Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 21, 2013

Ex-Prefeito de Água Azul do Norte Renan Lopes Souto, deixa sua marca de incompetência em cada canto da cidade pelos seus longos e intermináveis oito anos de administração


Na minha breve visita ao município de Água Azul do Norte, conhecida como microrregião de  Parauapebas, na mesorregião Sudeste Paraense distante da capital 631,4594 Km, com uma área Territorial de 7.577 km², com uma população de 25.057, segundo o último censo do IBGE de 2010, na última segunda feira, 18, pude constatar "in loco" a comprovação das denúncias de abandono desta jovem cidade que recebemos e publicamos no nosso blog no ano passado, durante os oito anos de (des)governo do ex-prefeito Renam. 


Fizemos questão de registrar imagens do descaso feito com a coisa pública, por alguém que foi eleito um dia naquele município, para administrar e desenvolver um dos mais novos municípios do estado do Pará, que agora com muito sacrifício de sua população e seu atual gestor Palmeiras, que tem se desdobrado dia e noite, juntamente com sua equipe de trabalho, secretários e assessores,  para avançar no progresso e no desenvolvimento a bem de seus moradores, recuperando assim os mais de oito anos de atrazo e retrocesso do qual foi vítima os munícipes que cançaram de esperar por uma qualidade de vida que tanto sonharam após a emancipação política e administrativa daquele então distrito pertencente a Parauapebas. 

Inclusive acompanhei uma diligência de busca e apreensão de um trator com arado junto ao Secretário de Agricultura Valter, um motorista para conduzir o patrimônio público ao pátio da prefeitura, e o assessor de comunicação Charles "The Black", que o ex-alcaide de soqueira havia abandonado na propriedade rural de um morador daquele município há mais de dois anos.

Ouvindo alguns moradores daquela pacata cidade construída por um povo ordeiro, educado, hospitaleiro e trabalhador, ficou bastante claro que muitos acontecimentos desagradáveis e bastantes graves como o incêndio do prédio da prefeitura, assassinatos do ex- prefeito Osvaldo Rogério de Souza (Boca Rica), o vereador Adalberto da Silva, (PSDB), o 'Beto', paraense, 56 anos, funcionário público municipal Altino Neves de Sousa, maranhense, 41 anos,  que aconteceram durante a gestão do alcaide Renam, e que até hoje estão sem explicação e nem se quer respostas e satisfação, das autoridades responsáveis pelas investigações foram dadas a sociedade local, levanta enorme suspeita do envolvimento do ex-prefeito que tem a imagem de pessoa truculenta e violenta, apesar de esconder-se por trás de uma falsa humildade e de  pessoa do bem. 

Na minha conversa com moradores de Água Azul do Norte, indaguei aos mesmos se havia muita violência, assaltos ou outros tipos de crimes praticados naquele município. 

Todos que tive a oportunidade de entrevistar, foram unânimes em me responder que a única violência que persiste na cidade, é praticada por questões políticas entre indivíduos que querem a todo custo assumir cargos públicos. 

Ou seja, o que impera no município é a guerra pelo poder político. 

Quem sabe se não está aí a resposta para os crimes barbáros praticados contra cidadãos naquela região e que por muita coicidência a maioria eram detentores de cargos públicos ? Com a palavra o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.
 
Está aqui uma farta prova dos desmandos do ex-prefeito de Água Azul do Norte senhor Renan Lopes Souto, se as autoridades tiverem interesse de investigarem os fatos aqui expostos, e tomarem as devidas providências de acordo com que a Lei de improbidade administrativa determina, está na hora de agir, principalmente o Ministério Público Federal, que inclusive, se manifestou o ano passado promovendo uma audiência pública para ouvir as denúncias dos mais prejudicados em toda essa situação que são os moradores daquele município onde predominava a "lei do mais forte". 

Renan Lopes Souto ex-prefeito














































































































Fotos 1 - Ex-prefeito Renan ; 2 - trator da prefeitura abandonado pelo ex prefeito na propriedade rural de morador do município; 3 - arado do trator; 4 - rua intransitável; 5 - vala aberta durante os oito anos de mandato do Renan; 6 -  efeito da falta de drenagem para escoamento das águas de chuva; 7 - atual prefeito Palmeiras e sua equipe buscando solução para o "abacaxi" deixado pelo ex-alcaide Renan; 8 - a cidade vira mar no período das chuvas; 9 - casas ilhadas; 10 - o que era para ser o Estádio "Beira Rio" construído com verba de convênios no valor de 300 mil reais, foi transformado em pasto para animais; 11 - sequência do "Beira Rio"; 12 - alicerces construídos para o "Beira Rio", que nunca foi concluído e o dinheiro tomou "doril"; 13 - condutores de energia na gestão do Renan era feito com sobras de madeiras; 14 - manilhas para escoamento de água de chuva inadequadas; 15 - residências ilhadas no período de chuvas; 16 - moradores ilhados a espera de socorro; 17 - rua cortada pela ação das águas.

Relembre o caso do incêndio da prefeitura no texto abaixo.

O texto abaixo é do jornalista Paulo Francis, da Agência Perfil, de Tucumã:
 
"Incêndio destrói sede da prefeitura de Água Azul do Norte
Os moradores do pequeno município de Água Azul do Norte localizado na região Sul do Pará a cerca de 910 Km de Belém, foram surpreendidos por volta das 02 hs da madrugada desta segunda-feira dia 09, com um incêndio na sede administrativa da prefeitura daquela cidade. 



O prédio da prefeitura está localizado nas proximidades da rodovia PA-279 que corta todo o centro daquela cidade.

 
O imóvel foi construído, a cerca de vinte anos e sua estrutura era feita de madeira e compensado ficando totalmente destruído pelo fogo. O guarda que vigiava o imóvel conseguiu sair do interior da prefeitura sem ferimentos. 

Pela manhã de segunda-feira dia 09, era grande o número de curiosos que foram até a sede da prefeitura e não acreditaram na cena de destruição de equipamentos como computadores, climatizadores, documentos contábeis e patrimônio histórico do município como as fichas de funcionários da prefeitura e outros documentos.

O prefeito do município Renan Lopes Souto (PMDB) está em Belém e por telefone lamentou a ocorrência do incêndio na prefeitura. O prefeito em exercício vice-prefeito Osvaldo Rogério (Boca Rica - PP) informou à reportagem que em virtude do incêndio foi decretado estado de emergência no município. Uma equipe de peritos do Instituto Renato Chaves e bombeiros de Marabá seguiram para o município para realizarem a pericia do imóvel e determinar a causa do incêndio.

Os trabalhos que antes eram realizados no imóvel destruído foram transferidos para o prédio onde funciona a secretaria municipal de Educação do município que fica nas proximidades da prefeitura. Não se sabe ainda as causas do incêndio se foi criminoso ou se houve algum curto circuito. 

Muitos moradores ouvidos pela reportagem acreditam que pode ter sido um curto circuito que causou o incêndio no prédio. O guarda ficou de presta depoimento a policia civil ainda na segunda-feira.

Tanto o prefeito Renan Lopes Souto e o vice-prefeito Osvaldo Rogério (Boca-Rica-PP) não quiseram emitir opinião sobre as possíveis causas do incêndio 
afirmando apenas que o laudo irá dizer qual foi a causa do incêndio."
 















































































Fotos: 1 - Antiga prefeitura de Água Azul do Norte; 2 - moradores contemplando o sinistro; 3 - flagrante do fogo; 4 - o que restou da prefeitura; 5 - móveis destruídos pelo fogo levando toda a história do município; 6 - restos dos escombros. Fotos tiradas pelo competentíssimo repórter, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Água Azul do Norte, Charles "The Black"

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...