Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 27, 2013

Dilma fala com o coração sobre inflação

Por Thais Herédia


Quando o assunto é inflação, todo cuidado é pouco com o rumo da prosa. Parece até que ela, a inflação, tem vida própria – se alguém se atreve a falar dela de forma equivocada, ela reage sozinha (ou quase isso). Como estamos com índice oficial para os preços num limite arriscado, qualquer deslize causa tremor.

Ao responder sobre inflação em entrevista coletiva na África do Sul, a presidente Dilma Rousseff parece ter falado com o coração, um ato falho. Afinal, ela sofre quando vê o PIB indo tão fraco e não gostaria que nada segurasse a recuperação da economia este ano, com uma eleição pela frente. Se para controlar a inflação é preciso subir os juros, o crescimento da economia poderia perder fôlego.

A frase da presidente, dita por ela: “Eu não concordo com políticas de combate à inflação que ‘olhem’ a questão do crescimento econômico, até porque temos uma contraprova dada pela realidade: tivemos um baixo crescimento no ano passado e um aumento da inflação, porque houve um choque de oferta devido à crise e fatores externos”, disse Dilma Rousseff.

Ao se deparar com a repercussão das suas declarações, a presidente afirmou que houve “manipulação” suas palavras. Por que tanta reação? A inflação está em alta, o PIB devagar, o BC pressionado para mexer nos juros e evitar que os preços subam mais, o histórico de declarações de ministros dando impressão de que quem manda em tudo é o governo – será que falta algum motivo relevante?

O presidente do BC, Alexandre Tombini, que acompanha a presidente na viagem, deve ter pensado: “ah, não. De novo!” Sim, de novo ele teve que desfazer o que seus parceiros de governo falam sobre seu trabalho e sair em defesa de sua credibilidade. Em entrevista exclusiva à Agência Estado,

Tombini disse que as “declarações da presidente Dilma foram entendidas de forma equivocada” e que “de inflação fala a equipe econômica. Em relação à política de juros, fala o Banco Central”. Ah, bom. Agora está explicado!

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...