Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 22, 2013

Redação do Enem com nota máxima passará por 'pente fino', diz ministro

Após avaliadores, textos nota 1.000 vão passar por banca de doutores.
Aloizio Mercadante diz que redação com 'gracinhas' vai valer nota zero.

Felipe Néri Do G1, em Brasília
349 comentários

As redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ganharem nota máxima (1.000 pontos) vão passar por uma banca composta por três professores doutores para fazer um "pente fino" no texto. 

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (22) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que afirmou que o assunto está sendo discutido por uma comissão de especialistas. A mudança se dá depois da divulgação de que textos com erros de grafia como "trousse" e "enchergar" ganharam nota máxima dos avaliadores no último Enem (veja no vídeo ao lado).


Mercadante confirmou ainda que redações com "deboche" como receita de macarrão instantâneo e hino de clube de futebol vão receber nota zero. Candidatos que no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente.


"Para ter nota máxima a redação deverá ir para uma banca com três doutores", disse Mercadante. "Não basta mais passar só pelos dois corretores. Atualmente existem casos que tem um erro, mas ainda assim é possível ter nota máxima. Agora, a correção será mais exigente."


Sobre os casos de "deboche" na redação, Mercadante procurou minimizar. "Não vamos pegar seis redações para tentar tirar daí uma tese para 4.170.000 redações. Não há nenhuma amostra estatística que demonstre isso. Ainda assim, nós estamos olhando com cuidado, e avaliando sempre para fazer o melhor." Segundo ele, o exame ocorre de forma transparente.


Mercadante afirmou que as duas mudanças estão sendo discutidas com uma comissão de especialistas. "Na primeira, qualquer brincadeira, deboche não vai ser tratado como inserção indevida, vai ser zero na redação. Segundo: rigor. Na nota máxima, toda redação irá para a banca, que são três doutores."

Corretores afastados

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirmou que mais de 300 corretores contratados para avaliar as redações do Enem 2012 foram afastados do processo de correção das provas. Em entrevista ao G1, Costa explicou que os corretores foram afastados porque seus supervisores verificaram que eles não cumpriram os requisitos de qualidade.



"Os corretores têm um supervisor que vê a qualidade, nós temos 23 itens de checagem de qualidade. Ele faz checagem, quando não havia jeito, se não estava cumprindo, os corretores que foram retirados", afirmou o presidente do órgão responsável pelo Enem.


Nesta semana, as redações de dois estudantes levantaram o debate sobre o critério de correção do Enem pela peculiaridade dos textos, que incluíram, no meio da dissertação sobre imigração no século 21, trechos do hino do Palmeiras e de uma receita de miojo. A nota final da prova deles foi 500 e 560, respectivamente --a pontuação vai de 0 a 1.000.


Na edição de 2012 do exame, o número de corretores aumentou em 40%, principalmente porque as regras da correção foram alteradas e previam um aumento no número de redações que passariam por um terceiro corretor.


Segundo Costa, foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações. O número de avaliadores afastados representa menos de 6% do total.


O presidente do Inep negou que os corretores tivessem uma carga de redações acima do ideal para que a correção fosse criteriosa e disse que o preço pago por redação corrigida aumentou de R$ 1,65 para R$ 2,35. "O valor é extremamente coerente com o que se paga em todas as universidades", afirmou.


Treinamento dos corretores

Para contratar os corretores, Costa afirmou que enviou ofícios a todas as universidades públicas do país pedindo que os reitores das instituições indicassem profissionais formados em letras com experiência no assunto. O diploma de graduação no curso é um requisito obrigatório para que o profissional atue na correção e, segundo o presidente do Inep, a titulação é confirmada nos casos em que o avaliador não é indicado em ofício pelos dirigentes das universidades.



"Muitos corretores são indicados por instituições. Se eu tenho um reitor que me indica, eu tenho total confiança nessa indicação", afirmou.


Ele disse ainda que todos os avaliadores contratados receberam treinamentos presenciais e à distância durante um período de 100 dias. Antes da data do Enem, eles passaram por dois testes: no primeiro, eles deveriam corrigir redações com temas aleatórios e, depois da realização do Enem, os corretores treinaram a correção de redações com o tema da prova: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".


1.700 redações por corretor

Já durante a correção oficial, que dura pouco mais de 30 dias, Costa explica que cada corretor acaba cumprindo seu próprio ritmo de trabalho.



Todos recebem, pela internet e a cada 24 horas, um "envelope eletrônico" de 50 redações separadas por um sistema que mistura redações de vários estados e de candidatos da rede pública e da rede privada.


Caso um corretor consiga avaliar as 50 redações com qualidade, ele pode receber um segundo lote dentro desse período de 24 horas. Isso acontece com mais frequência, de acordo com o presidente do Inep, nos primeiros dez dias do período de correção.


349 comentários no G1 da Globo. Continuem lendo na página do G1 o restante dos comentários.

Debora Casaravilla
E SEU QUISER ESCREVER CAZA COM Z E DAI ?quem disse que casa é com s ,se tem som de z ...coiza ,caza ,da pra entender do mesmo jeito...quem dissse que trouse tem que ser com x ,se tem som de s ...me prova que sou burra por causa disso ,me prova que quem inventou essas regras estão certo ...?enxergasse é com x mesmo tem som de x
 
Thadeu Siqueira 
 tu é o cara! parabéns.

Alienado Discórdia 
Parabéns, você acaba de ganhar o selo burra do ano, passa aqui pra pegar seu prêmio, já que não consegue simplesmente aprender a escrever corretamente.

Dilma 
Já ouviu falar em regras de ortografia? ANTA... vai escrever "mequidonaldi" lá nos EUA... ANTA maldita!

Debora Casaravilla 
Dilma não adianta ofender ,me prova que quem escreveu essa regra ta certo?tem que provar só isso ...não consegui provar que ta certo fica ofendendo hahaha

Horacio Pimentel 
Voce deve comer X salada.

Debora Casaravilla 
Alienado Discórdia eu escrevi corretamente ,me prova que to errada ,quero ver se vc é tão inteligente assim...me prova que da outra maneira é que é o certo ...a Língua portuguesa ta tudo errado...olha ai portuguesa ,tem que ser com z tem som de z kkkk

Eduardo Lunardelli 
Nossa... Essa é nova... Contestar a ortografia! É sensacional essa mania de alguns, de questionar as coisas instituídas para o bem e a ordem! Questionar uma das coisas mais importantes e proprietárias que temos, que é a nossa língua é uma total falta de bom senso! Mas... Quanto mais ignorante mais sucesso se faz nesse país!

jose moreira 
QUE BURRA...DÁ ZERO PRA ELA!

Caio Ramirez 
Funkeira DETECTED!
Imagem do usuário

jose moreira 
QUE BURRA...DÁ ZERO PRA ELA!!!

Debora Casaravilla 
jose moreira zero pra quem ,pra regra gramatical?rsrs

Aline Campos 
Debora, viaja não filha...

Chris 
Debora Casaravilla, quer contestar tudo bem, mas seus argumentos são fracos por demais. Nota-se um total despreparo para falar sobre o assunto. Somos reflexo daquilo que pensamos e se você pensa que a língua portuguesa pode ser escrita de qualquer maneira, onde cada um escreve do jeito que quer e bem entende, imagino que sua vida também seja desorganizada e uma total anarquia. Fica quieta garota para não ficar levando roda de burra.

Charles Reis 
ké çabe di uma coiza? cada 1 escrevi comu kizé!!! NAU PODI FALA KI TA ERRADO KI É PRECONSEITU!!! i kem nau intendé é ki é o burro... (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA)

Debora Casaravilla 
dou zero pra regra da ortografia!!!

Ronan Sobreira 
Se todo mundo saísse escrevendo do jeito que acha correto, o mundo seria uma anarquia total, so porque o som refere-se a uma letra nao querdizer que se escreve com ela, nossa lingua tem regras baseadas na origem das palavras. Exemplo: exame, vem do latim e se escrevia com X mas com som de Z e assim é escrito até hoje por herança histórica. e assim funciona com todas as letras como Hospital que se escreve com H, etc. Portanto, volte pra escola e comece a rever as regras gramaticais

Sheila Nascimento 
Essa ai deve ouvir "lek, lek lek" e a acha que aquilo é música.

Debora Casaravilla 
Chris vc que não sabe o que fala ,pois eu conheço estrangeiros ,que escreve conforme o som da letra ,e eles são pessoas organizadas ,vivem uma vida totalmente certinha...e dizem que o português ta errado ...portanto cara da riqueza não concordo ...

Debora Casaravilla 
estrangeiros que escrevem o portuguÊs

Debora Casaravilla 
Ronan Sobreira então porque não continua escrever pharmácia

Debora Casaravilla 
Sheila Nascimento que isso lek lek ,me admira uma pessoa falar da regra da ortografia com esse tipo de resposta ...depois eu sou burra

Claudio Marcelo 
Quanta asneira. Quanta ignorancia. Quanta burrice. Quanta tolice. Voltem para a escola seus jumentos. Decifrar essas idiotices dá náuseas.

William 
Bom. Se ela quer escrever como fala, deixe-a fazer assim. Agora se será aceito por está embasado em um gramática aceita pela comunidade científica, aí será outra coisa bem diferente. Deixe a menina ser feliz.

Johnny Kevin 
Não está errado, mas a norma culta é exigência. Já pensou cada um escrever do jeito que bem tender? Seria uma bagunça! Não é tão simples assim.
Imagem do usuário

Sônia Maria 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... é bem como alguém escreveu: eu só leio os comentários das matérias, é muito divertido. Essa Debora foi a eleita da semana.
 
Éder Silveira 
Ô povinho BURRO! Dá pena só de imaginar essas ANTAS ralando 4, 5 anos pra conseguir o tão sonhado "canudo", sabendo que qualquer um pode ter um diploma quentinho por 1.200 reais. Mas isso é só para os espertos. ;) Eu já tenho o meu de psicologia comprado em 2011 bem guardadinho pra quando eu precisar oh. hehehe ;D

Vianei Junior 
É um alienado este Aloisio Mercadante do (PT). Olhe Declaração dele:"O MEC não pode ficar simplesmente assistindo a situação em que 93% dos estudantes de Direito são reprovados no exame da OAB". Se ele acompanhasse a história do Exame de Ordem, saberia que o problema não está no ensino, mas na forma e na intenção que a prova era manipulada. Provas mal elaboradas, correções feitas mal, uma covardia com os estudantes. Agora vem um ignorante como este fazendo este tipo de afirmação. Ele que vá cuidar das receitas de miojo que estão fazendo do ENEM e pare de se meter em assunto de gente grande. 
Lenita 
isso é crime se te pegarem vc vai pegar uma cana brabaaa

Estelinha
quais os cursos disponíveis? é seguro? pode parcelar em qts vezes?

Fuleco 
olha a PF aí genteeeeeee kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paula Azevedo 
Que beleza, né, Éder? E vc se orgulha disso ainda. aff #choquei

Jaciara Dutra 
DIPLOMA COMPRADO??? COM CERTEZA VC IA TIRAR ZERO NA REDAÇÃO DO ENEM. ABRE O OLHO.

Priscilla Reis 
Você é lamentável. Nem pra fazer faculdade serve. Seu anta.

Valdiney Anjos 
Ainda bem que não é de medicina, se não, seria mais um açogueiro.

Éder Silveira 
Peoples, eu não tenho culpa se Deus me fez tão esperto, inteligente, culto, lindo, enfim, MEGA PERFEITO. M4l4ndr0 é m4l4ndr0, mané é mané. ;) Eu nasci assim, eu cresci assim, me invejam sim, sou o máximo sim...eu sou Éééderrr...;D

Véia Transgressora 
É mesmo, seu Éder? COMIGO TU NÃO SE CRIA. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Luciana 
OLHA AI AGORA É SÓ SE CANDIDATAR, E BEM VINDO ESSE É O BRASIL, CHEIO DE PESSOAS BAIXAS ASSIM COMO VOCÊ :)


Luciana
VOTEM PREFEITO ÉDER ;)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...