Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 14, 2013

Mizael é condenado pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima

Pena é de 20 anos de prisão em regime fechado, segundo sentença.
Decisão dos jurados saiu nesta quinta-feira no Fórum de Guarulhos.

Do G1 São Paulo



298 comentários
 O policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza foi condenado na tarde desta quinta-feira (14) pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010. A pena é de 20 anos de prisão em regime inicial fechado.

O júri popular durou quatro dias e terminou por volta das 17h40 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz Leandro Cano afirmou, na sentença, que o réu demonstrou "insensibilidade" e conduta "desprezível e repugnante".

Mércia era ex-namorada de Mizael e foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela havia desaparecido em 23 de maio, após sair da casas dos pais em Guarulhos.

Mizael ouve sentença lida pelo juiz no Fórum de Guarulhos (Foto: Reprodução) 
Mizael ouve sentença lida pelo juiz no Fórum
de Guarulhos (Foto: Reprodução)
O juiz falou, na sentença, sobre uma das qualificadoras do crime, motivo torpe ou fútil. Segundo o magistrado, não foi "amor", mas "delírio de posse" que levou ao crime. "Sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, é que faz sofrer."

Presente em plenário, a família de Mércia ficou feliz com a decisão. A irmã Cláudia Nakashima comemorou a pena e gritou "assassino" e "maldito". Enquanto isso, a mãe, Janete Nakashima, chorou. Mizael ouviu a sentença quieto e cabisbaixo.

Debates

Antes da decisão dos jurados, houve os debates entre defesa e acusação. O promotor Rodrigo Merli Antunes afirmou que Mizael tinha motivos para cometer o crime. Segundo ele, o réu se sentia rejeitado pela ex-namorada. O promotor ainda declarou que, para tirar o PM aposentado da cena do crime, seria preciso que todas as provas presentes no inquérito fossem coincidências.

"O réu Mizael Bispo de Souza matou, sim, Mércia Nakashima e tinha, sim, motivos para isso, se sentia rejeitado, se sentia 'o lixo dos lixos' em email trocado [com a vítima] em abril de 2010", declarou o promotor.


Na sua fala, ele rebateu a tentativa da defesa de Mizael de desqualificar a série de provas. "Não existem excesso de coincidências. É preciso acreditar que o sangue não é sangue, que a alga não é alga, que a prostituta existe, que o rastreador falhou, que o Evandro foi torturado para que ele seja inocente", afirmou o promotor.

Para o Antunes, as provas técnicas colocam o réu na cena do crime. “As antenas de celular demonstram que ele ficou no encalço da vítima junto com o senhor Evandro", observou. Ele lembrou que Mizael tinha uma linha telefônica cujo número não foi informado para polícia. Com ele, Mizael fez diversas ligações no dia do crime para o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ao ser questionado por que parou de usar essa linha após dia 23 de maio, segundo Antunes, Mizael responde: “[Parei] porque eu virei suspeito”. “Para mim, isso é confissão. Se não fez besteira nenhuma, não precisava [parar de usar]”, observou.

Caso Mércia arte (Foto: Arte/G1)
O advogado de defesa, Samir Haddad Júnior, afirmou que o réu “é incapaz de matar alguém”. 

A apresentação da defesa durou cerca de duas horas, e Mizael acompanhou a argumentação sentado, com a cabeça baixa e as mãos no rosto. O Ministério Público abriu mão da réplica.

O defensor afirmou que a equipe de advogados que representa Mizael ‘desmontou’ toda a tese da acusação e disse que nos autos existem “pinóquios e mentirosos”. A crítica foi na mesma linha da feita pelo advogado Ivon Ribeiro, que disse que o promotor Rodrigo Merli e o assistente de acusação “não foram capazes de abrir um volume e mostrar onde está a prova".

Ribeiro chamou de "fanfarrão" o delegado Antônio de Olim, que investigou o caso no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que "todo mundo quis a cabeça" de Mizael. "O doutor Olim chegou aqui com a maior cara de pau. Estou para ver um cara mais mentiroso do que ele", afirmou. "Precisaram mudar o horário do crime para encaixar as ligações", disse, em relação às ligações feitas por Mizael em Guarulhos e que tirariam o réu da cena do crime.

Interrogatório do réu

Nesta quarta-feira, Mizael depôs no Tribunal do Júri. A acusação afirmou que não faria perguntas em razão de ele já ter apresentado diferentes versões sobre o caso e que as provas são claras.


O réu mostrou a mão direita, onde não tem um dos dedos, afirmando que não consegue atirar com essa mão. Mizael é destro. O policial reformado usou a palavra "Deus" diversas vezes e afirmou que não tem "coragem de tirar a vida de nenhum ser humano". Suas duas armas estavam regularizadas, relatou, e tinham até "casa de aranha dentro" pela falta de uso.

Sobre o fato de ter ficado foragido, o policial reformado disse que é atitude normal de um inocente. "Quem deve tem que pagar. Quem não deve tem que se rebelar", afirma. "Estou sofrendo tanto com isso. Três anos. Melhor a morte do que ficar preso", afirmou.

Mizael afirmou que foi vítima de uma armação da polícia, que "queria um culpado". Foi o argumento usado para justificar a alga compatível com a da represa de Nazaré Paulista achada em seu sapato. "Levaram meu sapato lá [para a represa]. Eu nunca estive na represa de Nazaré. Juro pela vida da minha filha." Mizael afirmou que foi torturado, assim como seus irmãos, e que policiais chegaram a apontar-lhe uma arma em um posto de gasolina obrigando que ele confessasse que tinha matado Mércia.

O réu disse que tinha um relacionamento normal com Mércia, e que tinha apenas brigas de casal comuns. Um jurado perguntou por que a família quer culpar Mizael. O réu recordou então que não foi ao casamento da irmã de Mércia, no qual seria padrinho, e que isso causou mágoa na família.

Testemunhas

As testemunhas de defesa e acusação falaram nos três primeiros dias de julgamento. Entre os ouvidos, estavam o delegado Antonio Assunção de Olim e o irmão da vítima, Márcio Nakashima. O delegado foi o responsável por investigar o caso pelo Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa (DHPP). “Eu não tenho dúvida nenhuma de que o Mizael matou a Mércia”, disse Olim no júri.


Durante mais de cinco horas, o delegado falou sobre o percurso feito pelo réu no dia da morte de Mércia, com base no rastreador instalado no veículo. Segundo Olim, Mizael desconhecia o fato de seu veículo possuir um rastreador que foi instalado pela seguradora a pedido de Mércia. O delegado falou também sobre ligações telefônicas feitas por Mizael e que, segundo o registro das antenas de telefonia, mostram que o réu esteve em Nazaré Paulista.

Durante quatro horas, Márcio Nakashima alinhou os argumentos que sustentam sua desconfiança em relação a Mizael , que ele o descreveu como possessivo. "No início era um relacionamento normal. Depois ele se transformou, virou um sujeito possessivo", afirmou.

Júri

Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento de Mizael foi o primeiro do país transmitido ao vivo. Pelo vídeo foi possível acompanhar não só os depoimentos como as brigas quase que diárias entre acusação e defesa, que já chegaram a chamar a outra parte de 'mentirosa'.


O vigia Evandro Bezerra Silva, que também é réu do caso, acusado de ajudar Mizael, só será levado a julgamento no dia 29 de julho.





298 comentários no G1 da Globo



Santos

Pelo nosso código penal,que naminha opinião favorece esse tipo de bandido,ele cumprirá 1/6, ou seja, 3,333... anos de prisão. Será que é o suficiente para um canalha deste.


Maximiliano Alves

vai pra cadeia no lugar dele rubens !!! ele tinha q pegar pena de morte !!! 


Dimas

Espero que não tenha regalia no presidio militar sabe como é policia vigiando policia!


Rubens

JÁ PASSOU PELA CABEÇA DE VCS SE ESSE CAMARADA REALMENTE NÃO FEZ NADA????FIQUE VC 20 ANOS NA CADEIA SEM TER CULPA...


José Figueiredo

Apesar de ser leigo no assunto, ficou muito claro a culpa do suspeito, perante as provas da acusação e o delírio da defesa. "Não acreditar na tecnologia atual é a mesma coisa que acreditar no coelhinho da Pascoa. Pela forma que ele agiu com certeza ele acreditou no dentuço ou talvez no PINOQUIO.



Aparecida Maciel

20 anos, foi pouco, mas, comparando com o goleiro bruno que mandou esquartejar a mae de seu filho, não poderia ser maior. ou seja, os dois foram crueis e benificiados com essa pena. entendo que não poderia ser menor a 30 anos, e para esse tipo de crime deveria ser em regime fechado sem direito a qualquer beneficio. 


Bertrand Russell

Mais um crente em deus q vai para cadeia condenado por crime hediondo! As cadeias estão cheias de cristãos como Mizael. Crer em deuses e ser religioso nao serve de atestado de idoneidade, ou seja, nao precisamos deles para q sejamos pessoas de bem. Em resumo, ter ou nao religiao eh indiferente a boa moral e ética humana. A ignorância do ódio faz toda diferença. Esse sr precisa aprender a aceitar um - nao - como resposta de uma mulher e talvez para ele 20 anos sera pouco. 



Joao Oliveira

Uma vida vale só 7 anos


Antonio Carlos 

justiça feita pena que foi so 20 anos 


Armando Júnior

Depois que ele cumprir os 20 anos,QUE SEJA ENFORCADO!,Arrogante,Safado!


André Martins

Muito pouco, mas é a lei do Brasil daqui á cinco anos está na rua.


Antonio Carlos

este mostro tem que ficar preso para sempre covarde safado 


Paulo Magalhães

Muita injustiça, deveria ter pego uns 10 anos!!!!!!


Fernando Finotelli

Algumas mulher quando se apaixonam ficam burras e cegas.... Como uma mulher bonita...oriental.... Jovem... vai se envolver com um cara feio desse??? Com uma cara de marginal e uma raça totalmente diferente da dela??? Ela deveria ter se tocado que esse cara não era pra ela desde o começo... uma pena... o pior que esse safa... vai ssair dentro de 5 a 10 anos com certeza.....


Eu Msm

CARLOS FILHO - ELE FOI CONDENADO, POREM, FICARA ENJAULADO NA PRISAO ESPECIAL POR SER UM MILITAR REFORMADO E TER UM GRAU SUPERIOR, PELO MENOS FOI ISSO QUE EU ENTEDI, ELE NAO FICARA EM UMA CADEIA NORMAL...


Paulo Silva

tambem ...nao ..adianta...apenas...culpar...esses...assassinos!....a...mulher...tbm..nao... sabe...escolher....seu....namorado!....ela..era...uma...japa....linda!....da..so...uma..olhada... na....cara...d..bandido...desse...sujeito???....eu...pergunto...como..pode...uma..mulher..se. entregar...a..um...sujeito..com...uma...fisionomia...dessas???....alo...mulheres!!...vamos.. acordar...gente!!...ta...na...hora..d..vcs...saberem...escolher...melhor..seus..parceiros!!


Maria Andersson

poco a poco o brasil vai acordando!!!! ASSASSINO NA CADEIA n 10!


Felipe Reis

Já é comprovado cientificamente, q os homens tem 4x mais chance de sofrer distúrbios psiquiátricos ao longo da vida, mas sempre são as mulheres q são consideradas "loucas" qdo cometem um crime dessa natureza e gravidade. É esse tipo de sociedade q as pessoas julgam segura, justa, precisa, na opinião e na defesa do que é certo e ético pra todos? É lamentável. Repito: por mais q existam provas, ficou evidente, lendo oq o júri considerou condenável, q ele foi condenado pq ele é HOMEM e, por isso, considerado um MONSTRO! Falar q ele não gosta de mulher é crueldade: ele se sentiu rejeitado!


Thiago Gomes

Qual a importância dessa notícia? Infelizmente, esse é um fato frequente em todo lugar do planeta. E a imprensa tira vantagem e seleciona UM, dos milhares de casos desse tipo, para deixar os brasileiros 'comovidos' ou revoltados. É Fo*da. Não me importa se esse cara foi ou não foi condenado. Não é uma causa social. Por que toda essa atenção para esse assunto? Não alterou em nada minha rotina! Quer dizer: Alterou sim. Tive que aguentar meus colegas de trabalho debatendo esse assunto insignificante. ¬¬" 


Aristides Pereira

Um júri com eqüidade, transparência e autenticidade aos olhos do povo, e com isso nós Brasileiros estamos seguros que essa repreenção em público condiz com as diretrizes da nossa legislação Brasileira. E que Deus abençõe nossas autoridades, com serenidade e coragem diante de cosos ocultos como esse a desvendar aos olhos do povo mostrando a verdadeira justiça. 


Fabio Araújo

O que eu não consigo entender , é como uma jovem advogada bonita de boa família, de nível , envolve-se com um homem de baixo nível, mentiroso e que não sabe nem se expressar , se ela tivesse escultado o irmão bem no início provavelmente hoje estaria aqui , pagou o preço da burrice com a vida. 


Lesilva

MOLEZA,TEM DIREITO A PRISÃO ESPECIAL POR TER NÍVEL SUPERIOR,E MAIS REGALIAS COMO TRABALHAR PARA REDUÇÃO DA PENA ETC...DAQUI A TRÊS ANOS + OU - ESTARÁ NO SEMI-ABERTO! QUEM NÃO VOLTA MAIS É A POBRE DA MOÇA.


Luciana Sousa

Tô novamente decepcionada com esta pena ridícula......até quando vamos assistir esta impunidade!!!!!!! Sinceramente , se fosse minha filha....eu não sei, faria eu mesma a justiça! e não permitiria nunca mais que este bandido do Mizael, do Bruno, Alexandre nardoni, Carolina jatobá,e outros. novamente andar pela rua como pessoas normais!!!


Eu Msm

CARLOS FILHO - ELE FOI CONDENADO, POREM, FICARÁ ENJAULADO NA PRISAO ESPECIAL POR SER UM MILITAR REFORMADO E POR TER UM GRAU SUPERIOR, PELO MENOS FOI ISSO QUE EU ENTENDI, ELE NAO VAI PARA UMA CADEIA NORMAL.


Debora Rodriguez

Sugiro colocarem o Mizael na mesma cela que BANDIDAO de verdade...COloca junto com traficante pq eles mesmos la se encarregam de uma justa condenação a ele

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...