Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 23, 2013

Novo modelo do Programa de Alimentação Escolar será implantado em Parauapebas





https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9ad2b28fc2&view=att&th=13d934c9abca45ea&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_helnhy8i1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8OUc_GsgW1gOFg7Nf_wanD&sadet=1364008579109&sads=WoxEqV_s70Aw--8U7mmW9FMDVSQ

Os investimentos na área da educação no município de Parauapebas não param. Na busca de novas ideias e de troca de experiências, a Secretária Municipal de Educação (Semed), Francisca Ciza, juntamente com a equipe de nutricionistas da pasta visitou o município de Paragominas, que é referência nacional na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vencedor do Prêmio Gestor Eficiente da Alimentação Escolar por nove vezes.

De acordo com secretária o programa de alimentação escolar de Parauapebas será baseado no modelo de sucesso desenvolvido em Paragominas. A Secretária explica ainda que o Programa de Alimentação Escolar contará com novos cardápios que serão mais ricos e diversificados devido ao uso de alimentos variados. 

 “Nosso objetivo é buscar melhorias na qualidade da merenda oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, levando mais qualidade às refeições de crianças e adolescentes”, destaca Francisca.

O novo modelo da Alimentação Escolar obedecerá à lei federal 11.947/2009, que determina a utilização de 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar, garantindo a geração de renda aos agricultores.

Para o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar no município, a Semed conta com a consultoria de uma nutricionista especializada. A nutricionista já realizou visitas às instalações das cozinhas das escolas e ao departamento de divisão de merenda, com a finalidade de elaborar um levantamento das necessidades de adequação para execução do programa.

Atualmente, o município não conta com depósito de merenda, a entrega dos produtos é feita direta do fornecedor as escolas. Porém, uma das mudanças previstas pela Semed é a construção de um espaço para armazenamento dos produtos. 
 
Além de reformar as cozinhas das escolas com todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, a Semed vai capacitar os profissionais que trabalham diretamente com a merenda escolar. Serão formações sobre higienização dos alimentos, boa adequação e limpeza dos espaços físicos, equipamentos e utensílios para o preparo, conservação e distribuição da alimentação escolar.

“Hoje estamos fazendo uma reestruturação no departamento de merenda para que nossos alunos sejam atendidos com eficiência. Já contratamos novos profissionais entre eles as nutricionistas que farão os cardápios e acompanhamento nas escolas”, anuncia Francisca.

A contratação dos profissionais está em conformidade com a resolução 358, de maio de 2005, do Conselho Federal de Nutricionistas, a qual dispõe sobre as atribuições do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar.  A medida tomada pela atual gestão coloca a resolução em vigor.

Segundo a coordenação da divisão de merenda do município, a proporção de profissionais para o número de alunos atendidos é muito importante para executar as atividades técnicas com qualidade, e assim, implementar o programa com sucesso em Parauapebas. 

O programa, que começa a funcionar a partir de abril, vai oferecer aos estudantes da rede municipal café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e ainda lanche para os alunos da Educação de Jovens e Adultos no turno da noite, totalizando cinco refeições por dia.  

A grande novidade é o café da manhã que antes era servido somente nas creches. “Para muitas crianças, a merenda oferecida na escola é a única alimentação do dia. Esse programa vai beneficiar essas crianças, estou feliz por fazer parte dessa mudança”, finalizou a Secretária de Educação.

Com a implantação do novo modelo do Programa de Alimentação Escolar uma das metas da secretaria de educação é ganhar o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em 2013. 

A premiação é realizada anualmente pela organização não governamental Ação Fome Zero.


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...