analisado como um todo, e o que importa mesmo é que candidato tenha um excelente domínio do português, mesmo que ele cometa pequenos desvios gramaticais.

A redação do Enem teve como tema "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". A realização da prova de redação deveria cumprir as exigências de cinco competências determinadas no edital do MEC:

1ª competência: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

2ª competência: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

3ª competência: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4ª competência: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.

5ª competência: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando  

 De acordo com o guia elaborado pelo MEC para explicar a correção da prova de redação, a nota máxima na primeira competência significa que apresentou nenhum ou "pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita". 

O erro de grafia em palavras simples e o fato de que ele não ocorre em várias partes do texto, segundo o ministério, "revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais".

Cálculo da nota

A nota final da redação corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas por dois corretores. 


Caso houvesse discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passaria por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistisse, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinaria a prova.

 Os candidatos poderiam solicitar vistas da correção, porém não puderam pedir a revisão da nota.

Dados divulgados pelo MEC em janeiro mostraram que 4.113.558 redações foram corrigidas no exame deste ano, e 826.798 entraram no sistema de terceira correção.

Ainda de acordo com o MEC, 1,82% das redações foi entregue em branco e 1,76% teve nota zero, o que acontece caso o estudante quebre uma das regras da prova (como escrever com caneta preta, com um número mínimo de linhas ou copiar os textos usados como base).

 Das mais de 826 mil redações com discrepância, 100.087 redações, após a terceira correção, foram encaminhadas ainda para uma banca examinadora, caso previsto para as provas que mantêm uma discrepância mesmo após a terceira correção.


 125 comentários do G1 da Globo


Familia Ceu

Tem que cancelar esta porcaria do Enem... Uma vergonha o ensino público no Brasil. O certo é obrigar o governo a melhorar a educação e dar universidade pública para todos!



Laércio Curvelo

Senhor Ministro de educação, tem certeza que os que corrigiram as provas são concursados? Ou serão "apaniguados" do ParTidão?


Leonan Costa

Pode isso Arnaldo? 


William Paz

TEMOS QUE PARAR DE FICAR RECLAMANDO SÓ ATRÁS DOS TECLADOS VAMOS ÀS RUAS PARTICIPAR DOS PROTESTOS QUE TEM CONTRA A CORRUPÇÃO, E MOSTRAR NOSSA INDIGNAÇÃO COM TANTO DESCASO DOS GOVERNANTES. TEMOS QUE ALÉM DE RECLAMAR, TOMAR ATITUDES, PQ SÓ RECLAMAR NÃO VAI RESOLVER NADA!!!


Rolando Coelho

E o que os candidatos estão esperando para entrar com um processo coletivo contra essa fraude? Fraude sim porque pelas regras uma redação que recebe 1000 não pode ter tais barbaridades.


Drika Souza

Seja por algum distúrbio ou mesmo devido a má educação disponíveis em escolas públicas ou privadas em nosso pais, a verdade é que, a uma deficiência crescente na educação que vem sendo oferecida no Brasil, e os órgãos responsáveis da área parecem buscar somente as conseqüências e não a resolução para tais problemas. Esse é o meu ponto de vista. Att: Drika Souza


Drika Souza

Somos vistos ainda com olhos desconfiados, que acreditam que nossa capacidade intelectual é inferior ou que somos simplesmente preguiçosos. O sistema devia para de apenas olhar os erros nos alunos em exames como o enem e começar a enxergar as causas por detrás destes. (...)


Drika Souza

Fui incentivada desde pequeno ao hábito da leitura e a pouco mais de 2 anos tenho acompanhamento de um especialista (Fonoaudióloga). Infelizmente, ainda tenho muito o que melhorar, cometo graves erros de gráfica e concordância verbal, e não tenho total segurança na hora da construção de um texto, mas me orgulho dos passos que dei ate agora, tenho um blog de moda, curso faculdade e meu amor aos livros só cresce mais a cada dia. (...) 


Drika Souza

Acho que a matéria devia ser abordada de forma mais cuidadosa. Há pessoas como eu, que apesar de amar escrever e ser apaixonada por leitura, não tem o domínio adequado da ortografia e encontra grande dificuldade na hora de organizar um texto. Essas mesmas pessoas, podem vim a sobre de problemas como a (DPAC) Distúrbio do processamento auditivo central ou ate mesmo de Dislexia, como no meu caso. ...


Charles Lenoir

O Daniel Marques,tem razão em parte : O estudo não é " Supérfluo " e nem " Desnecessário " ! Há que estudar sempre !!!



Renata Carvalho

Jesus.... Conseguir nota máxima em redação escrevendo isso aí é triste, por isso que acho que o Brasil é um dos países mais analfabetos do mundo. Nem o povo sabe escrever português direito. Se vcs verem no facebook é cada coisa de doer os olhos: concerteza (concertesa), catucar, voçê, gentilesa, atrazar, etc etc. O pior é que muitos têm ensino superior. Fico a pensar como conseguiram se formar se são semi-analfabetos.


Gustavo Costa

Exemplo de boa concordância verbal nos livros do MEC: "Nóis pega os peixe"


Jackson Ramon

Os avaliadores justificaram dizendo que alguns erros não justificam os aluno não tirar 1000. Entretanto, alguns erros são crassos, horríveis... Sem falar que conheço pessoas que fizeram excelentes redações, alguns inclusive professores, e tiraram notas completamte incompatíveis. Um vestibulando de medicina tirou 650 numa redação que valia pelo menos uns 850. Caso tivesse tirado a nota certa não teria que fazer mais um ano de cursinho.


Outro Alguém

novidades como um aluno vai ter um bom rendimento com um ensino precário salve os professores que estão na luta para tentar salvar o brasil por que o governo só faz roubar cada dia mais. 


Iara Freitas

eu quero é novidade,um país onde os governantes não tem o minimo de compromentimento com a educação,(verba para a educação baixa), salário de professor indecente, escolas em condições precárias (públicas) greve de professor quase metade do ano letivo,e ainda questionam erros de português? sem contar com o números de pessoas despreparadas que devem ter corrigido essas provas.o estudante é um vitorioso,pela persistência.


Daniel Marques

Já disse inúmeras vezes. Sendo semi-analfalbeto no Brasil, poderá chegar à Presidência do país. Sendo totalmente analfabeto, chegará ao Senado. Por quê perder tempo estudando?!?


Carlos Eduardo

O impacto do ENEM nas universidades públicas será visível daqui a 4 anos, quando o desempenho dos alunos recém formados serão horríveis. 


Jefferson Monteiro

Acontece nas melhores famílias.


Alexandre Souza

Parabéns a todos nós,ficamos quietos,agimos calados, somente postando em sites e não fazemos nada além disso. Disseram que os alunos do Enem haviam tirado notas comparadas com as de outros alunos que prestam vestibular, agora está ai a verdade, não existe critério de avaliação, passam esses alienados para serem os profissionais de amanhã. Futuros dentistas, médicos, advogados e engenheiros. O que queremos do nosso país, estão acabando com ele, piorando a educação e nos mostram mentiras, escondem a verdade para, cada vez mais arrecadarem votos da população alienada pela política populista do PT


Anderson Brito
  @Alexandre Souza, você poderia me sugerir uma política a ser adotada no Brasil por um    futuro partido que venha a alcançar a liderança do país?


Gilka Castilho

O mercadante só entende do mercado do bolso dele...Este país está no fundo do poço.


Pedro Assumpção

QUEM REALMENTE TEM O DOMÍNIO NOTA DEZ DO PORTUGUÊS, NÃO PODE COMETER ERROS BÁSICOS, MAS A EXPLICAÇÃO É SIMPLES, VOCÊ SABE QUEM É O PAI DO DONO DA REDAÇÃO ??? É PARENTE DE UM DA BASE ALIADA, E TERÁ VAGA EM UNIVERSIDADE PÚBLICA. SIMPLES.



Fernando Kovaleski

Fico horrorizado em ver candidatos do enem cometerem atrocidades. Imagine algo mais complexo? Erros ortográficos do tipo "trousse" com 2 "s" se não demonstra descuido ou incapacidade ao grafar, no mínimo evidencia total despreparo, que o candidato não domina de forma alguma a língua escrita. E digo mais, é nossa língua materna, aprendida desde cedo em casa e aperfeiçoada na escola. Ainda o MEC vem justificar a correção "no todo" se palavras simples ou mesmo toda a nossa gramática é "assassinada" pelos candidatos. Segue a Educação brasileira, rumo à média dos países desenvolvidos que é 6,0

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...