Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 23, 2013

Operários estrangeiros em SP são resgatados de trabalho escravo

Operação do Ministério do Trabalho libertou 31 bolivianos e um peruano.
Eles costuravam para a GEP, empresa dona de marcas como Cori e Emme.

Do G1 São Paulo
16 comentários


O Ministério do Trabalho encontrou estrangeiros trabalhando em condições de escravidão em duas oficinas de costura em São Paulo. A operação resgatou ao todo 31 bolivianos e um peruano que trabalhavam em condições de escravidão. Três trabalhadores estavam em uma oficina em Guarulhos, na Grande São Paulo, e os outros 29, todos bolivianos, foram localizados em uma oficina no bairro do Belenzinho, Zona Leste da cidade.


Os 29 bolivianos costuravam para uma empresa chamada GEP, dona de marcas conhecidas, como Cori, Emme e Luigi Bertolli. Eles trabalhavam até 13 horas por dia e tinham descontadas nos salários as despesas com alimentação, habitação e também a viagem feita para o Brasil.


Em nota, o grupo GEP informou que repudia toda prática de trabalho irregular e disse que desconhecia o local denunciado pelo ministério do trabalho, mas terá que pagar agora uma multa que chega a R$1,1 milhão. A GEP assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) - em que se compromete a reforçar a fiscalização das empresas fornecedoras.


Em São Paulo, uma lei estadual recente determina a cassação do estabelecimento que comercializar produto feito por pessoas submetidas a trabalho escravo -- em qualquer etapa da fabricação, mas a Secretaria da Fazenda só pode cassar o contribuinte depois que a empresa tiver sido condenada pelo trabalho escravo, sem mais possibilidade de recurso.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...