Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 02, 2013

Museu Amazônico prepara exposição de literatura de cordel, em Manaus

O poeta Valmir Pereira dos Santos mostra o trabalho nos dias 5 e 6 de março.


'O cordel é jornalismo em versos' traz temas relacionados à política e arte.

Marcos Dantas Do G1 AM
Comente agora
Cordel do poeta Valmir Pereira dos Santos (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal) 
Cordel do poeta Valmir Pereira dos Santos
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
 
O Museu Amazônico prepara o lançamento de uma coletânea de textos em cordel do poeta baiano Valmir Pereira dos Santos. O evento acontece nos dias 5 e 6 de março.

De acordo com o cordelista, a coletânea 'O cordel é um jornalismo em versos' é fiel ao trabalho que o artista já realiza, mesclando jornalismo, política e arte."De fato, o cordel é um jornalismo em versos. Isso se comprova historicamente: na época das caravelas, os fatos que aconteciam durante as expedições eram relatados à coroa em forma de versos", disse ao G1.

Os primeiros trabalhos de Santos apareceram em 2001. Ele foi premiado na cidade de Cedro, interior do estado do Ceará, com o tema 'Diálogo das Raças'. É do poeta também a autoria de 'Lula Antes, Lula Depois' e 'Homens de Bem sobre a Mira do Mal', lançados em 2004. 

Em 2005, o escritor produziu 'A Indústria da Fé', 'O Preço da Mentira' e 'O Mensalão'. No ano seguinte, Santos lançou 'A Saga dos País do Faz de Contas' e 'Canções de Amor', entre outros.

Atualmente, o cordelista, além de escritor, atua como palestrante de literatura de cordel e promove oficinas de literatura, canto, música. Além disso, ele também palestra sobre o combate à violência e ao consumo de drogas.

Para Santos, o contato do público com a literatura de cordel é enriquece a cultura brasileira. "O povo tem acesso à cultura de outros Estados e isso é magnífico", completou.

O Museu Amazônico está localizado na rua Ramos Ferreira, nº 1036, Centro de Manaus. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo número 3305-5200. Professores podem agendar a visita com alunos que receberão certificado de participação.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...